Siga as Redes Sociais

Vai Encarar?

Moradores de Porto fazem chiqueiros para evitar que animais defequem nos túmulos de seus parentes

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Nem na hora da morte, o pobre do Piauí tem dignidade. Um bom exemplo, é a situação do novo cemitério municipal da cidade de Porto. Segundo moradores, os corpos estão sendo enterrados em um terreno cedido pela prefeitura, sem o mínimo de infraestrutura para funcionar.

Fotos e vídeos que circulam na internet mostram que o cemitério não possui muro e está alagado pela água das chuvas. A falta de muro, permite que animais circulem perto das covas, defecando e urinando em cima dos túmulos.

Como a prefeitura não faz nada, os familiares dos defuntos estão construindo, por conta própria, pequenos cercados de madeiras, parecido com chiqueiros, para evitar que porcos e outros bichos fucem na sepultura dos seus parentes.


“Lá não pode ser usado como cemitério porque o solo é úmido e também passa um canal d’água por dentro. Animais dormem, defecam e mijam em cima das sepulturas. É uma vergonha para nós portuenses termos que enterrar nossos parentes dentro da lama.”, afirmou um morador revoltado com a situação.

Vai Encarar?

Teresina perdeu em 100 dias o título de cidade limpa

Avatar

Publicado

em

A cidade Teresina era conhecida como a ‘Cidade Limpa’. Costumávamos sempre ver garis realizando a limpeza por todos os bairros, e principalmente nas principais avenidas da capital piauiense. A gestão passada, do ex-prefeito Firmino Filho, fez jus ao título recebido.

Agora, o que é constante na atual gestão é inúmeras denúncias relacionadas à limpeza da cidade e a morosidade na manutenção urbana de Teresina, como os inúmeros buracos que estão tomando de contas das ruas e avenidas do município.

Além disso, em 100 dias de gestão, a coleta domiciliar de lixo atrasou em todas as regiões da cidade, provocando insatisfação nos moradores, que já estavam habituados com os dias/horários das coletas de lixo.

A população também sofre com a falta de manutenção e limpeza nas praças de Teresina, principalmente nas de bairros, pois são utilizadas pelos moradores para lazer e a prática de atividades físicas. A falta de iluminação adequada e limpeza nas praças acaba provocando o aumento da criminalidade nas periferias.

É vergonhoso Teresina sair do título de ‘cidade limpa’, e passar a ser carente de manutenções urbana.

Continue Lendo

Vai Encarar?

Promessas não ‘andam’ e servidores seguem lesados pelo Plamta; Até quando?

Redação Encarando

Publicado

em

Daniele Aita, diretora do Iaspi — Foto: Divulgação

As reclamações referentes aos atendimentos que deveriam ser realizados através do Plano Médico de Assistência e Tratamento (Plamta) seguem pelo estado. Frequentemente, servidores denunciam que não estão sendo atendidos pelos hospitais que compõem a rede credenciada pelo Plamta.

As queixas são inúmeras, principalmente relacionadas à urgência Covid nos hospitais, que se negam a realizar o atendimento aos usuários do Iaspi/Plamta.

Mas o fato é, que apesar dos problemas, e até mesmo a falta de atendimento aos beneficiários, o valor do plano é descontado do contracheque dos servidores, que seguem sendo lesados.

Mensalmente pagamos o plano, somos totalmente corretos com nossas obrigações, até porquê, o desconto na folha de pagamento direcionado ao plano não falha. Os atendimentos, contudo, seguem o caminho oposto. A cada dia é mais difícil conseguir uma consulta ou qualquer outro procedimento através do plano, muitas vezes, os hospitais até se recusam a atender e isso é vergonhoso”, desabafou ao Encarando, uma servidora que pediu para não ser identificada.


Recentemente, a diretora do Iaspi, Daniele Aita, falou sobre as inúmeras reclamações que tem recebido e, ameaçou adotar medidas administrativas e jurídicas, inclusive com possibilidade de descredenciamento por quebra de contrato aos estabelecimentos que se negaram a atender os beneficiários do plano. A mesma história que perdura há anos. Em nota, bem elaborada e destinada à imprensa, ainda no início de março deste anos, o governo garantiu:

“Diante da situação provocada pela pandemia do novo coronavírus e toda complexidade imposta às relações na área da saúde para enfrentar a situação, o governo do Estado está preocupado e adotando as medidas cabíveis para a retomada imediata do atendimento”.

Até agora, nada mudou. As ações são mínimas e sem efetividade. Enquanto isso, quem tanto necessita do acesso à saúde, segue prejudicados. E o pior, pagam pelo próprio leso.

A pergunta é, até quando o trabalhador vai ter que encarar tanto descuido?


Continue Lendo

Vai Encarar?

Acusado de ter caso amoroso com Lucy Soares, ex-vereador Samuel Silveira registra B.O

Avatar

Publicado

em

O delegado Samuel Silveira, ex-vereador de Teresina, registrou um boletim de ocorrência (B.O) na manhã desta sexta-feira (09) após a circulação de áudios especulando a motivação da morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Samuel Silveira ainda gravou um vídeo lamentando o boato nas redes sociais envolvendo ele e a esposa de Firmino Filho, Lucy Soares. “É com profundo pesar que, além da dor da morte prematura do ex-prefeito Firmino Filho, ainda ter que suportar o boato difamatório e criminoso como esse. Quem se aproveita de um momento de extrema dor como esse para fazer palanque político, baseado nisso denegrir a imagem de quem quer que seja, sobretudo a dele, ex-prefeito Firmino Filho (…), sinceramente é uma pessoa muito cruel”, lamentou o delegado.

Bastante abalado com o falecimento do ex-gestor de Teresina, Samuel Silveira não teve condição física de estar presente no sepultamento de Firmino, que inclusive a sua ausência foi motivo para especularem ainda mais. Porém, Samuel Silveira participou do cortejo e do velório do ex-gestor.

Samuel Silveira foi secretário de assistência social na gestão de Firmino Filho. O ex-vereador considerava o ex-prefeito de Teresina um professor na vida política.

Boatos

Após o ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, ter sido encontrado morto várias especulações, inclusive absurdas, foram criadas para a motivação do fato. E uma das especulações feitas foi que o delegado Samuel Silveira estava tendo um caso com a esposa de Firmino Fiho, Lucy Soares.

Mas, sabemos que melhor do que tentar encontrar motivações, ou entender, o momento é de apenas agradecer pelo o que ele fez para tornar uma Teresina melhor.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat