A hiperinformação em tempos de coronavírus: No PI, pessoas se aglomeram em farmácia em busca de álcool em gel

Apesar de nenhum caso confirmado no Piauí, até o momento, a população do estado tem se mostrado aflita em relação à pandemia Covid-19. O volume de informações sobre a doença tem causado um certo pânico nas pessoas, que involuntariamente chegam a quebrar as recomendações de prevenção apontadas pela Organização Mundial de Saúde.

Um exemplo prático dos efeitos dessa cadeia hiperinformação em torno do coronavírus, pôde ser visto em Piripiri, município localizado ao Norte do Piauí, onde moradores se aglomeram em uma fila imensa em busca de álcool em gel. Detalhe: O uso de álcool é uma recomendação, mas não a mais importante. Até porque, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais ou objetos.

Atitudes como essa, levam a uma reflexão importante nos dias atuais: As pessoas sabem interpretar e processar a avalanche de dados nas quais são expostas? Afinal de contas, essa é só a ponta do iceberg. Somos colocados em situação de alerta diariamente e, esse cenário de pandemia mundial, serve também para testarmos nosso senso crítico e de escolhas. Escolhas individuais que precisam ser tomadas à fim de ajudar o coletivo.

Então, que tal darmos o nosso melhor para que passemos por esse momento com mais segurança?

Aqui, algumas recomendações do Ministério da Saúde que irão te ajudar:

Coronavírus no Piauí

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) nesta quinta-feira (19), apontou que no estado há 88 casos notificados, sendo que 63 estão sendo tratados como suspeitos e 25 foram. Como dito no início da matéria, benhum caso foi confirmado, até o momento.

A Sesapi informou ainda que o Laboratório Central do Piauí (Lacen), passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19), a partir desta quinta-feira (19). 

De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação de um painel viral, onde estão vários vírus, menos o Covid-19. Se o primeiro teste for positivo para um destes vírus, consequentemente haverá a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame é solicitado. Anteriormente, apenas o Instituto Adolfo Luz, em São Paulo, estava realizando o teste. Agora, o segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá mais rapidez no resultado.

A Sesapi ainda reforçou o pedido para que as pessoas continuem em isolamento social e evitem aglomerações. 

Coronavírus no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos do novo coronavírus subiu de 291 para 428 no Brasil, nesta quinta-feira (19).

O número de mortes pela doença também subiu, agora são quatro confirmações. Todas elas ocorreram em São Paulo.