Casas abandonadas viram criadouros de dengue em Teresina

Em época de chuvas em Teresina a preocupação é com a quantidade de casas e terrenos abandonados que viraram abrigos para o mosquito da dengue.

Nesta casa abandonada na zona Leste da cidade, a piscina se transformou num verdadeiro criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Dor de cabeça para os moradores que moram próximos que tem medo de contrair as doenças.

“A pessoa faz uma denúncia para a colab, de uma piscina cheia de água podre de uma casa fechada na zona leste e a resposta depois de 5 dias é se eu tenho o aplicativo da colab hunnffff. Passado com a demora e ainda me vem com uma dessas rum!Queria saber onde se pode fazer uma denúncia que seja resolvido mais rápida?”, questionou um morador que não quer ser identificado por medo de confusão com o dono.

A prefeitura não possui o número exato de casas e terrenos abandonados na cidade, mas estima-se que mais de 600 notificações foram realizadas somente pela SDU Leste em 2018. Sobre a referente casa localizada na avenida Lindolfo Monteiro, a prefeitura respondeu com a seguinte nota:

“A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), por meio da Gerência de Controle e Fiscalização (GCF), informou que localizará o proprietário e notificá-lo para que a limpeza seja providenciada no local. Caso o proprietário não realize a limpeza, a GCF o multará.”

A prefeitura tem o poder também de autorizar o ingresso forçado de agentes de endemias e das equipes de limpeza nesses tipos de locais caso nenhuma medida anterior resolva o problema. As multas variam de R$500 a R$ 2 mil.