W. Dias vai ao STF querer ferrar servidor público

O governador Welington Dias, através da Procuradoria do Estado, ajuizou uma ação no STF para retornar todos os servidores públicos não concursados que, compreendem o período de 1983 até a promulgação da constituição em outubro de 1988, para o regime CLT, submetendo-os ao regime de previdência geral do INSS, onde o teto máximo chega ao valor de R$ 5.800. Fator previdenciário, tempo de contribuição, enfim, a regra geral vai ferrar com milhares de servidores de várias categorias que ganham mais que o teto, onde eles terão muitas perdas salariais em aposentadorias. A coluna cita como exemplo os fiscais da Fazenda, delegados e agentes de polícia. Uma flechada de malvadeza do Índio ao servidor que não fez concurso, porque não se faziam na época, mas que deram suas vidas ao estado.

Georgiano confiou no c. da galinha

Foto: Jorge Bastos/CCom

O zum, zum, zum no meio político esta semana era que o jovem e empolgado, deputado  Georgeano Neto (PSD),  teria prometido cargos no governo até para “freira”, e que agora depois do “balão” que ele e o pai , deputado Júlio Cesar, levaram do Índio, estariam com as mãos na cabeça levando pressão de suas bases eleitorais. O governador pode até aumentar o número de cargos, mas a secretaria que pai e filho receberam do índio, acomodará no máximo 20 pessoas no seu formato atual. A salvação é se o velho e experiente, deputado Júlio César sair ministro,  porque aí o índio muda o discurso. Mas se nada der certo, os aliados da dupla de deputados já falam que é melhor romper com o governo do que está na base “aproveitando” da sombra falsa do Palácio Karnak.

Prefeito do Piauí inventa moda

Foto: Reprodução

O secretário de segurança, Fábio Abreu, fez um registro em suas redes sociais da entrega de uma viatura restaurada ao município de Sussuapara. Na foto, percebes-se que a viatura não é nova, mas o estilo do prefeito da cidade, Eduardo Antônio Rocha é inovador. Na solenidade o prefeito ditou tendência, usando sapatos de cores e modelos diferentes. É a modernidade chegando ao interior, bem antes que na capital .

“Caga fogo da Capivara”

Foto: Montagem Portal Encarando
Irmãs: Nailer Castro, prefeita Carmelita Castro e a deputada federal Margarete Coelho

Caga fogo na expressão regionalista, é uma situação irregular na tentativa de passar despercebido.  Foi o que a deputada Margarete Coelho fez, ao tentar querer nomear a irmã, Nailer Castro, como assessora especial do governador, mesmo ela exercendo o cargo de secretária de administração no municipio de São Raimundo Nonato, onde a também irmã, Carmelita Castro, é prefeita. O “caga fogo” foi descoberto e imediatamente e a irmã da deputada Margô foi exonerada. Será que irão arrumar um “fantasma” mais discreto?

UFPI tem 5 vezes mais recursos que a UESPI

Foto: Reprodução

Devido ao contingenciamento de 30% do orçamento para verbas de custeios e investimentos das instituições federais de ensino, o vereador Dudu do PT, propôs na Câmara uma moção de repúdio contra o Mec. Ele bem que poderia propor o mesmo ato ao governador W.Dias, pois a situação da UESPI é muito mais delicada do que as instituições federais. Basta imaginar que mesmo com 30% a menos no seu orçamento, a UFPI terá cinco vezes mais recursos do que a nossa querida e “cambaleada” Universidade Estadual do Piauí.

“Bichados” tomaram COAF de Moro

Foto: reprodução internet

A comissão parlamentar mista do Congresso Nacional, derrubou ontem a ideia do governo Bolsonaro  de manter o Coaf, órgão fiscalizador financeiro, no Ministério da Justiça, comandado pelo ex- juiz Sergio Moro, e transferir para o Ministério da Economia. Dos 25 parlamentares que votaram, 14 apoiaram a medida. Entre os parlamentares que votaram para retirar o Coaf de Moro, estão velhos investigados pela polícia e pela justiça. No Piauí, o parlamentar mais investigado, senador  Ciro Nogueira (PP), foi o único que votou contra a ideia. Claro, né?