Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Gaeco quer saber quem vazou informação sobre a prisão de Quirino, prefeito de Itaueira

Silas Freire

Publicado

em

Com ordem judicial, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí, desencadeou ontem uma operação que tinha como objetivo algumas prisões, inclusive do prefeito de Itaueira, macaco velho em malinagem, Quirino Avelino. Segundo as investigações, o prefeito teria desviado mais de um milhão de reais do transporte do município, e isso seria apenas uma de suas ações ilegais, que inclusive, já lhe levaram a inúmeras cassações e afastamento do cargo e candidatura com liminares. Segundo fontes, Quirino teria sido avisado por membros do governo do PT do Piauí, que sua prisão estaria decretada, ajudando o gestor a deixar o município com destino ignorado, bem como fazer uma faxina nos documentos em seu gabinete e residência. Agora, a inquietude é para saber quem vazou a informação, e o primeiro nome cogitado seria do deputado Francisco Costa, líder do governo na Alepi e aliado de Quirino. Essa investigação precisa ser aprofundada, por que se não, os promotores vão perder tempo e energia. Quem não lembra de uma outra operação do Gaeco , sobre grilagem de terras envolvendo o hoje pré-candidato Petista a prefeito de Picos, Araujinho que também vazou. Coincidência ou não, os dois investigados são muito ligados ao Palácio de Karnak. Na investigação de grilagem de terras no litoral que envolvia Arujinho, deu tempo o ex-vice-prefeito de Luiz Correia, Luiz Neto, empreender fuga até relaxar sua prisão.

Rejane quer sanções penais e econômica para exploradores da pandemia

A deputada federal Rejane Dias (PT), propôs um projeto de lei que impõe sanções penais e econômicas a comerciantes e empresas que aplicarem abuso e exploração de preços no período da pandemia. A deputada faz referência à tentativa de se aplicar uma super taxação em cima do preço do arroz, por exemplo, em um momento delicado, e busca a sanção da proposta, já que o Congresso está apreciando as matérias que diz respeito ao período em oque o país passa. A parlamentar ainda aposta que seu PL seja, inclusive, apreciado com urgência.

Eita PT enrolado: Relatório de cassação do prefeito Ribinha, de Campo Maior, é aprovado

Foto: Reprodução/Facebook

Foi aprovado o relatório da CPI da Maior Prev, Instituto de Previdência do município de Campo Maior, de autoria do vereador Daniel Soares, que apontou irregularidades e ações de corrupção, nada republicanas, praticadas pelos dois últimos gestores do município: o primeiro Paulo Martins, que hoje exerce o cargo de deputado estadual, e do atual gestor, ambos do PT. A Câmara ainda recomenda o envio às autoridades competentes e órgãos de fiscalização, com imediata abertura de processo de cassação do atual prefeito Ribinha, que disputa a reeleição no município. Eita PT véi sem jeito.

Teresina é a quarta no país em Assistência Social

A nota vem do Governo Federal, que coloca a capital do Piauí entre as quatro melhores no atendimento sócio assistencial, através das 19 portas dos CRAs em funcionamento na capital, com destaque para o Cras da zona Sul, que obteve a maior nota ranking nacional defendido pelo IDCRAs. Teresina que recentemente foi considerada a melhor educação do pais, agora está entre as 4 em referência na assistência social.

Palácio arruma crescimento para Novo na margem de erro dos Institutos

Foto: Divulgação/Alepi

A conversa que rola nos bastidores da política é que o Palácio de Karnak tem arrumado crescimento na margem de erro dos institutos para o candidato que mais se contaminou com a gestão petistas. Fábio Novo estaria sempre na faixa de 4 pontos, e com ‘jeitinho’ está sendo levado pela margem de erro aos 7 pontos. Mas é notório que o nome do governador WD já congelou Novo, e começa atingir Fábio Abreu, que tenta se distanciar do governo.

Falha: Suspeito de envolvimento em tiroteio que matou criança de 2 anos ‘fugiu‘ do HUT porque Justiça não pediu sua prisão

“Sementinha”, o pivô da ação que resultou no tiroteio que causou a morte da pequena Maria Vitória, de apenas dois anos, na zona Sul de Teresina, fugiu do HUT. Ele, que também foi atingido pelos disparos, foi encaminhado ao hospital para receber atendimento, no entanto, recebeu alta e saiu da unidade sem prestar nenhum esclarecimento às autoridades. Uma fonte da Polícia Militar, informou que o homem realmente não foi localizado no hospital, porém, não havia nenhum mandado de prisão em aberto, e nenhum flagrante foi comprovado. Ele ainda explicou a situação e afirmou que, se houve falha, foi por parte da justiça. “Quando o elemento é alvejado em ocorrência policial e vai para o HUT, a princípio, nós vamos para lá, porque ele está em ocorrência. Quando a vítima vai para o distrito e o suspeito para o HUT, é realizado um procedimento padrão de autuação em flagrante. Essa autuação já amarra ele em nossa custódia, que não era para ser nossa (PM) e sim dos agentes de Polícia Civil, de onde foi registrado a queixa, mas como há um déficit de efetivo e foi feito um acordo com a justiça e a Secretaria de Segurança, nós estamos indo, mas depois de um período, sai a prisão preventiva, depois disso, nós repassamos o caso para a uma equipe da Secretaria de Justiça, da escolta, porque ele já se torna um preso da justiça. Portanto, se esse cidadão esteve lá e não houve nenhum registro de queixa no distrito e ninguém o denunciou, então quando ele recebe alta, ele vai embora normalmente. Se ele teve alta, é porque ele não estava sob escolta. Então se não havia nenhum mandado de prisão contra ele, a falha não foi da escolta e nem de quem prendeu, foi da Justiça”.

Municípios do PI devem ter apenas um candidato a prefeito nas eleições municipais

Imagem Ilustrativa

Caridade, Jurema, Santo Inácio e Simões são os quatro municípios piauienses que devem ter chapas únicas para concorrer às respectivas Prefeituras. Nesses casos, basta apenas um voto para que os candidatos sejam eleitos, porque a legislação determina que, nas cidades com menos de 200 mil habitantes, vence aquele que receber a maioria dos votos válidos. Portanto, se confirmado , os eleitores terão três opções de voto: no candidato, branco ou nulo.

Mudanças no Código de Trânsito seguem para sanção presidencial

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) parte das modificações feitas pelo Senado no projeto que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com isso, as novas regras vão à sanção do presidente Jair Bolsonaro. O texto prevê que as novas regras entram em vigor 180 dias após serem publicadas no “Diário Oficial da União”. Entre as mudanças  estão o aumento para até 10 anos de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); aumento do número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); obrigatoriedade do uso de cadeirinha para o transporte de crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 metro e regras para a circulação de motocicletas entre os veículos quando o trânsito estiver parado ou lento.

Em Pauta!

Após repercussão negativa, Bolsonaro revoga decreto sobre privatização dos postos de saúde do SUS

Redação Encarando

Publicado

em

Foto: Divulgação

Após grande repercussão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou o decreto que colocava UBS (unidades básicas de saúde) no escopo de interesse do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) após repercussão negativa gerada pela edição da norma. O anúncio da revogação foi feito por Bolsonaro através de suas redes sociais com uma mensagem intitulada “o SUS e sua falsa privatização”. O decreto assinado pelo presidente e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, colocava a atenção primária – porta de entrada do SUS – na mira do programa de concessões e privatizações do governo.  Previa que fossem feitos estudos “de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde. A medida foi alvo de muitas críticas nos meios de comunicação e redes sociais. Para tentar amenizar a questão, o Palácio do Planalto, através da Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou um texto explicando que “a medida não representa qualquer decisão prévia, pois os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão, que futuramente serão analisados pelo governo federal”.

Esquerda criticou medida, mas esquecem que WD também tentou privatizar a Saúde do PI

Como já citado, o decreto assinado e, posteriormente revogado pelo presidente Jair Bolsonaro foi alvo de inúmeras críticas, principalmente no meio político, em específico da esquerda. No entanto, o site ‘O Antagonista’, trouxe uma lembrança aos petistas, pois o governador Wellington Dias, em 2016, protagonizou um contrato entre a administração estadual e a Cruz Vermelha Brasileira para a gestão de uma unidade de pronto atendimento (UPA) no município piauiense de São Raimundo. O caso foi parar na Justiça e o desembargador Arnaldo Boson, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, confirmou a decisão de tornar nulo o contrato. À época, o magistrado considerou que se tratava de “privatização de serviços públicos, por meio da terceirização de serviços”. É como diz o caboclo, ‘quem tem telhado de vidro não atira pedra na casa dos outros’, ou não deveria.


Padre deixa sacerdócio e tenta eleição em Matias Olímpio

Foto: Divulgação

Depois do padre Walmir Lima, em Picos, mais um sacerdote se afastou da igreja para disputar as eleições no Piauí. Trata-se do padre Luís Gomes de Oliveira (PT) que enfrentará outros quatro candidatos na cidade de Matias Olímpio-PI. O padre é natural de Pedro II mas mora no respectivo município a pouco mais de seis anos, onde atuava como religioso. Vale ressaltar que sua candidatura não é aceita pela igreja e o bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, ressalta a proibição do Vaticano de que sacerdotes disputem cargos eletivos e de participarem da política partidária e quando se candidatam são afastados do exercício do ministério sacerdotal.

Facções treinam e punem adolescentes que estão entrando no crime

Na Vila Firmino Filho, na zona leste de Teresina, as facções criminosas estão treinando os adolescentes e também punindo, principalmente quando os jovens vão contra as “leis” do grupo. Foi divulgado na Internet vários jovens sendo agredidos na modalidade “palmatória”, pois eles realizaram assaltos nas regiões que eles moram. A falta de segurança só aumenta, e consequentemente as facções ficam mais fortes nas periferias da cidade. O IV Conselho de Teresina está acompanhando o caso.

Homem é preso suspeito de estuprar cadela em Piripiri

Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso, após ser denunciado de que estaria cometendo abusos sexuais contra uma cadela no município de Piripiri, no Norte do Piauí.  A Associação Proteção e Amor dos Animais da cidade, representada por Alan Baian, fez a denúncia. Segundo relatos de vizinhos do acusado, era constante a prática de abuso com o animal, que ainda fazia ameaças com uma faca aos moradores. 

Continue Lendo

Em Pauta!

Saiba quais candidatos a prefeito do Piauí já tiveram candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral

Redação Encarando

Publicado

em

A última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada nessa terça (27/10) apontou que no estado dos 597 candidatos a prefeito que registraram candidatura no Piauí, 369 tiveram suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral, 13 foram indeferidos e 205 aguardam julgamento. Metade dos nomes que tiveram suas candidaturas negadas, se deu por conta da Lei da Ficha Limpa, outros por ausência de requisito de registro ou por conta do indeferimento do partido ou coligação partidária. Os candidatos que foram indeferidos são: Lourdes Melo (PCO), de Teresina; Zito, de Água Branca; Lucivaldo Cabral (MDB), de Novo Santo Antônio; Joaquim Aristeu (MDB), de Currais; Manin Rêgo (Progressistas), de Barras; Dr. Júnior (MDB), de Conceição do Canindé; Lucienne Silva (Republicanos), de Nossa Senhora de Nazaré; Neuma Café (PT), de Pedro II; José Cavalcante (PT), de Bertolínia; Baiá (MDB), de Campo Grande do Piauí; Aluizio Vaz (PT), de Porto; Professor Arnaldo (MDB), de Ribeira do Piauí e Bebeto (Progressistas), de Lagoa Alegre.

Câmara do PI aprova aumento de salário de prefeito, vice e vereadores

A Câmara de Vereadores da cidade de Miguel Alves aprovou o aumento dos salários do Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores. A medida já foi publicada no Diário dos Municípios no último dia 14 de outubro, e com isso, o salário de vereador na cidade passa de R$ 5.600  para R$ 7 mil, o de prefeito de R$ 15 mil para R$ 20 mil  e vice-prefeito de R$ 8.000,00  passará R$ 12 mil. A ação chamou a atenção dos moradores que questionaram o reajuste. Em resposta o presidente da Casa Legislativa, vereador Chiquim Gastão, afirmou que a medida se trata de uma projeção de gastos, obrigatória no fim da gestão, que é solicitada pelo Tribunal de Contas. Mas, que quem irá decidir se os valores irão ser aplicados, ou não, são os próximos gestores.

Wellington Dias à frente da articulação sobre vacina contra a covid-19

O governador Wellington Dias (PT), foi escolhido para assumir a coordenação dos governadores no tema da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. O gestor encaminhou uma ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), solicitando uma reunião para tratar do tema, considerado por ele como prioridade. Na carta, Wellington Dias tenta tomar distância do conflito político entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Doria (PSDB), que se coloca como possível rival de Bolsonaro em 2022.  Dias ainda ressaltou a busca pela instalação da comissão técnica, responsável por apresentar toda a estratégia de imunização contra o coronavírus, até o dia 30 de novembro. A ideia é que participem da reunião, além dos governadores, um corpo técnico, uma equipe do Ministério da Saúde, representantes dos municípios e do Congresso Nacional. O Fórum dos Governadores também encaminhará pedidos de audiência aos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado, aos líderes da base do governo e da oposição, para que o parlamento possa contribuir com as discussões relacionadas à vacinação.

Continue Lendo

Em Pauta!

Com crescimento de Montezuma, WD analisa novo cenário em Teresina

Redação Encarando

Publicado

em

O candidato tucano, Kleber Montezuma, tem apresentado um crescimento considerável, com base nas últimas pesquisas realizadas em Teresina. Nos levantamentos, Montezuma alcançou um empate técnico com Dr. Pessoa (MDB), que até então liderava todas as pesquisas, e em outros, chegou a ultrapassar o candidato. Com isso, WD que afirmava, com precisão, que candidatos da oposição chegariam ao segundo turno, analisa um novo cenário e agora diz, que apesar de não pretender mudar suas estratégias, precisa saber quais os dois candidatos que chegarão à próxima etapa da disputa, sem citar nomes. O governador, como político que é, tenta transparecer segurança e diz que o crescimento de Kleber já era esperado, mas sabe que muita coisa mudou.

Homem tenta matar esposa e amante queimados em cidade do Piauí

Após descobrir suposta traição, um homem foi preso após tentar matar a esposa e o amante queimados no último sábado (24) na cidade de Francinópolis, localizado no interior do Piauí. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito quebrou vários objetos dentro da residência antes de tentar jogar álcool no corpo da esposa e do amante. A polícia foi acionada e conseguiu apartar a briga antes que o pior acontecesse.

Governo estende ‘Lei Seca’ para o próximo fim de semana e adia feriado

O governador anunciou que o novo decreto será prorrogado, que estabelece restrições no último final de semana, que teve como objetivo reduzir os índices de transmissão do vírus, diminuir os números de adoecimento e óbitos. Conforme o decreto aplicado no último fim de semana, o consumo de bebidas é liberado apenas para clientes sentados às mesas dos estabelecimentos, com o respeito às medidas sanitárias para evitar a contaminação por coronavírus.

Alerta: UTI’s covid do HU e do Hospital de São Raimundo Nonato tem ocupação máxima

Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) registra em todo o Piauí 2.363 mortes e 110.864  casos confirmados de coronavírus. Muitos hospitais de campanha foram desativados com redução da transmissibilidade, mas, nas últimas semanas, os casos voltaram a crescer no estado e o resultado, como já era de se esperar, tem refletido no sistema de saúde. Atualmente, o Hospital Regional Senador Candido Ferraz, em São Raimundo Nonato, e do Hospital Universitário em Teresina estão com 100% dos leitos de UTI covid ocupados por pacientes diagnosticados com o vírus. Sem dúvida, um sinal de que precisamos manter todos os cuidados, pois não estamos livre desse mal que tem assombrado o mundo!

Candidatas do PT e PSL em Teresina descontentes com repasses do fundo eleitoral

Muitas candidatas das agremiações partidárias de Teresina, tem reclamado sobre os repasses do fundo eleitoral realizados pelas suas respectivas siglas. Segundo relatos, elas considera “injusto”, os valores não serem divididos proporcionalmente. No PT, a reclamação é de que algumas estariam recebendo mais do que outras, mas, segundo a direção da sigla, isso faz parte da resolução interna que leva em consideração candidaturas no pleito passado, estar na construção do partido assumindo alguma instância, ser negra ou LGBTI+. Enquanto isso, no PSL, candidatas reclamaram que Rubenita Lessa foi a maior beneficiada e recebeu uma quantia muito acima da que foi repassada a elas. Nesse caso, foi explicado que a advogada tem amizade com a direção nacional e o valor não passou pela direção estadual. Quanto às demais candidatas, o recurso está sendo dividido proporcionalmente.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat