Siga as Redes Sociais

Silas Freire

W. Dias vai ao STF querer ferrar servidor público

Silas Freire

Publicado

em

O governador Welington Dias, através da Procuradoria do Estado, ajuizou uma ação no STF para retornar todos os servidores públicos não concursados que, compreendem o período de 1983 até a promulgação da constituição em outubro de 1988, para o regime CLT, submetendo-os ao regime de previdência geral do INSS, onde o teto máximo chega ao valor de R$ 5.800. Fator previdenciário, tempo de contribuição, enfim, a regra geral vai ferrar com milhares de servidores de várias categorias que ganham mais que o teto, onde eles terão muitas perdas salariais em aposentadorias. A coluna cita como exemplo os fiscais da Fazenda, delegados e agentes de polícia. Uma flechada de malvadeza do Índio ao servidor que não fez concurso, porque não se faziam na época, mas que deram suas vidas ao estado.

Georgiano confiou no c. da galinha

Foto: Jorge Bastos/CCom

O zum, zum, zum no meio político esta semana era que o jovem e empolgado, deputado  Georgeano Neto (PSD),  teria prometido cargos no governo até para “freira”, e que agora depois do “balão” que ele e o pai , deputado Júlio Cesar, levaram do Índio, estariam com as mãos na cabeça levando pressão de suas bases eleitorais. O governador pode até aumentar o número de cargos, mas a secretaria que pai e filho receberam do índio, acomodará no máximo 20 pessoas no seu formato atual. A salvação é se o velho e experiente, deputado Júlio César sair ministro,  porque aí o índio muda o discurso. Mas se nada der certo, os aliados da dupla de deputados já falam que é melhor romper com o governo do que está na base “aproveitando” da sombra falsa do Palácio Karnak.

Prefeito do Piauí inventa moda

Foto: Reprodução

O secretário de segurança, Fábio Abreu, fez um registro em suas redes sociais da entrega de uma viatura restaurada ao município de Sussuapara. Na foto, percebes-se que a viatura não é nova, mas o estilo do prefeito da cidade, Eduardo Antônio Rocha é inovador. Na solenidade o prefeito ditou tendência, usando sapatos de cores e modelos diferentes. É a modernidade chegando ao interior, bem antes que na capital .

“Caga fogo da Capivara”

Foto: Montagem Portal Encarando
Irmãs: Nailer Castro, prefeita Carmelita Castro e a deputada federal Margarete Coelho

Caga fogo na expressão regionalista, é uma situação irregular na tentativa de passar despercebido.  Foi o que a deputada Margarete Coelho fez, ao tentar querer nomear a irmã, Nailer Castro, como assessora especial do governador, mesmo ela exercendo o cargo de secretária de administração no municipio de São Raimundo Nonato, onde a também irmã, Carmelita Castro, é prefeita. O “caga fogo” foi descoberto e imediatamente e a irmã da deputada Margô foi exonerada. Será que irão arrumar um “fantasma” mais discreto?

UFPI tem 5 vezes mais recursos que a UESPI

Foto: Reprodução

Devido ao contingenciamento de 30% do orçamento para verbas de custeios e investimentos das instituições federais de ensino, o vereador Dudu do PT, propôs na Câmara uma moção de repúdio contra o Mec. Ele bem que poderia propor o mesmo ato ao governador W.Dias, pois a situação da UESPI é muito mais delicada do que as instituições federais. Basta imaginar que mesmo com 30% a menos no seu orçamento, a UFPI terá cinco vezes mais recursos do que a nossa querida e “cambaleada” Universidade Estadual do Piauí.

“Bichados” tomaram COAF de Moro

Foto: reprodução internet

A comissão parlamentar mista do Congresso Nacional, derrubou ontem a ideia do governo Bolsonaro  de manter o Coaf, órgão fiscalizador financeiro, no Ministério da Justiça, comandado pelo ex- juiz Sergio Moro, e transferir para o Ministério da Economia. Dos 25 parlamentares que votaram, 14 apoiaram a medida. Entre os parlamentares que votaram para retirar o Coaf de Moro, estão velhos investigados pela polícia e pela justiça. No Piauí, o parlamentar mais investigado, senador  Ciro Nogueira (PP), foi o único que votou contra a ideia. Claro, né?



Em Pauta!

PI: Candidatos tem candidaturas impugnadas e anunciam filhos como substitutos

Redação Encarando

Publicado

em

Trajano Paulo, então candidato à prefeito na cidade de Passagem Franca pelo PSDB, teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e anunciou o filho, Saulo Rodrigues Saturnino como substituto para concorrer às eleições. O candidato a vice, Netinho, do PSD, também foi impugnado e será substituído na chapa pelo filho, Danilo.

Dias dá ‘as caras’ em campanha de Fábio Novo

O governador Wellington Dias resolver dar “as caras” e apareceu em um ato em prol da campanha de Fábio Novo (PT). A ação aconteceu após comentários sobre o distanciamento do governador da campanha do candidato de sua sigla. A aparição ao lado de Novo, ocorreu durante uma live transmitida através das redes sociais do candidato. Na oportunidade, o governador comentou sobre o posicionamento de Fábio Novo nas pesquisas realizadas e, como um bom jogador, afirmou não acreditar nos dados divulgados pelos Institutos sob a justificativa que de que ‘se fosse por pesquisa, teria perdido em todas as eleições’.

Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem (23/10) a importação de 6 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus fabricada pela Sinovac, fabricante chinesa, que ainda está na terceira fase de testes. A Anvisa informou ainda que atendeu a um pedido do Instituto Butantan. A organização declarou que a importação antecipada garantiria ao Brasil um quantitativo que o fabricante se dispõe a “reservar”. A agência sanitária também destaca que tão logo o Butantan vença pendências de segurança na fabricação, a Anvisa executará os trâmites para decisão dentro da maior agilidade possível. A expectativa do Butantan é produzir 40 milhões de doses com a matéria-prima adquirida da Sinovac, até dezembro.

Piauiense morre após ser arrastada por carreta em Pernambuco

A adolescente identificada como Cíntia, moradora da cidade de Marcolândia, Sul do Piauí, morreu em um trágico acidente na manhã dessa sexta-feira (23) na BR-316, próximo ao Sítio Cajueiro, zona rural de Araripina, no Sertão de Pernambuco. Ela estava na garupa da motocicleta e faleceu no local do acidente. O pai da garota, que estava conduzindo a moto, foi identificado como Girlan, e teve apenas ferimentos em um dos braços.

PI é o sexto Estado com menos mortes violentas intencionais

O levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referentes aos anos de 2014 a 2019, coloca o Estado como o sexto com menor taxa de MVIs (morves violentas intencionais) do Brasil, além da menor taxa dentre as regiões Norte e Nordeste.Teresina teve uma taxa de 53,1% em 2014 no número de MVIs, mas apresentou redução significativa em 5 anos. “Em 2019 foi para 30,18%, uma queda de mais de 43%. 

Por Laurivânia Fernandes, Thaís Souza e Karytha Leal

Continue Lendo

Em Pauta!

Disputa majoritária nas chapas de vereadores em Teresina

Redação Encarando

Publicado

em

Alguns partidos terão disputas majoritárias entre candidatos a vereadores, pois os nomes na composição não sugerem conquistas de mais cadeiras. O Solidariedade de Evaldo Gomes por exemplo, deve eleger apenas um vereador e a disputa está entre a filha do próprio Evaldo, Fernanda Gomes e o vereador Gustavo Gaioso. O Republicanos é outro exemplo onde os vereadores Caio Bucar e Levino estão em guerra pela única cadeira que o partido conquistará. O PSB vive o mesmo drama na disputa acirrada de Major Elizete e o delegado James Guerra. Até o PL de Fábio Abreu com o fraco desempenho dos policiais diante do eleitorado e a queda do candidato majoritário nas pesquisas, por lá, certo mesmo é uma única cadeira que está sendo disputada entre a midiática delegada Anamelka e Dr. Leonardo Eulálio, candidato de Fábio Xavier. Nesses partidos a torcida é que, um ou outro, possa aumentar suas vagas na câmara com o critério de maior sobra quando o coeficiente é alcançado e a sigla consegue a maior sobra de votos entre os partidos em disputa.

Fabio Abreu cancela carreatas alegando aglomerações, mas o motivo seria outro

Imagem: Redes sociais

O candidato à prefeitura de Teresina Fábio Abreu, declarou na imprensa que estaria cancelando suas carreatas para não gerar aglomeração em época de covid-19. Mas o que sopra do comitê do candidato seria dificuldades de recursos já que sua militância, quase na sua totalidade, é remunerada, e reunir centenas de carros e pessoas várias vezes por semana esvaziaria o cofre do candidato do PL. Candidatura majoritária com todo mundo sendo remunerado, fica difícil segurar. Talvez seja por isso a queda brusca do candidato nas pesquisa.

ANATEL fecha TV do combatível, Welinton Raulino

A TV Tropical, localizada na cidade de Barão de Grajaú-MA ao lado do município de Floriano , comandada pelo polêmico e destemido, apresentador  Welington Raulino foi lacrada pela Anatel, que alegou irregularidades técnicas na emissora do Xerife. Segundo o apresentador, os grandes responsáveis pelo fechamento da emissora, foram os poderosos que ele tem criticado. Até que tudo regularize, Raulino segue firme denunciando nas plataformas

Curiosidade: desde 1996, candidato tenta se eleger em cidade do PI

Bernardo Sirqueira, é candidato petista que iniciou no ano de 1996, sua história eleitoral na cidade de Morro do Chapéu, localizada ao Norte do Piauí. Desde o referente ano, que é o de emancipação política do município, Bernardo tenta a eleição para prefeito. Ao todo, foram seis derrotas seguidas! Em 1996, a diferença foi de 24 votos; no ano de 2000 perdeu por 100 votos; em 2004 a diferença foi de 87 votos; em 2008 ocorreu a maior derrota do candidato, pois o eleito teve 423 votos a mais que ele. No ano de 2012, a diferença foi de 372 votos. Já na última disputa, em 2016, o candidato perdeu por apenas 56 votos de diferença. Este ano, mais um vez, o petista colocou seu nome à disposição da população e concorrerá contra o atual prefeito da cidade, Marcos Henrique. Bernardo é aquele tipo de pessoa que faz juz ao ditado popular “A esperança é a última que morre”.

Justiça reconhece legalidade do processo de cassação do prefeito Murilo Mascarenhas

 A justiça reconheceu a legalidade do processo de cassação do prefeito do município de Corrente, Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro, e negou liminar em Mandado de Segurança, pleiteada pelo gestor, que alegou irregularidades no procedimento instaurado na Câmara de Vereadores do município. Em seu pedido, o prefeito solicitava a suspensão do processo de cassação por alegar que a ação fere os seus direitos constitucionais ao devido processo legal, ao contraditório e ampla defesa. A denúncia realizada pela Casa Legislativa municipal da conta que o Município de Corrente possui regime próprio de previdência e que a gestão estaria comprometendo o equilíbrio financeiro e atuarial do fundo (CorrentePrev), dando destinação diversa aos recursos ao deixar de repassar as contribuições por ele retidas de seus servidores (patronal). Com a negativa ao pedido de Murilo, o próximo passo a ser dado pela Câmara será a continuidade da instrução do processo pela Comissão Processante, por meio do depoimento do denunciante e das testemunhas indicadas na defesa.

Após um mês foragido, PM prende um dos líderes da facção do Bonde dos 40

A Polícia Militar do Maranhão prendeu nessa quinta-feira (22) um dos líderes da facção “Bonde dos 40”, identificado como Laércio Augusto.
Além do líder, duas pessoas foram presas na zona rural de Timon (MA). Laércio estava há um mês foragido após o desembargador Pedro de Alcântara da Silva Macedo, do Tribunal de Justiça do Piauí, ter revogado a prisão dele. O líder foi solto e em menos de 24h, ele rompeu a tornozeleira eletrônica. Laércio tem relação de parentesco com Leo Gordinho, que se encontra preso em São Luis, e é tido como chefe da quadrilha.

Por Laurivânia Fernandes, Thas Souza e Karytha Leal

Continue Lendo

Em Pauta!

Piauiense Kassio Marques é aprovado pelo Senado e assumirá como ministro do STF

Redação Encarando

Publicado

em

Foto: Divulgação/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou ontem (21), por 57 votos a 10, a indicação do desembargador federal piauiense, Kassio Marques, para assumir uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes disso, a CCJ aprovou a indicação por 22 votos a 5. O jurista foi a primeira indicação do presidente Jair Bolsonaro para a Corte. Com a aprovação, Marques substituirá o ministro Celso de Mello, que se aposentou após 31 anos no STF.  A sessão de mais de dez horas, tinha como objetivo esclarecer polêmicas e por à prova o conhecimento jurídico e profissional do desembargador, entretanto, durante suas colocações, os senadores não poupará elogios à figura de Kassio, que foi aprovado com ‘louvor’ pelo corpo parlamentar. Em resumo, a escolha de Kassio para um cargo tão importante no cenário brasileiro, não deixa de ser uma conquista para o nosso estado, que tem sim, que alçar voos mais altos!

Abreu nega atrito com WD

O candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Abreu (PL), negou a informação de que estaria descontente com Wellington Dias (PT) por ele não está dando suporte à sua campanha. O capitão afirmou que a informa não procede é que mantém uma boa relação com o governador. Por outro lado, a ligação dos dois não tem ajudado em nada Abreu, que tem uma imagem ‘manchada’ aos olhos dos teresinense, que em grande número, consideram que sua gestão à frente da Secretaria de Segurança não foi eficiente, e isso, respinga até hoje, o que dificulta a situação de Abreu na capital. Aliás, em todas as pesquisas o capitão, que antes ocupava a segunda colocação, foi ultrapassado por Montezuma e agora, ocupa a terceira colocação e continua em declínio. Apesar de tudo, ele afirma acreditar que sairá vitorioso do pleito eleitoral. Mas não há um só candidato que assuma publicamente a possibilidade de perder, não é mesmo?!

Senador Arolde de Oliveira morre vítima da covid-19

Senador Arolde Oliveira morreu vítima da COVID-19 nessa quarta (21/10) – Foto: Divulgação/Agência Senado

Ontem, o senador Arolde de Oliveira, do PSD do Rio de Janeiro, morreu aos 83 anos, por complicações causadas pela covid-19. O parlamentar estava internado na UTI de um hospital no Rio de Janeiro. O anúncio do falecimento foi feito no perfil oficial do perfil do congressista: “Comunicamos que nesta noite (dia 21 de outubro) o Senhor Jesus recolheu para si nosso amado irmão, Senador Arolde de Oliveira”. Ainda nessa quarta, os senadores lembraram do companheiro de bancada durante suas falas na sabatina de Kassio Nunes, desejando melhoras. O Senado decretou luto oficial de três dias. desejavam melhoras ao congressista. O 1º suplente de Arolde de Oliveira é Carlos Portinho (PSD-RJ). Atualmente, ele é candidato a vereador, no Rio de Janeiro. Caso não assuma o cargo de Arolde, a vaga deve ficar com Renata Guerra (PSD-RJ).

Pandemia? Apoiador de candidato a prefeito em cidade do Piauí ostenta com saco cheio de dinheiro

Viralizou nas redes sociais, um vídeo de um apoiador do candidato a prefeito Manoel Portela, do município de Aroazes, com o saco cheio de dinheiro. No vídeo, o apoiador mostra o dinheiro e afirma diversas vezes que ele “faz é uma aposta, e dar o quanto quiser, mas quem ganha [as eleições] é o Manoel Portela, o vaqueiro”. O rapaz desafia no vídeo, mas o desafio maior é para maioria dos piauienses que estão passando necessidade durante uma crisa econômica, que começou após uma crise na saúde. Até parece não houve pandemia para alguns.

Violência aterroriza o interior do Piauí

Viver em cidades menores não é mais tão tranquilo como era antigamente. Morar no interior do Piauí era sinônimo de tranquilidade, em todas as áreas. Mas, infelizmente, não é mais assim. A violência, as drogas, já chegaram nas pequenas cidades. Em São José do Divino, uma grávida identificada apenas como Aparecida, foi assassinada durante assalto nessa quarta-feira (21). Os criminosos roubaram a motocicleta da vítima e atiraram contra ela.

Por Laurivânia Fernandes, Karytha Leal é Thaís Souza

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat