Gaeco quer saber quem vazou informação sobre a prisão de Quirino, prefeito de Itaueira

Com ordem judicial, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí, desencadeou ontem uma operação que tinha como objetivo algumas prisões, inclusive do prefeito de Itaueira, macaco velho em malinagem, Quirino Avelino. Segundo as investigações, o prefeito teria desviado mais de um milhão de reais do transporte do município, e isso seria apenas uma de suas ações ilegais, que inclusive, já lhe levaram a inúmeras cassações e afastamento do cargo e candidatura com liminares. Segundo fontes, Quirino teria sido avisado por membros do governo do PT do Piauí, que sua prisão estaria decretada, ajudando o gestor a deixar o município com destino ignorado, bem como fazer uma faxina nos documentos em seu gabinete e residência. Agora, a inquietude é para saber quem vazou a informação, e o primeiro nome cogitado seria do deputado Francisco Costa, líder do governo na Alepi e aliado de Quirino. Essa investigação precisa ser aprofundada, por que se não, os promotores vão perder tempo e energia. Quem não lembra de uma outra operação do Gaeco , sobre grilagem de terras envolvendo o hoje pré-candidato Petista a prefeito de Picos, Araujinho que também vazou. Coincidência ou não, os dois investigados são muito ligados ao Palácio de Karnak. Na investigação de grilagem de terras no litoral que envolvia Arujinho, deu tempo o ex-vice-prefeito de Luiz Correia, Luiz Neto, empreender fuga até relaxar sua prisão.

Rejane quer sanções penais e econômica para exploradores da pandemia

A deputada federal Rejane Dias (PT), propôs um projeto de lei que impõe sanções penais e econômicas a comerciantes e empresas que aplicarem abuso e exploração de preços no período da pandemia. A deputada faz referência à tentativa de se aplicar uma super taxação em cima do preço do arroz, por exemplo, em um momento delicado, e busca a sanção da proposta, já que o Congresso está apreciando as matérias que diz respeito ao período em oque o país passa. A parlamentar ainda aposta que seu PL seja, inclusive, apreciado com urgência.

Eita PT enrolado: Relatório de cassação do prefeito Ribinha, de Campo Maior, é aprovado

Foto: Reprodução/Facebook

Foi aprovado o relatório da CPI da Maior Prev, Instituto de Previdência do município de Campo Maior, de autoria do vereador Daniel Soares, que apontou irregularidades e ações de corrupção, nada republicanas, praticadas pelos dois últimos gestores do município: o primeiro Paulo Martins, que hoje exerce o cargo de deputado estadual, e do atual gestor, ambos do PT. A Câmara ainda recomenda o envio às autoridades competentes e órgãos de fiscalização, com imediata abertura de processo de cassação do atual prefeito Ribinha, que disputa a reeleição no município. Eita PT véi sem jeito.

Teresina é a quarta no país em Assistência Social

A nota vem do Governo Federal, que coloca a capital do Piauí entre as quatro melhores no atendimento sócio assistencial, através das 19 portas dos CRAs em funcionamento na capital, com destaque para o Cras da zona Sul, que obteve a maior nota ranking nacional defendido pelo IDCRAs. Teresina que recentemente foi considerada a melhor educação do pais, agora está entre as 4 em referência na assistência social.

Palácio arruma crescimento para Novo na margem de erro dos Institutos

Foto: Divulgação/Alepi

A conversa que rola nos bastidores da política é que o Palácio de Karnak tem arrumado crescimento na margem de erro dos institutos para o candidato que mais se contaminou com a gestão petistas. Fábio Novo estaria sempre na faixa de 4 pontos, e com ‘jeitinho’ está sendo levado pela margem de erro aos 7 pontos. Mas é notório que o nome do governador WD já congelou Novo, e começa atingir Fábio Abreu, que tenta se distanciar do governo.

Falha: Suspeito de envolvimento em tiroteio que matou criança de 2 anos ‘fugiu‘ do HUT porque Justiça não pediu sua prisão

“Sementinha”, o pivô da ação que resultou no tiroteio que causou a morte da pequena Maria Vitória, de apenas dois anos, na zona Sul de Teresina, fugiu do HUT. Ele, que também foi atingido pelos disparos, foi encaminhado ao hospital para receber atendimento, no entanto, recebeu alta e saiu da unidade sem prestar nenhum esclarecimento às autoridades. Uma fonte da Polícia Militar, informou que o homem realmente não foi localizado no hospital, porém, não havia nenhum mandado de prisão em aberto, e nenhum flagrante foi comprovado. Ele ainda explicou a situação e afirmou que, se houve falha, foi por parte da justiça. “Quando o elemento é alvejado em ocorrência policial e vai para o HUT, a princípio, nós vamos para lá, porque ele está em ocorrência. Quando a vítima vai para o distrito e o suspeito para o HUT, é realizado um procedimento padrão de autuação em flagrante. Essa autuação já amarra ele em nossa custódia, que não era para ser nossa (PM) e sim dos agentes de Polícia Civil, de onde foi registrado a queixa, mas como há um déficit de efetivo e foi feito um acordo com a justiça e a Secretaria de Segurança, nós estamos indo, mas depois de um período, sai a prisão preventiva, depois disso, nós repassamos o caso para a uma equipe da Secretaria de Justiça, da escolta, porque ele já se torna um preso da justiça. Portanto, se esse cidadão esteve lá e não houve nenhum registro de queixa no distrito e ninguém o denunciou, então quando ele recebe alta, ele vai embora normalmente. Se ele teve alta, é porque ele não estava sob escolta. Então se não havia nenhum mandado de prisão contra ele, a falha não foi da escolta e nem de quem prendeu, foi da Justiça”.

Municípios do PI devem ter apenas um candidato a prefeito nas eleições municipais

Imagem Ilustrativa

Caridade, Jurema, Santo Inácio e Simões são os quatro municípios piauienses que devem ter chapas únicas para concorrer às respectivas Prefeituras. Nesses casos, basta apenas um voto para que os candidatos sejam eleitos, porque a legislação determina que, nas cidades com menos de 200 mil habitantes, vence aquele que receber a maioria dos votos válidos. Portanto, se confirmado , os eleitores terão três opções de voto: no candidato, branco ou nulo.

Mudanças no Código de Trânsito seguem para sanção presidencial

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) parte das modificações feitas pelo Senado no projeto que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com isso, as novas regras vão à sanção do presidente Jair Bolsonaro. O texto prevê que as novas regras entram em vigor 180 dias após serem publicadas no “Diário Oficial da União”. Entre as mudanças  estão o aumento para até 10 anos de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); aumento do número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); obrigatoriedade do uso de cadeirinha para o transporte de crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 metro e regras para a circulação de motocicletas entre os veículos quando o trânsito estiver parado ou lento.