Disputa majoritária nas chapas de vereadores em Teresina

Alguns partidos terão disputas majoritárias entre candidatos a vereadores, pois os nomes na composição não sugerem conquistas de mais cadeiras. O Solidariedade de Evaldo Gomes por exemplo, deve eleger apenas um vereador e a disputa está entre a filha do próprio Evaldo, Fernanda Gomes e o vereador Gustavo Gaioso. O Republicanos é outro exemplo onde os vereadores Caio Bucar e Levino estão em guerra pela única cadeira que o partido conquistará. O PSB vive o mesmo drama na disputa acirrada de Major Elizete e o delegado James Guerra. Até o PL de Fábio Abreu com o fraco desempenho dos policiais diante do eleitorado e a queda do candidato majoritário nas pesquisas, por lá, certo mesmo é uma única cadeira que está sendo disputada entre a midiática delegada Anamelka e Dr. Leonardo Eulálio, candidato de Fábio Xavier. Nesses partidos a torcida é que, um ou outro, possa aumentar suas vagas na câmara com o critério de maior sobra quando o coeficiente é alcançado e a sigla consegue a maior sobra de votos entre os partidos em disputa.

Fabio Abreu cancela carreatas alegando aglomerações, mas o motivo seria outro

Imagem: Redes sociais

O candidato à prefeitura de Teresina Fábio Abreu, declarou na imprensa que estaria cancelando suas carreatas para não gerar aglomeração em época de covid-19. Mas o que sopra do comitê do candidato seria dificuldades de recursos já que sua militância, quase na sua totalidade, é remunerada, e reunir centenas de carros e pessoas várias vezes por semana esvaziaria o cofre do candidato do PL. Candidatura majoritária com todo mundo sendo remunerado, fica difícil segurar. Talvez seja por isso a queda brusca do candidato nas pesquisa.

ANATEL fecha TV do combatível, Welinton Raulino

A TV Tropical, localizada na cidade de Barão de Grajaú-MA ao lado do município de Floriano , comandada pelo polêmico e destemido, apresentador  Welington Raulino foi lacrada pela Anatel, que alegou irregularidades técnicas na emissora do Xerife. Segundo o apresentador, os grandes responsáveis pelo fechamento da emissora, foram os poderosos que ele tem criticado. Até que tudo regularize, Raulino segue firme denunciando nas plataformas

Curiosidade: desde 1996, candidato tenta se eleger em cidade do PI

Bernardo Sirqueira, é candidato petista que iniciou no ano de 1996, sua história eleitoral na cidade de Morro do Chapéu, localizada ao Norte do Piauí. Desde o referente ano, que é o de emancipação política do município, Bernardo tenta a eleição para prefeito. Ao todo, foram seis derrotas seguidas! Em 1996, a diferença foi de 24 votos; no ano de 2000 perdeu por 100 votos; em 2004 a diferença foi de 87 votos; em 2008 ocorreu a maior derrota do candidato, pois o eleito teve 423 votos a mais que ele. No ano de 2012, a diferença foi de 372 votos. Já na última disputa, em 2016, o candidato perdeu por apenas 56 votos de diferença. Este ano, mais um vez, o petista colocou seu nome à disposição da população e concorrerá contra o atual prefeito da cidade, Marcos Henrique. Bernardo é aquele tipo de pessoa que faz juz ao ditado popular “A esperança é a última que morre”.

Justiça reconhece legalidade do processo de cassação do prefeito Murilo Mascarenhas

 A justiça reconheceu a legalidade do processo de cassação do prefeito do município de Corrente, Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro, e negou liminar em Mandado de Segurança, pleiteada pelo gestor, que alegou irregularidades no procedimento instaurado na Câmara de Vereadores do município. Em seu pedido, o prefeito solicitava a suspensão do processo de cassação por alegar que a ação fere os seus direitos constitucionais ao devido processo legal, ao contraditório e ampla defesa. A denúncia realizada pela Casa Legislativa municipal da conta que o Município de Corrente possui regime próprio de previdência e que a gestão estaria comprometendo o equilíbrio financeiro e atuarial do fundo (CorrentePrev), dando destinação diversa aos recursos ao deixar de repassar as contribuições por ele retidas de seus servidores (patronal). Com a negativa ao pedido de Murilo, o próximo passo a ser dado pela Câmara será a continuidade da instrução do processo pela Comissão Processante, por meio do depoimento do denunciante e das testemunhas indicadas na defesa.

Após um mês foragido, PM prende um dos líderes da facção do Bonde dos 40

A Polícia Militar do Maranhão prendeu nessa quinta-feira (22) um dos líderes da facção “Bonde dos 40”, identificado como Laércio Augusto.
Além do líder, duas pessoas foram presas na zona rural de Timon (MA). Laércio estava há um mês foragido após o desembargador Pedro de Alcântara da Silva Macedo, do Tribunal de Justiça do Piauí, ter revogado a prisão dele. O líder foi solto e em menos de 24h, ele rompeu a tornozeleira eletrônica. Laércio tem relação de parentesco com Leo Gordinho, que se encontra preso em São Luis, e é tido como chefe da quadrilha.

Por Laurivânia Fernandes, Thas Souza e Karytha Leal