Siga as Redes Sociais

Vai Encarar?

Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Eu havia falado nos posts anteriores que os direitos humanos deveria intervir na Penitência Agrícola Major César Oliveira para não haver rebeliões. Pois é, eu tinha razão.

Durante visita íntima entre os presos e suas companheiras, na tarde desta terça-feira (2), ocorreu uma rebelião, onde pelo menos cinco presos e dois agentes penitenciários ficaram feridos.

Segundo informações das esposas, durante a visita, os detentos já estavam com os ânimos acirrados por que um funcionário da Major César teria atirado no pé de um preso.

O estopim para começar a rebelião, teria sido no momento que um detento doente teria pedido para ser medicado e simplesmente ignoraram. Não deu outra, saíram revoltados. Quebraram tudo que encontravam pela frente.

De acordo com informações repassadas à imprensa, os detentos teriam incendiado uma viatura da polícia e destruído uma máquina de raio x caríssima, comprada recentemente para vistoriar os presos.

Segundo informações ainda, durante a confusão, um agente penitenciário teria feito um disparo acidental de arma de fogo e ficado ferido. Policiais atiraram também balas de borracha, para tentar conter a invasão na sala de direção e administração do prédio.

Agente ficou ferido após ser atingido por uma pedrada — Foto: Divulgação/Sinpoljuspi

Agente ficou ferido após ser atingido por uma pedrada — Foto: Divulgação/Sinpoljuspi

Enquanto uns invadiam, outros levavam os familiares para locais seguros fora do presídio. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), pelo menos 200 presos fugiram da Penitenciária durante a rebelião. O prejuízo material ainda não foi contabilizado.

Área administrativa do presídio foi danificada durante rebelião na Major César — Foto: Divulgação/Sinpoljuspi

Área administrativa do presídio foi danificada durante rebelião na Major César — Foto: Divulgação/Sinpoljuspi

Será reformada por bem ou por mal

Há muito tempo que algo teria que acontecer para chamar atenção do Governo do Estado para a situação da Major César. E não é só na infraestrutura não. As condições mínimas de respeito aos direitos humanos tem que ser respeitadas também.

Imagine você, morando num local com esgoto a céu aberto, lixo acumulado, celas superlotadas, sem muita comida nem água. Somado a isso, ser humilhado periodicamente, sem o direito de reclamar.

É o mesmo que criar uma bomba relógio, onde estamos vendo os estragos agora. Quando (ou se recuperarem) esses presos que fugiram, o governo terá que fazer a reforma de qualquer forma.

Enquanto isso, tranquem bem as portas e cuidado. É que durante a fuga, eles teriam levado duas armas da unidade e um revólver de um servidor, que poderá ser usado para a prática de novos crimes. Vai Encarar?

Vai Encarar?

PI: Portaria proibindo relações amorosas em Hospital foi emitida após funcionários terem sido flagrados fazendo sexo dentro da unidade

Redação Encarando

Publicado

em

O Hospital Regional Justino Luz emitiu a Portaria n° 014/2020, que proíbe qualquer ato que ultrapasse os limites de relacionamento profissional entre todos os servidores e prestadores de serviços da unidade hospitalar.

“Os atos proibidos compreendem demonstrações de carinho de forma íntima, devendo os servidores e/ou prestadores de serviços dispensarem entre si o tratamento eminentemente formal”, diz trecho do documento.

Ainda conforme a portaria, quem desobedecer os termos estipulados poderá responder a um  Processo Administrativo Disciplinar.

O documento é assinada pela diretora geral do Hospital, Samara Rodrigues Sá e, segundo informações que chegaram ao Portal Encarando, por meio de um servidor da unidade, que não será identificado, a medida se deu após funcionários terem sido flagrados mantendo relação sexual dentro das dependências da unidade. Entre os nomes apontados estariam os de médicos que atuam no local.

Uma situação extremamente preocupante, uma vez que, vivemos em um momento delicado de pandemia, onde o distanciamento social, as medidas de segurança e higiene são imprescindíveis para o combate a esse vírus, que vem tirando milhares de vidas pelo país. Casos como esse, dentro de um ambiente, que é para ser de cuidados, não podem ser admitidos ou passar impunes, ainda mais, quando se tratam de profissionais que tem como missão, cuidar de pessoas.

Nossa equipe tentou contato com a diretoria do hospital para comentar o caso, mas não conseguiu resposta. Nosso espaço fica aberto para possíveis esclarecimentos, através do e-mail: encarando.com@gmail.com

Continue Lendo

Vai Encarar?

Coordenador da campanha do Fábio Abreu desobedece decreto, mantém depósito de bebidas aberto e humilha policiais durante abordagem em Teresina

Avatar

Publicado

em

O vereador, major Paulo Roberto, e coordenador da campanha do Capitão Fábio Abreu, descumpriu os decretos estaduais e municipais, e manteve o seu depósito de bebidas, localizado no bairro Marquês, na zona norte de Teresina, aberto em plena quarentena.

Mas dessa vez, a patente e as “amizades” (influencias) não valeram mais que os decretos. A Polícia Militar, e equipes do Batalhão de Polícia Ambiental “bateu na porta” do depósito na noite desse sábado (04) e determinou o fechamento do estabelecimento. Durante a abordagem, por ser vereador de Teresina e major, embora reformado, ele ainda humilhou os policiais durante a ação. O major Paulo Roberto chegou a mandar as equipes prender todo mundo que estava no local, pois ele iria resolver.

Quando o coordenador da operação, tenente-coronel Josinaldo, chegou no local, e por ter uma patente maior, o major Paulo decidiu se retirar do estabelecimento. No local, havia aglomeração de pessoas, som alto, e consumo de bebidas alcoólicas dentro do estabelecimento.

Operação Integrada

A operação foi deflagrada para combater a perturbação do sossego alheio na área do 9° BPM. Na noite desse sábado (04) foram realizados dois Termos Circunstâncias de Ocorrências (TCOs) nos bairros Marquês e Buenos Aires. Foram apreendidos uma caixa de som, um aparelho de som e uma mesa de som.

Outro lado

O major Paulo Roberto explicou na tarde desse domingo (05) no momento em que houve a abordagem no estabelecimento estava acontecendo uma live beneficente, com Roncelli dos Teclados e Banda Kalouros, com a presença dos familiares dos artistas. “Eles pediram o espaço, e eu cedi para eles fazerem a live beneficente para arrecadação de cestas básicas para os músicos. (…) No momento da live, eles foram surpreendidos por três policiais militares. (…) Os policiais militares disseram que ninguém podia fazer filmagens deles, e ameaçaram os músicos. Inclusive, soube que os músicos foram tratados como bandidos. Colocados nas paredes, revistados, como se fossem bandidos”, disse.

O vereador ainda explicou que não estava no estabelecimento quando ocorreu a abordagem, e que chegou apenas depois quando foi chamado. “Segunda-feira (06) irei procurar a Corregedoria Geral do Estado do Piauí, juntamente com os músicos e seus familiares, que sofreram esse atentado dos policiais militares”, explicou.

Veja os videos das abordagens!

Continue Lendo

Vai Encarar?

Com milhares de mortes pela Covid-19, Fábio Abreu foi o único deputado do PI a votar contra o adiamento das eleições

Redação Encarando

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. O placar de votação da PEC no segundo turno foi de 407 votos a 70. No primeiro turno, foram 402 votos favoráveis e 90 contrários.

No Piauí, todos os deputados federais votaram a favor da mudança na data do pleito eleitoral, menos o deputado Fábio Abreu, que justificou a ação afirmando que essa foi uma orientação do seu partido, o PL. Além disso, o parlamentar afirmou um mês não “não irá fazer diferença em relação à pandemia”. Lembrando que o deputado é um dos pré-candidatos a prefeito em Teresina.

No Piauí, a Covid-19 já matou 697 pessoas, e no Brasil 60.632 perderam a vida em decorrência da doença, segundo divulgado pelos órgãos oficiais de saúde. Fica o questionamento, será mesmo que um mês não irá fazer a diferença? No caso do Piauí, apesar de pesquisas recentes apresentarem uma queda no índice de transmissibilidade do vírus, a situação ainda é preocupante, sem contar, que em vários estados do país, onde houve um afrouxamento das medidas de isolamento, posteriormente, foi necessário uma regressão.

Torcemos para que até a nova data, estejamos em uma situação verdadeiramente mais confortável. Mas, nesse momento, o que importa de verdade é salvar vidas.

A PEC

Oriunda do Senado, a PEC determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. Por meio de uma emenda de redação, deputados definiram que caberá ao Congresso decidir sobre o adiamento das eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença.

Além de adiar as eleições, a PEC, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita. Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, em 1º de janeiro de 2021.

Veja quadro com novas datas:

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat