Na reta final de eleições, fake news tem tomado redes sociais em Teresina

Nos últimos dias que antecedem o pleito municipal, as fake news tem tomado uma grande proporção e sendo espalhadas sem nenhuma responsabilidade através das redes sociais. Primeiro, Dr. Pessoa (MDB), teve uma falsa lista de secretariado divulgada em grupos de Whatsapp, na qual o candidato afirmou ser falsa, a mesma coisa aconteceu com Kleber Montezuma (PSDB), que teve nomes de aliados divulgados com os respectivos cargos direcionados a cada um. Nessa mesma semana, uma outra notícia falsa, dava conta da criação de uma taxa de pedágio, no valor de R$ 2,00, pelo prefeito Firmino, que seria aplicada aos transeuntes que circulam entre as cidades de Teresina e Timon. As fake news tem se tornado cada vez mais frequentes nas redes sociais e, devem ser combatidas por todos, independente do posicionamento político. Os órgãos competentes, também deveriam ficar mais atentos à estas ações ilegais, com fins visivelmente eleitoreiros.

…Muitos crimes eleitorais também tem sido denunciados

Continuando a falar sobre o pleito municipal, além das fake news, um outro crime eleitoral também é preocupante: A compra de votos. Nos municípios piauienses, a prática tem sido alvo de várias denúncias ao Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores. Líderes de campanhas já foram, inclusive, flagrados com dinheiro vivo, além disso, há relatos de gestores que teriam contratado centenas de servidores, sem a realização de concurso, isso tudo, por troca de votos. Muitos eleitores, não acreditam ser possível mudar a história de sua comunidade e insistem na ideia de que a corrupção é inerente à política brasileira. Todavia, as eleições municipais deste ano determinarão o futuro de cada cidade para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.

Nova pesquisa reforça disputa de 2º turno será entre Pessoa e Montezuma

A última pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade, sobre as intenções de voto em Teresina, reforça as afirmativas sobre a decisão eleitoral em um segundo turno na capital. O levanta realizado dos dias 06 a 08 de novembro, com 1.000 eleitores. A estimulada aponta Dr. Pessoa com 32,20%; Kleber Montezuma com 27,70%; Fábio Abreu com 10%; Fábio Novo com 6,86%; Gessy Fonseca com 3,10%; Simone Pereira com 1,30% e Major Diego com 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%. Não souberam ou não opinaram, 12,50%; brancos e nulos somara 3,60%. Na espontânea, Pessoa aprece com 28,70%; Montezuma com 25,70%; Fábio Abreu, 9,60%; Fábio Novo, 6,50%; Gessy Fonseca, 2,90%; Simone Pereira, 1,20%; Major Diego, 1%. Nesta, os demais candidatos também não conseguiram chegar a 1% das intenções e 23% dos entrevistados responderam não saber em quem votar ou não souberam opinar.

Fábio Novo diz que as pessoas tem saudade da ‘era PT’

Foto: Divulgação

O candidato Fábio Novo (PT), tem buscado cada vez mais associar sua imagem à do ex-presidente Lula. Defensor ferrenho do seu partido e com discurso populista, Novo diz acreditar que as pessoas sentem saudades da era dos governos Lula e Dilma. Uma constatação um tanto quanto arriscada, não?!

Bolsonaro volta a polemizar ao falar sobre coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), voltou a fazer declarações polêmicas em relação à COVID-19. Dessa vez, o presidente falou sobre a possibilidade de uma segunda onda da doença no país, afirmando que caso ocorra é só ter tratamento precoce. “Em relação a uma 2ª onda, é só ter o tratamento precoce. Conversa com o médico, têm 3 medicamentos para outras coisas, mas que serve também para combater a covid, que a princípio se resolve o assunto”,disse o presidente durante live realizada através de suas redes sociais na noite de ontem.

Presos são colocados para trabalhar em reforma na Cadeia Pública de Altos

Foto: Divulgação

A Secretaria de Justiça do Piauí tem realizado um projeto para a reinserção social de internos através do trabalho da Cadeia Pública de Altos, através do trabalho na manutenção da unidade penal. Utilizando a mão de obra carcerária, a penitenciária está em processo de construção de um abrigo destinado aos familiares dos internos. Segundo a Sejus, o objetivo é ter um local que leve mais conforto aos visitantes que esperam pelo horário de visitas. A Secretaria ainda afirma que todas as atividades são realizadas de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), que consiste em garantir o direito dos internos de trabalhar e receber a remição de um dia de sua pena a cada três dias trabalhados.