Presos ficam sem água, colchão e comida na ala "Barroso" da Major César

Você é a favor da frase “bandido bom é bandido morto?” Então você vai gostar de assistir a um vídeo que circula na internet, filmado por um agente penitenciário, dentro da Colônia Agrícola Penal Major César.

No vídeo, o agente faz um “tour” no presídio no período da noite, em especial na ala de triagem conhecida como “Barroso”. Segundo o relato dos presos que aparecem na filmagem, os detentos da “Barroso” ficam sem água para tomarem banho, sem colchão para dormir e comida decente, servida apenas uma vez ao dia.

Eu sou “meio” a favor da frase exposta no início desse texto, mas as imagens me fizeram repensar sobre o assunto, ao assistir as cenas de degradação humana impostas aos presos. Gosto da ideia de vê-los pagando severamente pelos crimes cometidos. Porém, tudo tem limite e o que vi ali foi um misto de sadomasoquismo com tortura.

As celas estavam úmidas, por conta de uma infiltração perceptível nas paredes. Os homens possuíam só as roupas do corpo, então, imagine o frio.

As torneiras e chuveiros não saem água para banho e asseio. Os detentos relatam que, ficam até as 15h sem comida e, quando chega, é apenas arroz duro, sem sal, com poucos pedaços de salsicha.

Então imagine a cena: vários homens, em um local fechado, úmido, fedendo a merda, dormindo no chão e com fome. É ou não tortura? É ou não uma bomba relógio para a sociedade? Veja o vídeo e tire suas conclusões.

Um presídio cheio de lixo, infiltrações e esgoto a céu aberto

Um segundo vídeo, feito pelo mesmo agente, mostra a parte externa da Major César. Nele, o policial reclama de calçadas quebradas e do esgoto a céu aberto, que pode ser um possível foco de doenças para os presos e consequentemente, para quem trabalha no local.

Segundo uma pesquisa inédita do instituto Ipsos, os direitos humanos defendem mais os criminosos que suas vítimas.

Os críticos de qualquer ideia sobre direitos humanos partem do seguinte pressuposto: esses presos no vídeo são pessoas ruins, merecem punições doloridas. Uma cela espaçosa e refeições razoavelmente variadas e nutritivas não fazem qualquer sentido. Apenas o sofrimento faz sentido. A morte talvez faça sentido. Conforto, jamais. Mas em casos como esse denunciado no vídeo, acho que os direitos humanos deveriam ser acionados para investigar o caso.

Esses detentos merecem o mínimo de dignidade, pois (queiram ou não) são seres humanos.

E você, ficou indignado ou se divertiu com o vídeo da situação dos presos da ala ” Barroso” da Major César? Vai Encarar?