Siga as Redes Sociais

Vai Encarar?

‘Que sirva de exemplo’, diz apresentadora Karla Berger após registrar denúncia contra perfil fake

Em entrevista concedida ao Portal Encarando, a apresentadora falou sobre os ataques que vêm sofrendo em suas redes sociais.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A apresentadora da TV Meio Norte, Karla Berger, vem sofrendo com constantes ataques de perfis fakes em suas redes sociais. A apresentadora dos programas Revista MN e Canal Saúde conversou com o Portal Encarando sobre o assunto e informou registrou a denúncia na Delegacia de Crimes Virtuais.

“Já faz algum tempo que venho sendo vítima de contas fakes invadindo a minha privacidade. Nessas contas, eles fazem calúnias e difamação contra mim, principalmente quando posto alguma foto ou vídeo. Sofro com comentários ridículos por conta da diferença de idade entre mim e meu marido e também pela exposição dos meus filhos e, já não é de hoje que venho aguentando esse tipo de coisa. Então absurdos e absurdos são falados e eu não sou obrigada a ficar aguentando isso calada por tanto tempo”.

A apresentadora ainda afirmou que a iniciativa partiu para que sirva como exemplo e encoraje outras pessoas que sofrem com crimes virtuais.

“Para que esse caso sirva de exemplo para outras pessoas eu decidi ir até a delegacia para abrir um inquérito de investigação e registrar um Boletim de Ocorrência. Levei todos os comentários para que fossem anexados ao inquérito, de apenas uma das contas. Acredito que com isso, as outras pessoas que se utilizam de contas fakes para atingir a minha moral possam se exemplar e aprender a respeitar. Ao mesmo tempo, mostrar para quem sofre com esse tipo de crime que existe uma delegacia especializada em crimes virtuais e, que ela está aí, acessível para todas as pessoas, concluiu a apresentadora.

Karla ainda informou os ataques em suas redes sociais acontecem há pelo menos quatro anos, entretanto, o Boletim de Ocorrência foi registrado há um mês na Delegacia Geral de Polícia Civil.

“Há quatro anos venho sendo atacada. Mas só registrei o BO há um mês na Delegacia Geral. Dentro desse período, eu já tive uma audiência e as autoridades competentes me direcionaram para a Delegacia de Crimes Virtuais e agora estou aguardando o posicionamento deles para poder resolver”.

Engana-se quem pensa que o mundo virtual é livre de leis e de regras. Desde 2014, o espaço cibernético é regido pelo Marco Civil da Internet, que determina os direitos e deveres do internauta. A legislação prevê, ainda, punições a quem comete crimes virtuais, com o amparo do Código Penal e do Código Civil.

Ataques

Quem sofre um ataque nas redes sociais deve denunciar e fazer valer seus direitos. No entanto, nem todos sabem que estão sendo vítimas de um crime virtual. Os principais delitos na Internet são relacionados aos crimes contra a honra (injúria, difamação e calúnia), contra a liberdade pessoal e à falsidade ideológica:

  • injúria: ofender, xingar, chamar alguém de algo que se considera ofensivo, atingindo sua honra.
  • difamação: afirmar que alguém cometeu algo desonroso, como a traição, afetando sua reputação.
  • calúnia: acusar alguém de um crime que não cometeu. Dos três crimes contra a honra, é o mais grave.
  • ameaça: ameaçar alguém, por escrito, palavra ou gesto. É um crime contra a liberdade pessoal.
  • falsidade ideológica: criar um perfil falso nas redes sociais se passando por outra pessoa.

O que fazer quando se é vítima de um crime nas redes sociais?

O primeiro passo é reunir as provas do crime. Os especialistas recomendam anotar o endereço eletrônico do site onde o delito foi cometido e fazer uma captura da tela com os comentários que comprovem o crime. É importante salvar essas informações porque, normalmente, os autores apagam as publicações em seguida. Não se deve fazer modificações nas imagens e nos comentários, o conteúdo deve ser apresentado como prova em seu formato original. O material impresso deve ser reconhecido em cartório, como “fé pública”, para que tenha validade legal.

É válido também reunir testemunhas, que estejam dispostas a relatar o ocorrido na delegacia ou perante um juiz.

Com as provas em mãos, o próximo passo é registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia civil. Em um prazo de 30 dias, os fatos são avaliados, é definido que tipo de delito foi cometido e é apresentada uma denúncia criminal.

Também é possível levar o caso diretamente à Justiça. É indicado entrar com uma ação criminal e uma ação cível, em que é reivindicada uma indenização pelos constrangimentos sofridos e a remoção do conteúdo das redes sociais.

As redes sociais também permitem às vítimas de crimes virtuais a denúncia. Normalmente, é possível fazer isso na própria publicação, clicando em botões de “denunciar essa publicação”. Se considerar procedente, a rede social elimina o conteúdo, sem identificar a vítima ao criminoso.

Se você foi vítima de crimes nas redes sociais, é importante denunciar o ocorrido e buscar seus direitos com a orientação de um advogado especializado. Só assim os criminosos serão punidos e a onda de delitos virtuais será, pelo menos, amenizada.

Informações do MundoAdvogados.com

Vai Encarar?

Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula

Redação Encarando

Publicado

em

Nesse sábado (09), um paciente renal crônico, José Ramos, perdeu um transplante de rins após ter as passagens aéreas negadas pela secretaria estadual de saúde e pelo programa Tratamento Fora do Domicilio (TFD).

A denúncia foi feita pelo professor Luiz Filho, através de um vídeo no youtube, no qual ele explica todo a situação. “Jose Ramos perdeu um transplante. Ligaram para ele de Fortaleza para ir fazer o transplante, mas isso foi negado pelo TFD. Quando o paciente é chamado para fazer um transplante fora do estado é negado. Desde as três da manhã ele tenta fala com o pessoal do TFD, e ao conseguir o contato com a diretora, ela só falou que o paciente deve ta preparado quando for chamado. Mas os exames estão ok, e um acompanhante. Porém, está preparado é em relação as passagens”, falou indignado.

Ainda no depoimento, ele falou que os transplantes não são feitos no Piauí não é por falta de equipe, e sim por causa das condições do hospital Getúlio Vargas. “O rapaz que está há muito tempo na hemodialise, que estava esperando o grande dia da vida dele, e isso não aconteceu por conta da incompetência de uma administração que não tem planejamento”, disse Luiz.

O sonho de um recomeço de José Ramos foi interrompido por falta de passagens áreas, enquanto o governador do Piauí, Wellington Dias, viajou para São Paulo em seu jatinho para se encontrar com o ex-presidente Lula e comemorar a liberdade de Lula.

Esperamos também que José um dia se liberte.

Direito de resposta

O governador entrou em contato com os Portal Encarando na noite desse domingo (10) e esclareceu que o Tratamento Fora do Domicílio (TDF) é um programa do Ministério da Saúde que tem integração com a rede estadual e municipal.

“Recebi uma correspondência e imediatamente agi. Como em minha vida inteira fiz, a minha solidariedade a este brasileiro Lula, fui de vôo comercial, com passagem e hospedagem custeados por mim”, explicou.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí, ontem (09), às 11hrs, a secretaria foi informada e o paciente tinha que viajar até às 14h. Não tinha passagens disponíveis nas empresas aéreas. A Assistente Social só conseguiu pra 22h.

Reclamamos já para o Hospital em Fortaleza, pois este não nos comunicou, entrou em contato direto com o paciente.

Outro fato: ele era um dos quatro pacientes que seriam submetidos a exames de compatibilidade. O transplante dependia desta compatibilidade.

Veja o vídeo

Continue Lendo

Vai Encarar?

Água do Centro de Fisioterapia do Heda foi cortada e aluguel está atrasado há 7 meses

Redação Encarando

Publicado

em

O Piauí vem sofrendo amargamente as consequências da campanha eleitoral de 2018. O Portal Encarando recebeu a denuncia que o Centro de Fisioterapia e Reabilitação Armando Cajubá, que faz parte do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, está com a água cortada e com o alugue atrasado cerca de sete meses.

O prédio é alugado pelo Governo do Estado do Piauí, e até o momento não foi dada nenhuma previsão do pagamento do aluguel, bem como as contas atrasadas da água.

O Portal Encarando entrou em contato com o secretario de saúde, Florentino Neto, e foi informado que o Centro de Fisioterapia e Reabilitação Armando Cajubá está funcionando normalmente. O Portal Encarando está aberto para mais esclarecimentos.

Nota de esclarecimento

O Centro de Fisioterapia está funcionando normalmente e com o abastecimento de água e luz acontecendo de forma regular. O contrato de aluguel está sendo renovado. A população continuará tendo acesso a todos os serviços prestados pelo centro de forma ininterrupta.


Continue Lendo

Vai Encarar?

Alunos tem surto coletivo e causam pânico em escola no interior PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Alunos da Unidade Escolar Municipal Maria Teresa de Castro Teles, no município de Buriti dos Lopes, viveram momentos de terror nesta quinta-feira (03).

Segundo o Portal do Rurik, por volta das 09h da manhã, 4 estudantes com idades entre 13 e 14 anos, tiveram um ‘surto’ coletivo. Amigos dos jovens, informaram que eles estavam participando de um jogo chamado “Charlie Charlie” e momentos após isso, os estudantes começaram a se debater com falta de ar e gritando, apavorando toda a escola.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas ambulâncias do município foram acionados para atender os jovens no local. Eles foram encaminhados para Hospital Estadual Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes -PI onde passaram por uma avaliação médica.

De acordo com o que foi informado pela equipe do hospital, os adolescentes sofreram um quadro de ansiedade e nervosismo. Após serem medicados todos foram liberador e retornaram para suas residências.

O diretor da escola, Cicero Benício, informou que devido ao acontecimento, as aulas foram suspensas no dia de hoje e amanhã (04), e só serão retomadas na próxima segunda-feira (07).

Assista ao vídeo!

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat