Eles votaram juntos e shallow now para tirar Coaf de Sérgio Moro

A Câmara dos Deputados aprovou através de uma votação, nesta quarta-feira (22), a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o ministério da Economia.

Dos deputados piauienses que participaram da sessão no plenário, apenas Júlio César do PSD votou a favor para que o conselho permanecesse com o ministro Sérgio Moro.

Dos 10 deputados federais do Piauí, 08 votaram juntos e “shallow now” para tirar o Coaf das mãos de Moro. São eles:

Rejane Dias (PT)

Flávio Nogueira (PDT)

Marcos Aurélio Sampaio (MDB)

Marina Santos(SDD)

Merlong Solano (PT)

Margarete Coelho (PP)

Átila Lira (PSB)

Iracema Portella(PP)

O deputado Assis Carvalho (PT) não compareceu à sessão.

Sérgio Moro obteve 210 votos a favor para que o Coaf ficasse em seu poder, porém, 228 deputados votaram contra, além de quatro abstenções. Após a votação, Moro lamentou a resolução. O ministro tinha o órgão sob sua alçada, na pasta da Justiça e Segurança Pública, desde que assumiu o mandato de Ministro no governo Bolsonaro.

“Sobre a decisão da maioria da Câmara de retirar o Coaf do Ministério da Justiça, lamento o ocorrido. Faz parte do debate democrático. Agradeço aos 210 deputados que apoiaram o MJSP e o plano de fortalecimento do Coaf”, afirmou o Ministro ao site O Antagonista.

A mudança da resolução se deu através da votação da medida provisória 870, defendida veementemente pelos partidos do Centrão e da oposição. Assim, o órgão voltará a integrar a estrutura do Ministério da Fazenda, como era no ano passado.

O governo defendia a permanência do Coaf na Justiça, com o objetivo de facilitar a investigação de crimes no sistema financeiro e, dentre outros, a lavagem de dinheiro. Dá para entender por que alguns deputados piauienses votaram contra a permanência do órgão nas mãos de Sérgio Moro. Medo da cadeia! Vai Encarar?