Wellington Dias nega assinar carta a favor a Reforma da Previdência

Na última quinta-feira (6), o governador Wellington Dias (PT) divulgou no site do governo que ele e outros oito governadores do nordeste assinaram uma carta direcionada à Presidência da República a respeito do projeto de reforma da Previdência, do governo federal.

De acordo com informações da matéria, a carta assinada por Wellington, enfatiza a necessidade de um entendimento para a aprovação da reforma.

Porém, parece que algo aconteceu de ontem para hoje, que Wellington Dias negou ter assinado essa carta. Segundo o site O Antagonista, além de Wellington, a governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, afirmaram não ter assinado a carta de governadores pela manutenção de estados na reforma da Previdência.

“Não autorizei a minha assinatura no citado documento”, escreveu Fátima Bezerra no Twitter.

“Também não assinei, companheiro. Defendo a necessidade da Reforma, mas não da forma que está sendo apresentada”, disse Wellington Dias, pela mesma rede social, em resposta ao governador Flávio Dino.

Mas o nome de Wellington está entre os 25 governadores inscritos na carta. Confira na foto:

Mas o que será que aconteceu? Wellington assinou ou não a carta?

Entenda o caso:

O que aconteceu na verdade é que existiram duas cartas. Uma assinada por Wellington e divulgada nas mídias oficiais do governo e outra, divulgada na tarde da quinta-feira (6), feita pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

A confusão se deu na verdade foi por causa das assinaturas dessa carta de Ibaneis, que não contava com o respaldo dos governadores do Nordeste.

O texto de Ibaneis -sobre o qual alguns governos discordaram, em sua primeira versão, critica duramente o Congresso, manifesta apoio à reforma e também defende a manutenção dos Estados no texto, mas não levanta os pontos com os quais os governadores não concordam.

Posto isso, os governadores do Nordeste fizeram uma nova carta sobre a Previdência e negaram apoio ao texto do governador do Distrito Federal.

Ainda sobre o assunto, o secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou a imprensa nacional que, de uma forma geral, os estados do Nordeste acreditam que é importante permanecer na reforma da Previdência, mas com algumas ressalvas.

“Foi divulgada uma carta conjunta em apoio à reforma, assinada por nove governadores da região, pedindo alterações em alguns pontos do texto. Com essas modificações que eles colocaram, os governadores tenderiam a apoiar a proposta. A questão é que alguns estão se posicionando contra a proposta que está colocada, não é? Então, havendo essas modificações, havendo uma proposta que atenda a esses pontos, eu acredito que haveria, sim, a adesão dos governadores também da região Nordeste”, declarou Fonteles.