Ironia? Discurso de ‘mudança’ pregado nas eleições municipais não vale para pleitos legislativos

Em breve, a Câmara Municipal de Teresina e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), passarão por mais um pleito, onde elegerão suas Mesas Diretoras para o biênio 2021/2022. Entretanto, sem nenhuma emoção, já que os atuais presidentes das Casas, devem ser reconduzidos aos cargos. O vereador Jeová Alencar (MDB) e o deputado estadual Themístocles Filho (MDB), apenas serão reconduzidos ao poder dos legislativos municipal e estadual, respectivamente. Este segundo (Themístocles), já segue intacto na cadeira de presidente por nove eleições, resumindo, são 18 anos de um mandato “mais do mesmo”. Seu companheiro de partido, o vereador Jeová Alencar, também não deve enfrentar problemas quanto sua permanência, já que grande parte dos vereadores eleitos já garantiram apoio ao parlamentar. Dessa forma, se desenha o real cenário da política, uma vez que, no pleito municipal, o discurso de “mudança”era constante, agora, a tese da permanência reina. É como diz aquele ditado: Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

Enquanto isso, na Câmara de Teresina…

Não há dúvidas quanto a permanência de Alencar na presidência. Agora, nos resta saber quem ocupará o cargo de vice-presidente. Edson Melo (PSDB) e Deolindo Moura (PT), entraram na ‘disputa’, mas é quase certo que o páreo está perdido para o tucano, já que dificilmente o grupo do prefeito eleito, Dr. Pessoa (MDB), tirará dos seus para dar à oposição.

O ‘choro’ de Abreu

Foto: Divulgação

Cotado para retornar à SSP, o então deputado federal, Fábio Abreu (PL), afirmou que tem conversado com o governador sobre o tema, o que não é nenhuma surpresa, já que esse sempre foi o seu “caminho natural”. O que chama atenção, são as declarações do deputado à respeito do pleito municipal, no qual amargou uma quinta colocação, em que ele insiste em afirmar que não saiu “diminuído”. Por outro lado, ‘chora’ alegando ataques, perseguição e, até mesmo, uma “orquestração criminosa”, segundo suas palavras. Mas nós acreditamos que, o que aconteceu, foi apenas o reflexo de sua gestão à frente da Segurança do Estado, um tanto quanto caótica. Ademais, aguardamos que no seu retorno tenhamos mais ações reais e menos ações de mídia.

PF continua na mira de crimes eleitorais no Piauí

Ontem foi a vez da vereadora petista, Antônia Soares de Sousa Ribeiro, a Toninha, da cidade de São Miguel do Tapuio, receber a visita dos policiais federais em sua casa. O motivo? O mesmo das operações anteriores, crime eleitoral. A parlamentar se pronunciou sobre o ocorrido e afirmou que foi à sede da PF e prestar esclarecimentos, ela ainda disse estar “de consciência tranquila” e “à disposição da Justiça para o que se fizer necessário”. Pelo visto, muita coisa ainda vai acontecer…

WD, o ‘senador’

Foto: Reprodução/PT

As movimentações para 2022 estão à todo vapor. Agora, o atual governador, visando garantir sua cadeira no Senado, tem mexido cirurgicamente suas pecinhas, como num jogo de xadrez, para chegar a seu objetivo. O problema, como já explanado por alguns de seus aliados, será a composição da chapa majoritária. São muitos partidos na base do Karnak, e nenhum com intuito de perder sua fatia. Mas como ‘bom político’ que é, Dias já vem costurando sua estratégia há tempos. E com tudo isso, uma coisa é certa, muitos serão cozinhados no banho maria.

Bolsa Família: 1 milhão de cadastros aguardam aprovação

O Auxilio Emergencial ainda nem chegou ao fim, mas as consequências econômica da pandemia, começam a refletir não bolso do brasileiro. Com a redução no valor do auxílio emergencial, a fila de espera para entrar no Bolsa Família subiu. No fim de setembro, ela alcançou o patamar de 1 milhão de cadastros e voltou ao que foi registrado no fim do ano passado, quando, após sucessivos cortes da cobertura e o congelamento do ingresso ao programa. A ponta do iceberg está começando a aparecer!