Siga as Redes Sociais

Vai Encarar?

Depressão pode ter feito 20 adolescentes desmaiar e vomitar em escola do Piauí

Publicado

em

Imagine a cena da Netflix: um grupo de 20 adolescente, do sexo feminino, grudadas no celular, em um recreio normal de uma escola. Quando, de repente, as 20 passam mal, desmaiam e vão parar no hospital.

Não é cena de filme. Isso aconteceu de verdade na Unidade Escolar Otávio Falcão, na cidade de Porto, Norte do Piauí, em um dia “normal” do colégio, segundo o diretor, Dário Cardeck, declarado à imprensa local.

O “povo” da cidade, como sempre, começou inventar fofoca, por não saberem o motivo dos vômitos e desmaios. A primeira informação dizia que a escola tinha problemas espirituais. Tipo “Caça Fantasmas”.

Eu não duvido, pois o sobrenome do diretor é parecido com o sobrenome do pai do espiritismo, Alan Kardec. “A maioria dos casos de mal súbito acontecem com meninas, elas possuem problemas com depressão, passam muitas horas no celular, chegando muitas vezes a ficar sem dormir por dias”, comentou Dário.

A Polícia Civil descartou, até o momento, a hipótese dos menores terem tido algum tipo de intoxicação. A Seduc já enviou nota negando que tenha responsabilidades sobre o caso. Então, quem são os culpados?

Depressão mata jovens!

Dentre as vítimas levadas ao hospital, o delegado informou haver casos de depressão, síndrome do pânico e automutilação. Problemas emocionais difíceis de identificar. Diferentemente de problemas de saúde física, em que os sintomas são claros.

Essas alunas, provavelmente, manifestaram transtornos de humor, alterações comportamentais, sem a família ou escola perceber.

Quando o humor de uma jovem torna-se persistentemente negativo, passando a causar prejuízos, ela pode estar atravessando um episódio de depressão.

Ao identificar um aluno em sofrimento, a conversa com a criança e com os pais deve ser empática. É importante que os adultos compreendam o sofrimento do jovem e ofereçam ajuda. A escola pode fornecer informações que auxiliem a família a lidar com o problema (Foto: Tomás Arthuzzi)

No caso da depressão entre adolescentes, como, supostamente, aconteceu com as meninas de Porto, ela culminou em um mal-estar emocional prolongado. Esse mal-estar, junto a outros fatores, levou ao extremo do mal súbito coletivo das garotas.

Há muito tempo que as jovens dessa escola precisam de uma ajuda psicológica e ninguém, nem família, nem a própria escola, percebeu. Elas precisam de ajuda urgente!

Se a família ou o colégio continuarem ignorando os problemas psicológicos delas, é provável que acabem como muitos outros jovens que sofrem por dentro e não conseguem um apoio emocional: dentro de um caixão. Vai Encarar?

Alterações significativas no comportamento podem ser observadas:

#Acessos de tristeza

#Irritação e raiva combinados

#Isolamento

#Queda no rendimento escolar

#Perda ou ganho de peso

#Ocorrência de comentários autodepreciativos ou desesperançosos em relação ao futuro

#Demonstração do desejo de pôr fim à vida

#Desinteresse em realizar atividades que demonstrava prazer anteriormente

Polícia

Comandante da PM do MA foge de cooperativismo e afirma que vai prender policial suspeito de matar médico em Imperatriz

Publicado

em

O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pedro Ribeiro, afirmou durante entrevista para o portal Imperatriz e Região que o soldado Adonias Sadda, suspeito de matar médico Bruno Calaça, em Imperatriz, foi covarde e frio.

Após a repercussão do assassinado, o comandante Pedro Ribeiro, se pronunciou sobre o caso e afirmou que a corporação trabalhar para prender o suspeito. “O Bruno nem chegou a discutir com ele. Estava sentado. (…) A gente observa nas imagens que ele simplesmente atirou no rapaz. Covarde, covarde, e frio. E nós vamos dar uma resposta para essa falha, que é a prisão, excluindo ele da corporação”, disse o coronel.

O comandante foi claro e mostrou que não compactua com crimes cometidos por policiais.

Entenda o caso

Bruno Calaça Barbosa foi morto a tiros em uma festa realizada em um estabelecimento na avenida Beira-Rio, na madrugada desta segunda-feira.

De acordo com testemunhas, o jovem foi morto após um desentendimento com uma terceira pessoa envolvida, mas o soldado Adonias Sadda acabou atirando contra o médico Bruno Calaça.

Continue Lendo

Polícia

Bandidos são presos após realizarem arrastão em “cabaré” na zona sul de Teresina

Publicado

em

Três homens, que não tiveram as identidades reveladas, foram presos em flagrante na noite dessa sexta-feira (24) durante arrastão em um “cabaré”, localizado no bairro Lourival Parente, na zona sul de Teresina.

De acordo com informações da Polícia Militar, o trio invadiu a casa de entretenimento de adultos e realizou um arrastão. Clientes e garotas de programa foram rendidas durante o assalto. Uma vítima conseguiu se esconder e acionou uma equipe da Polícia Militar.

A prisão foi realizada no momento em que o trio saiu de dentro do “cabaré”. A polícia apreendeu três armas de fogo, sete celulares e uma carteira, que provavelmente era de uma das vítimas. Os indivíduos foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Teresina.

Continue Lendo

Opinião

Pré-campanha já começou? Deputado Fábio Abreu faz cena durante prisão de assaltante em Teresina

Publicado

em

Populares flagraram o deputado federal Fábio Abreu (PL) fazendo uma verdadeira encenação durante a prisão de um suposto assaltante de veículos no bairro Tabuleta, na zona Sul de Teresina.

O parlamentar que não é mais Secretário de Segurança participou da prisão do suspeito.

No passado, Fábio Abreu protagonizou outra cena também próximo do período eleitoral. Ele foi filmado pisando na cabeça de um suspeito durante uma abordagem policial. A cena viralizou nas rede sociais e o marketing político plantou na cabeça da população, que clamava por segurança, que o capitão seria a salvação.

Mas, o conto foi por água a baixo logo no primeiro ano, que ele assumiu com secretário de segurança. Teve várias oportunidades de fazer a diferença, mas em todas a força policial do Estado só foi usado com o único objetivo de fazer campanha política.

A reflexão que fica é:

Até quando o capitão vai usar a população, e até os bandidos, para ganhar mídia?

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat