Siga as Redes Sociais

Em Pauta!

Após repercussão negativa, Bolsonaro revoga decreto sobre privatização dos postos de saúde do SUS

Redação Encarando

Publicado

em

Foto: Divulgação

Após grande repercussão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou o decreto que colocava UBS (unidades básicas de saúde) no escopo de interesse do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) após repercussão negativa gerada pela edição da norma. O anúncio da revogação foi feito por Bolsonaro através de suas redes sociais com uma mensagem intitulada “o SUS e sua falsa privatização”. O decreto assinado pelo presidente e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, colocava a atenção primária – porta de entrada do SUS – na mira do programa de concessões e privatizações do governo.  Previa que fossem feitos estudos “de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde. A medida foi alvo de muitas críticas nos meios de comunicação e redes sociais. Para tentar amenizar a questão, o Palácio do Planalto, através da Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou um texto explicando que “a medida não representa qualquer decisão prévia, pois os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão, que futuramente serão analisados pelo governo federal”.

Esquerda criticou medida, mas esquecem que WD também tentou privatizar a Saúde do PI

Como já citado, o decreto assinado e, posteriormente revogado pelo presidente Jair Bolsonaro foi alvo de inúmeras críticas, principalmente no meio político, em específico da esquerda. No entanto, o site ‘O Antagonista’, trouxe uma lembrança aos petistas, pois o governador Wellington Dias, em 2016, protagonizou um contrato entre a administração estadual e a Cruz Vermelha Brasileira para a gestão de uma unidade de pronto atendimento (UPA) no município piauiense de São Raimundo. O caso foi parar na Justiça e o desembargador Arnaldo Boson, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, confirmou a decisão de tornar nulo o contrato. À época, o magistrado considerou que se tratava de “privatização de serviços públicos, por meio da terceirização de serviços”. É como diz o caboclo, ‘quem tem telhado de vidro não atira pedra na casa dos outros’, ou não deveria.


Padre deixa sacerdócio e tenta eleição em Matias Olímpio

Foto: Divulgação

Depois do padre Walmir Lima, em Picos, mais um sacerdote se afastou da igreja para disputar as eleições no Piauí. Trata-se do padre Luís Gomes de Oliveira (PT) que enfrentará outros quatro candidatos na cidade de Matias Olímpio-PI. O padre é natural de Pedro II mas mora no respectivo município a pouco mais de seis anos, onde atuava como religioso. Vale ressaltar que sua candidatura não é aceita pela igreja e o bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, ressalta a proibição do Vaticano de que sacerdotes disputem cargos eletivos e de participarem da política partidária e quando se candidatam são afastados do exercício do ministério sacerdotal.

Facções treinam e punem adolescentes que estão entrando no crime

Na Vila Firmino Filho, na zona leste de Teresina, as facções criminosas estão treinando os adolescentes e também punindo, principalmente quando os jovens vão contra as “leis” do grupo. Foi divulgado na Internet vários jovens sendo agredidos na modalidade “palmatória”, pois eles realizaram assaltos nas regiões que eles moram. A falta de segurança só aumenta, e consequentemente as facções ficam mais fortes nas periferias da cidade. O IV Conselho de Teresina está acompanhando o caso.

Homem é preso suspeito de estuprar cadela em Piripiri

Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso, após ser denunciado de que estaria cometendo abusos sexuais contra uma cadela no município de Piripiri, no Norte do Piauí.  A Associação Proteção e Amor dos Animais da cidade, representada por Alan Baian, fez a denúncia. Segundo relatos de vizinhos do acusado, era constante a prática de abuso com o animal, que ainda fazia ameaças com uma faca aos moradores. 

Em Pauta!

Na reta final de eleições, fake news tem tomado redes sociais em Teresina

Redação Encarando

Publicado

em

Nos últimos dias que antecedem o pleito municipal, as fake news tem tomado uma grande proporção e sendo espalhadas sem nenhuma responsabilidade através das redes sociais. Primeiro, Dr. Pessoa (MDB), teve uma falsa lista de secretariado divulgada em grupos de Whatsapp, na qual o candidato afirmou ser falsa, a mesma coisa aconteceu com Kleber Montezuma (PSDB), que teve nomes de aliados divulgados com os respectivos cargos direcionados a cada um. Nessa mesma semana, uma outra notícia falsa, dava conta da criação de uma taxa de pedágio, no valor de R$ 2,00, pelo prefeito Firmino, que seria aplicada aos transeuntes que circulam entre as cidades de Teresina e Timon. As fake news tem se tornado cada vez mais frequentes nas redes sociais e, devem ser combatidas por todos, independente do posicionamento político. Os órgãos competentes, também deveriam ficar mais atentos à estas ações ilegais, com fins visivelmente eleitoreiros.

…Muitos crimes eleitorais também tem sido denunciados

Continuando a falar sobre o pleito municipal, além das fake news, um outro crime eleitoral também é preocupante: A compra de votos. Nos municípios piauienses, a prática tem sido alvo de várias denúncias ao Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores. Líderes de campanhas já foram, inclusive, flagrados com dinheiro vivo, além disso, há relatos de gestores que teriam contratado centenas de servidores, sem a realização de concurso, isso tudo, por troca de votos. Muitos eleitores, não acreditam ser possível mudar a história de sua comunidade e insistem na ideia de que a corrupção é inerente à política brasileira. Todavia, as eleições municipais deste ano determinarão o futuro de cada cidade para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.

Nova pesquisa reforça disputa de 2º turno será entre Pessoa e Montezuma

A última pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade, sobre as intenções de voto em Teresina, reforça as afirmativas sobre a decisão eleitoral em um segundo turno na capital. O levanta realizado dos dias 06 a 08 de novembro, com 1.000 eleitores. A estimulada aponta Dr. Pessoa com 32,20%; Kleber Montezuma com 27,70%; Fábio Abreu com 10%; Fábio Novo com 6,86%; Gessy Fonseca com 3,10%; Simone Pereira com 1,30% e Major Diego com 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%. Não souberam ou não opinaram, 12,50%; brancos e nulos somara 3,60%. Na espontânea, Pessoa aprece com 28,70%; Montezuma com 25,70%; Fábio Abreu, 9,60%; Fábio Novo, 6,50%; Gessy Fonseca, 2,90%; Simone Pereira, 1,20%; Major Diego, 1%. Nesta, os demais candidatos também não conseguiram chegar a 1% das intenções e 23% dos entrevistados responderam não saber em quem votar ou não souberam opinar.

Fábio Novo diz que as pessoas tem saudade da ‘era PT’

Foto: Divulgação

O candidato Fábio Novo (PT), tem buscado cada vez mais associar sua imagem à do ex-presidente Lula. Defensor ferrenho do seu partido e com discurso populista, Novo diz acreditar que as pessoas sentem saudades da era dos governos Lula e Dilma. Uma constatação um tanto quanto arriscada, não?!

Bolsonaro volta a polemizar ao falar sobre coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), voltou a fazer declarações polêmicas em relação à COVID-19. Dessa vez, o presidente falou sobre a possibilidade de uma segunda onda da doença no país, afirmando que caso ocorra é só ter tratamento precoce. “Em relação a uma 2ª onda, é só ter o tratamento precoce. Conversa com o médico, têm 3 medicamentos para outras coisas, mas que serve também para combater a covid, que a princípio se resolve o assunto”,disse o presidente durante live realizada através de suas redes sociais na noite de ontem.

Presos são colocados para trabalhar em reforma na Cadeia Pública de Altos

Foto: Divulgação

A Secretaria de Justiça do Piauí tem realizado um projeto para a reinserção social de internos através do trabalho da Cadeia Pública de Altos, através do trabalho na manutenção da unidade penal. Utilizando a mão de obra carcerária, a penitenciária está em processo de construção de um abrigo destinado aos familiares dos internos. Segundo a Sejus, o objetivo é ter um local que leve mais conforto aos visitantes que esperam pelo horário de visitas. A Secretaria ainda afirma que todas as atividades são realizadas de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), que consiste em garantir o direito dos internos de trabalhar e receber a remição de um dia de sua pena a cada três dias trabalhados.

Continue Lendo

Em Pauta!

Montezuma diz já ter adesões para a disputa do segundo turno em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O candidato Kleber Montezuma (PSDB), diz acreditar que não há dúvidas que a disputa eleitoral em Teresina vá para o segundo turno e já trabalha para isso. De acordo com o candidato tucano, muitos políticos já o estão procurando para uma aliança na próxima fase da disputa eleitoral. Ele ainda diz que ao cenário atual, se deve à divulgação de pesquisas de opinião recentes, que dão conta de um embate entre ele e o candidato Dr. Pessoa (MDB).

Sobrinho de Firmino adere à campanha de Dr. Pessoa

Foto: Divulgação

Não é de hoje que o deputado Firmino Paulo vem tecendo críticas ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, que é seu tio. O deputado rompeu com o grupo político do gestor teresinense antes mesmo da campanha política, e agora, se aliou ao médico, tendo inclusive, participado de eventos de campanha pela capital.

Prefeito Gil Carlos é alvo de ação do Ministério Público

O prefeito de São João do Piauí (PT), Gil Carlos, está sendo alvo de uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, por ofensa aos princípios da moralidade e impessoalidade. Segundo o MP, o prefeito, ao longo dos dois mandatos (2013/2016 e 2017/2020), utilizou sua residência para promover eventos, programas sociais do município e até mesmo confraternizações. Segundo o órgão, tal ação ataca o princípio da moralidade, principalmente no que se refere a promoção em destaque do gestor.O Ministério ainda alertou que nesse caso, a figura do gestor sobressai a do município e fere severamente o princípio da impessoalidade. Entre as punições previstas na legislação estão: o ressarcimento integral do dano, se houver, a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

O plano do PSD no Piauí

O PSD, do deputado federal Júlio César, anunciou uma meta ousada para o pleito municipal: Eleger, ao menos, 90 candidatos nos municípios do Piauí. O objetivo é fortalecer a sigla e, se possível, chegar à primeira colocação no que diz respeito ao número de prefeitos no estado. Atualmente a sigla possui 43 gestores no poder e fica atrás apenas do Progressistas, que detém a maior parcela de gestores do estado. Mas toda essa ousadia, não teria a ver com 2022??

Bolsonaro sobre Biden: “Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que “quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”, isso ao se referir a possíveis barreiras comerciais impostas por outros países condicionadas à preservação da Amazônia. No discurso, o presidente se referiu a Biden, como “1 grande candidato à chefia de Estado”. Vale lembrar que Biden propôs formar de uma coalizão internacional para transferir US$ 20 bilhões (cerca de R$ 115 bilhões) ao Brasil para a preservação da Amazônia. Foi a 1ª vez que Bolsonaro se refere indiretamente a Biden depois de a mídia norte-americana declarar a vitória do postulante democrata.

Ex-vice é condenado a pagar indenização à ex-prefeita

Na cidade de Santo Antônio de Lisboa, no Piauí, o ex-vice prefeito,Valmir Barbosa, condenado a pagar R$ 20 mil para a ex-prefeita Francisca Ivete, após acusá-la, por improbidade administrativa. A ação foi desencadeada de um depósito referente referente a uma obra no povoado Baixa Grande, na conta de Barbosa. 

Continue Lendo

Em Pauta!

Escolha do novo reitor da Ufpi pode ser definida hoje

Redação Encarando

Publicado

em

Foto: Reprodução

O nome do novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pode ser anunciado nesta terça-feira (10). Segundo informações, o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, deve entregar hoje ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a lista com os nomes dos mais votados, entre eles estão, Gildásio Guedes, que teve mais votos nominais, e André Macedo, com maior número de votos no Conselho.

Dr. Pessoa terá que se explicar a promotoria

Dr. Pessoa (MDB) terá que se explicar à promotora, Giana Vieira de Carvalho, da 98ª zona eleitoral sobre a realização da campanha eleitoral mesmo quando ele alegou estar contaminado com o coronavírus. A representação foi protocolada pelo candidato, Mário Rogério (Cidadania), após o médico afirmar que não participou de um debate na TV por estar contaminado. Sendo assim, a promotora deu prazo de cinco dias, a contar da notificação, para Dr. Pessoa explicar a situação.

PP define meta nas eleições municipais visando 2022

O Progressistas, do senador Ciro Nogueira, planeja eleger de 80 a 90 prefeitos nos municípios do Piauí. A intenção, é fortalecer a sigla para o pleito de 2022, no qual o partido pretende lançar candidato à governo do estado.


Lojas do Centro de Teresina tem horários de funcionamento ampliado

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), assinou decreto que amplia os horários de funcionamento das lojas do Centro de Teresina. Agora, os estabelecimentos podem voltar a abrir em horário normal, das 08h às 18h. De acordo com a Prefeitura, a mudança acontece após os números de infecção pelo novo coronavírus se manterem estáveis na capital.

Estudos da vacina CoronaVac são interrompidos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu os estudos clínicos da vacina contra a covid-19, CoronaVac. O anúncio foi feito na noite de ontem (09/11). De acordo com a justificativa utilizada pela Anvisa, a suspensão ocorre por causa de um “evento adverso grave”, do dia 29 de outubro, entretanto, não foi informado o que teria acontecido. Com a interrupção dos testes, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado com o imunizante, que no Brasil estava sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Falando em vacina…

O presidente Jair Bolsonaro garantiu que o governo irá adquirir vacinas contra a COVID-19, no entanto, voltou a defender que as pessoas não serão obrigadas a se vacinarem. A declaração aconteceu durante live realizada pelo presidente nesta segunda-feira (09).

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat