Mais um caso: Gay tenta se jogar da ponte e é impedido pela polícia

Aconteceu de novo. Em menos de dois dias, uma segunda pessoa tenta tirar a vida se jogando de uma das pontes de Teresina. Segundo informações da polícia, no início da tarde desse sábado (15), um rapaz homossexual foi impedido de cometer suicídio na Ponte Estaiada João Isidoro França(Ponte Estaiada).

De acordo com o comandante do 1° Batalhão, major Lacerda, um homem que estava no local ficou tentando acalmar a vítima, para dar tempo da polícia chegar. “Fomos acionados pelo Copom, e quando chegamos no local, um homem já estava tentando conter. Conseguimos tirar a vítima da ponte”, contou.

40% dos gays já pensaram ou tentaram cometer suicídio, revela pesquisa

Ainda não se sabe os motivos pelos quais o jovem gay tentou tirar a própria vida. O que se sabe é que, a rejeição da sociedade por conta da orientação sexual pode ser um dos fatores para desencadear depressão, resultando muitas vezes em episódios de suicídio como esse da ponte.

De acordo com uma pesquisa, cerca de 40% dos homossexuais adolescentes entrevistados afirmaram que já pensaram, planejaram e até tentaram dar fim à própria vida por conta da sua sexualidade. Número que cai para 15% para aqueles que se identificam como heterossexuais.

O estudo ainda revelou que o desejo suicida é maior em mulheres lésbicas. Já nos bissexuais a mesma situação apresenta em 30% dos participantes, desta parcela 46% afirmaram ter pensamentos suicidas nos últimos 12 meses. O relatório ouviu 15.624 adolescentes LGBT.

Preconceito mata!

O resultado da pesquisa é assustador, e que realmente faz você pensar como esses comportamentos suicidas são comuns na comunidade LGBT em Teresina, pois não é o primeiro caso noticiado pela imprensa.

O comprometimento da autoestima é apontado como fator resultante da discriminação sofrida pelos gays. A saúde mental dos jovens homossexuais é uma preocupação local e deve ser tratado como problema de saúde pública. 

Tenha consciência que, o seu desrespeito ou a não aceitação de uma determinada orientação sexual de um adolescente gay pode levá-lo a ter sentimentos relacionados à exclusão, culpa, medo, tristeza e inadequação.

Todos esses sentimentos podem levar ao adoecimento ou à instalação de um transtorno psiquiátrico, como a depressão. Esse transtorno, se não corretamente tratados, podem levar a pensamentos de morte, ideação, planejamentos e tentativas de suicídio.

Portanto, tenha consciência que o preconceito contra outras orientações sexuais, que não a heterossexual, pode matar. Ser gay não é pecado e se alguém próximo a você estiver sofrendo por causa de preconceito, ajude. Pois, nem sempre a vida pode ser salva a tempo, como a do rapaz da ponte. Vai Encarar?