Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula

Nesse sábado (09), um paciente renal crônico, José Ramos, perdeu um transplante de rins após ter as passagens aéreas negadas pela secretaria estadual de saúde e pelo programa Tratamento Fora do Domicilio (TFD).

A denúncia foi feita pelo professor Luiz Filho, através de um vídeo no youtube, no qual ele explica todo a situação. “Jose Ramos perdeu um transplante. Ligaram para ele de Fortaleza para ir fazer o transplante, mas isso foi negado pelo TFD. Quando o paciente é chamado para fazer um transplante fora do estado é negado. Desde as três da manhã ele tenta fala com o pessoal do TFD, e ao conseguir o contato com a diretora, ela só falou que o paciente deve ta preparado quando for chamado. Mas os exames estão ok, e um acompanhante. Porém, está preparado é em relação as passagens”, falou indignado.

Ainda no depoimento, ele falou que os transplantes não são feitos no Piauí não é por falta de equipe, e sim por causa das condições do hospital Getúlio Vargas. “O rapaz que está há muito tempo na hemodialise, que estava esperando o grande dia da vida dele, e isso não aconteceu por conta da incompetência de uma administração que não tem planejamento”, disse Luiz.

O sonho de um recomeço de José Ramos foi interrompido por falta de passagens áreas, enquanto o governador do Piauí, Wellington Dias, viajou para São Paulo em seu jatinho para se encontrar com o ex-presidente Lula e comemorar a liberdade de Lula.

Esperamos também que José um dia se liberte.

Direito de resposta

O governador entrou em contato com os Portal Encarando na noite desse domingo (10) e esclareceu que o Tratamento Fora do Domicílio (TDF) é um programa do Ministério da Saúde que tem integração com a rede estadual e municipal.

“Recebi uma correspondência e imediatamente agi. Como em minha vida inteira fiz, a minha solidariedade a este brasileiro Lula, fui de vôo comercial, com passagem e hospedagem custeados por mim”, explicou.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí, ontem (09), às 11hrs, a secretaria foi informada e o paciente tinha que viajar até às 14h. Não tinha passagens disponíveis nas empresas aéreas. A Assistente Social só conseguiu pra 22h.

Reclamamos já para o Hospital em Fortaleza, pois este não nos comunicou, entrou em contato direto com o paciente.

Outro fato: ele era um dos quatro pacientes que seriam submetidos a exames de compatibilidade. O transplante dependia desta compatibilidade.

Veja o vídeo