Venezuelanos vão de táxi pedir esmolas em sinais; Prefeitura orienta a não dar dinheiro

Ao que parece, os problemas com os venezuelanos em Teresina estão longe de acabar. Fotos que circulam em grupos de WhatsApp denunciam um suposto esquema de arrecadação de esmolas feitas pela comunidade estrangeira na capital.

E um dos compartilhamentos, uma pessoa que diz ser autor das imagens diz:

“Vejam a sabedoria dos venezuelanos e como querem enganar a todos se passando por coitadinhos. É assim que eles são distribuídos nos sinais de trânsito: O táxi deixa os estrangeiros nos sinais para pedirem esmolas e os pegam mais tarde. Isso são todos os dias, parece brincadeira, mas não é, fotografei para constatar nossa veracidade.”

Os teresinenses convivem com esse problema desde maio, quando o primeiro grupo chegou na capital. Atualmente, os venezuelanos estão divididos em quatro abrigos. A prefeitura já tentou oferecer ajuda, entretanto, eles se negam a receber as equipes do Serviço Social.

Os estrangeiros andam pelas ruas da cidade e podem ser encontrados, principalmente nos semáforos, onde mulheres acompanhadas crianças, em sua grande maioria de colo, saem pedindo doações em dinheiro.

Em entrevista a imprensa nesta terça-feira (18), o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveiro, orientou a população para que não façam doações de esmolas nas ruas para esses imigrantes.

Reprodução/redes sociais

“Nós não podemos fortalecer a mendicância, independente de qualquer contexto, peculiaridade ou cultura de nossos irmãos venezuelanos que chegam a nossa cidade”, disse Samuel.

A Prefeitura de Teresina ainda esclarece que as doações devem ser realizadas de maneira organizada pelas entidades da sociedade civil. Além disso, os Conselhos Tutelares devem fortalecer o monitoramento das crianças venezuelanas que andam pelas ruas.

O governo Federal se dispôs a liberar uma ajuda financeira humanitária para o Piauí. Porém, esses recursos estão em aprovação.

“Eles recebiam uma ajuda financeira muito similar com o Bolsa Família aqui no nosso país. Essa ajuda acabou, foi cessada, e com isso eles vêm se espalhando pelo nosso território”, informou Samuel.

Segundo o secretário, os imigrantes dizem que o objetivo deles é chegar à Argentina. E você, concorda em dar esmolas para os venezuelanos? Se for para ir para “los hermanos” eu dou. Vai Encarar?