Manifestação: defenderam tudo menos a educação

O presidente Bolsonaro, as vezes exagera ao dizer que, as universidades federais são comitês  da esquerda. Mas ele só exagera, não mente. Ontem em Teresina e em vários outros estados do país, se viu defender  tudo nas manifestações, menos protestar contra os cortes nas instituições. Os gritos de “Lula Livre”, “Fora Bolsonaro”, “Esquerda Já”,  se sobrepõem a qualquer sussurro com o tema da educação. Nem estudantes, nem professores pediram a suspensão do contigenciamento de recursos para as instituições. Manifestações “esquerda volver”  não vale.

Ciatura X Criador

Imagem: PMT

O convite de outros grupos políticos ao ex-prefeito Silvio Mendes, pode gerar uma disputa da criatura contra o criador. Quando ninguém acreditava na figura tosca e antipolítica de Silvio que, assustava pincipalmente o povo, o prefeito Firmino Filho idealizou e apostou, tanto que, elegeu Silvio em 2004 com o Know-how de sua gestão e a forte militância tucana da capital. Mais tarde, Silvio reelegeu-se e deixou o mandato para ser candidato a governador, deixando na cadeira o “Vein trabalhador” que, se agigantou para cima de Firmino, com todas as forças políticas em seu palanque, na tentativa de uma reeleição em 2012. Mesmo assim, Firmino lhe derrotou. Agora, se desenha um quadro bem diferente. Silvio não declara, mas está “picado” pela mosca azul para ser candidato contra seu criador. Firmino, muito experiente, sabe que se isso acontecer, será um cenário totalmente diferente. Mas será o grande tira teima das lideranças de Teresina.

Átila contra a universidade pública e a favor da privada

Imagem: Portal da Câmara

O deputado Átila Lira (PSB), não esconde seu estilo liberal, favorável ao estado mínimo, e a iniciativa privada absoluta. Dos 10 deputados federais da bancada do Piauí, somente ele votou contra a convocação ministro da Educação, Abraham Weintraub para comissão geral da Câmara. Átila confirma suas convicções e ainda dar sinais que, é quase impossível permanecer no PSB que, foi uma das siglas que liderou a derrota do governo no plenário. O parlamentar federal  deve está de malas prontas para deixar o partido.

Depois de enganar a Deus em 2010, W. Dias promete “compensar” servidor CLT

Em audiência pública ontem na Alepi, o secretário de Administração e Previdência, Ricardo Pontes, levou a proposta do governador Welinton Dias de buscar uma alternativa para que os servidores que forem aposentados pelo INSS, com o teto de R$ 5.800, sejam amparados pelo estado.  Ele disse que W. Dias irá garantir a complementação dos valores dos benefícios acima do teto do INSS. Ora, depois que o governador conversou com Deus em 2010 dizendo ter sido orientado ficar no governo, e dias depois voltou atrás para ser candidato ao senado, enganando toda a população. Será que o servidor confiará em W. Dias?

Wellington responderá na 1ª instância pelas vidas da tragédia de Algodões

O processo penal contra o governador W. Dias que, promove sua culpa pelas vidas perdidas no rompimento da Barragem de Algodões em Cocal, circulava  de  gaveta em gaveta pelo STJ, mas agora parece que tomou um  rumo.  A ministra, Nancy Andrighi, viu privilégios em consecutivos mandatos que fere a legalidade constitucional, e mandou voltar o processo a instância inicial da Justiça do Piauí. Se o Índio pegar por aqui, algum magistrado com “espírito” de Sergio Moro, o que ele pensou que não daria em  nada, pode dar em muita coisa.

Governo pode acertar na “veia”


A ideia do governo do estado de criar o Sistema de Classificação de Risco,   selecionando presos por grau de periculosidade  com a participação do Ministério Público e Judiciário, separaria o joio do trigo e ainda recuperaria o trigo com pequenas manchas. Os escravos do crime, aqueles dependentes químicos que, por conta do vício , entraram no mundo criminoso e não conseguem sair,  podem vir a ter a oportunidade de se libertarem. Faz tempo que o governador W. Dias tenta colocar esse sonho em prática, mas sua equipe, principalmente da segurança, não ajudou. Agora, se o projeto funcionar, é  uma experiência para se exportar.