Siga as Redes Sociais

Vai Encarar?

A hiperinformação em tempos de coronavírus: No PI, pessoas se aglomeram em farmácia em busca de álcool em gel

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Apesar de nenhum caso confirmado no Piauí, até o momento, a população do estado tem se mostrado aflita em relação à pandemia Covid-19. O volume de informações sobre a doença tem causado um certo pânico nas pessoas, que involuntariamente chegam a quebrar as recomendações de prevenção apontadas pela Organização Mundial de Saúde.

Um exemplo prático dos efeitos dessa cadeia hiperinformação em torno do coronavírus, pôde ser visto em Piripiri, município localizado ao Norte do Piauí, onde moradores se aglomeram em uma fila imensa em busca de álcool em gel. Detalhe: O uso de álcool é uma recomendação, mas não a mais importante. Até porque, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais ou objetos.

Atitudes como essa, levam a uma reflexão importante nos dias atuais: As pessoas sabem interpretar e processar a avalanche de dados nas quais são expostas? Afinal de contas, essa é só a ponta do iceberg. Somos colocados em situação de alerta diariamente e, esse cenário de pandemia mundial, serve também para testarmos nosso senso crítico e de escolhas. Escolhas individuais que precisam ser tomadas à fim de ajudar o coletivo.

Então, que tal darmos o nosso melhor para que passemos por esse momento com mais segurança?

Aqui, algumas recomendações do Ministério da Saúde que irão te ajudar:

Coronavírus no Piauí

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) nesta quinta-feira (19), apontou que no estado há 88 casos notificados, sendo que 63 estão sendo tratados como suspeitos e 25 foram. Como dito no início da matéria, benhum caso foi confirmado, até o momento.

A Sesapi informou ainda que o Laboratório Central do Piauí (Lacen), passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19), a partir desta quinta-feira (19). 

De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação de um painel viral, onde estão vários vírus, menos o Covid-19. Se o primeiro teste for positivo para um destes vírus, consequentemente haverá a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame é solicitado. Anteriormente, apenas o Instituto Adolfo Luz, em São Paulo, estava realizando o teste. Agora, o segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá mais rapidez no resultado.

A Sesapi ainda reforçou o pedido para que as pessoas continuem em isolamento social e evitem aglomerações. 

Coronavírus no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos do novo coronavírus subiu de 291 para 428 no Brasil, nesta quinta-feira (19).

O número de mortes pela doença também subiu, agora são quatro confirmações. Todas elas ocorreram em São Paulo.

Vai Encarar?

Casamento dura um dia e termina por culpa da sogra

Karytha Leal

Publicado

em

Em uma postagem no TikTok, que já atingiu 14 milhões de visualizações, uma mulher, identificada como Jillian Diana, revelou que o marido a deixou um dia após o casamento após sogra dizer: “Ou ela ou eu”.

Moradora da Columbia Britânica (Canadá), ela contou que teve um casamento dos sonhos, realizado em uma praia no México. Mas no dia seguinte tudo acabou por causa da pressão da sogra. A mãe do noivo forçou o filho a escolher entre ela e a noiva. Ele preferiu a mãe. 

“Ele tirou a aliança e me deixou um dia após a cerimônia”, lamentou Jillian. Segundo ela, a sogra se mostrava bastante enciumada com o fato de o filho estar dando muito atenção à noiva.

A irmã do noivo contestou a versão de Jillian, e disse apenas que a família é muito unida e que os seus membros apoiam uns aos outros. Jillian agora quer anular o casamento. Ao voltar para o Canadá, a família do ex não permitu que ela voltasse ao apartamento que dividia com ele. Ela tentou contato com o ex-noivo, mas ele não respondeu. Jillian descobriu que ele havia se mudado da cidade.

Fonte: R7

Continue Lendo

Vai Encarar?

Com medo, Wellington Dias apoia Fábio Abreu do PL após PT perder popularidade no Brasil

Redação Encarando

Publicado

em

Um levantamento realizado pelo instituto PoderData, durante três meses em 15 estados brasileiros, constatou que o Partido dos Trabalhadores (PT) não estar mais com a bola toda. O PT perdeu a popularidade e nenhum candidato do partido é favorito a vencer as disputas pelas prefeituras de capitais do Brasil. E no Piauí, não é diferente.

Com o cenário bastante desfavorável para o candidato Fábio Novo (PT), Wellington Dias resolveu apoiar o candidato do Partido Liberal (PL), Fábio Abreu, na corrida para a prefeitura da capital piauiense. Afinal, vale quase tudo, menos perder o braço forte da prefeitura de Teresina. Amigos, amigos… negócios à parte.

O espelho da decadência do PT é as pesquisas eleitorais na pré-campanha. A última pesquisa divulgada foi do Instituto Amostragem, na qual mostra que o candidato do PT, Fábio Novo, está com um pouco mais de 5% de intenção de voto estimulada para prefeito de Teresina. Enquanto que Fábio Abreu está em segundo lugar, perdendo apenas para Dr. Pessoa (MDB), que lidera a pesquisa.

A sigla perdeu bastante a confiança do eleitorado. A razão disso é simples: escândalos de corrupção abalaram a aprovação dos votantes, e assim, hoje, parte da população prefere votar em partidos conservadores. A queda do PT evidencia novos arranjos eleitorais.

Continue Lendo

Vai Encarar?

Conselheiros do TCE-PI trocam ofensas durante sessão virtual

Avatar

Publicado

em

A sessão plenária ordinária virtual do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Piauí realizada na última quinta-feira (13) deixou os ânimos acirrados. Durante a sessão virtual o conselheiro Luciano Nunes foi chamado de mentiroso e ainda foi acusado de ter feito uma proposta, quando estava na presidência, de retirar as contas da prefeitura municipal de Teresina para não serem votadas. O fato ocorreu quando o filho do conselheiro, Luciano Nunes (filho), era secretário de administração do município.

Além disso, o conselheiro ainda foi acusado de botar na mídia do Piauí notícias contra os colegas de trabalho e ainda contra a instituição que ele faz parte, o TCE PI. Em defesa, Luciano se pronunciou ainda na mesma sessão e explicou que postergação é bastante comum e realizado pelos presidentes do TCE em suas gestões.

Veja os vídeos!

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat