Após repercussão negativa, Bolsonaro revoga decreto sobre privatização dos postos de saúde do SUS

Após grande repercussão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou o decreto que colocava UBS (unidades básicas de saúde) no escopo de interesse do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) após repercussão negativa gerada pela edição da norma. O anúncio da revogação foi feito por Bolsonaro através de suas redes sociais com uma mensagem intitulada “o SUS e sua falsa privatização”. O decreto assinado pelo presidente e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, colocava a atenção primária – porta de entrada do SUS – na mira do programa de concessões e privatizações do governo.  Previa que fossem feitos estudos “de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde. A medida foi alvo de muitas críticas nos meios de comunicação e redes sociais. Para tentar amenizar a questão, o Palácio do Planalto, através da Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou um texto explicando que “a medida não representa qualquer decisão prévia, pois os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão, que futuramente serão analisados pelo governo federal”.

Esquerda criticou medida, mas esquecem que WD também tentou privatizar a Saúde do PI

Como já citado, o decreto assinado e, posteriormente revogado pelo presidente Jair Bolsonaro foi alvo de inúmeras críticas, principalmente no meio político, em específico da esquerda. No entanto, o site ‘O Antagonista’, trouxe uma lembrança aos petistas, pois o governador Wellington Dias, em 2016, protagonizou um contrato entre a administração estadual e a Cruz Vermelha Brasileira para a gestão de uma unidade de pronto atendimento (UPA) no município piauiense de São Raimundo. O caso foi parar na Justiça e o desembargador Arnaldo Boson, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, confirmou a decisão de tornar nulo o contrato. À época, o magistrado considerou que se tratava de “privatização de serviços públicos, por meio da terceirização de serviços”. É como diz o caboclo, ‘quem tem telhado de vidro não atira pedra na casa dos outros’, ou não deveria.


Padre deixa sacerdócio e tenta eleição em Matias Olímpio

Foto: Divulgação

Depois do padre Walmir Lima, em Picos, mais um sacerdote se afastou da igreja para disputar as eleições no Piauí. Trata-se do padre Luís Gomes de Oliveira (PT) que enfrentará outros quatro candidatos na cidade de Matias Olímpio-PI. O padre é natural de Pedro II mas mora no respectivo município a pouco mais de seis anos, onde atuava como religioso. Vale ressaltar que sua candidatura não é aceita pela igreja e o bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, ressalta a proibição do Vaticano de que sacerdotes disputem cargos eletivos e de participarem da política partidária e quando se candidatam são afastados do exercício do ministério sacerdotal.

Facções treinam e punem adolescentes que estão entrando no crime

Na Vila Firmino Filho, na zona leste de Teresina, as facções criminosas estão treinando os adolescentes e também punindo, principalmente quando os jovens vão contra as “leis” do grupo. Foi divulgado na Internet vários jovens sendo agredidos na modalidade “palmatória”, pois eles realizaram assaltos nas regiões que eles moram. A falta de segurança só aumenta, e consequentemente as facções ficam mais fortes nas periferias da cidade. O IV Conselho de Teresina está acompanhando o caso.

Homem é preso suspeito de estuprar cadela em Piripiri

Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso, após ser denunciado de que estaria cometendo abusos sexuais contra uma cadela no município de Piripiri, no Norte do Piauí.  A Associação Proteção e Amor dos Animais da cidade, representada por Alan Baian, fez a denúncia. Segundo relatos de vizinhos do acusado, era constante a prática de abuso com o animal, que ainda fazia ameaças com uma faca aos moradores.