Delegado geral da Polícia Civil Luccy Keiko está sendo investigado pelo MP-PI por prática de nepotismo

O Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko Leal Paraíba, está sendo investigado pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI) por prática de nepotismo. Segundo a denúncia, apresentada ao órgão de forma anônima, o delegado usou de sua influência para favorecer a esposa Rúbia Rodrigues Leal Paraíba, a cunhada Ruth Rodrigues Ferraz de Castro e seu familiar Paulo Gustavo Rodrigues da Silva.

À Ruth Rodrigues Ferraz de Castro, são apontadas três irregularidades: Nomeação para cargo em comissão de Coordenador da Polícia Civil símbolo DAS-2, em 08/03/2019, com efeitos a partir de 18 de fevereiro de 2019 e uma segunda nomeação em 08/05/2019 no mesmo cargo, com efeitos a partir de 02/05/2019; Cumulação do cargo em comissão de Coordenador da Polícia Civil com cargo comissionado na Prefeitura de Alto Longá-PI e cumulação de cargo público com a administração de sociedade empresária privada.

A esposa do delegado, Rúbia Rodrigues Leal Paraíba, foi nomeada para cargo em comissão de Coordenador de Apoio Técnico, símbolo DAS-2, em 02 de maio de 2019, na Secretaria de Governo do Estado do Piauí. Média que revela a prática de nepotismo já, que Rúbia possui laços familiares com Merlong Solano, secretário de governo, na época. O denunciante ainda alegou que a esposa do delegado Rúbia não cumpre jornada de trabalho, recebendo apenas a remuneração.

A denúncia aponta que Paulo Gustavo Rodrigues da Silva, seria “possível parente da esposa do Delegado Geral”, e também foi nomeado para cargo em comissão de ‘Coordenador da Polícia Civil, símbolo DAS-2‘, com efeitos a partir de 18/02/2019, além de uma segunda nomeação em 08/05/2019.

No documento o MP-PI alerta que “os fatos narrados são graves e desbordam para além da prática de nepotismo e consubstanciam-se em peculato por parte daqueles que efetivamente recebem remuneração e não prestam o serviço correspondente”.

Clique aqui e leia a denúncia na íntegra

Veja as nomeações no Diário Oficial

Nossa equipe tentou contato com o delegado, mas até o fechamento desta matéria não conseguiu localizá-lo. O espaço fica aberto para possíveis esclarecimentos.