Campanha de vacinação contra gripe causa aglomeração e torna ambiente propício para a propagação do Covid-19

A campanhas de vacinação contra gripe lançada nessa segunda-feira (23) causou aglomerações, principal de idosos, na frente de vários postinhos de saúde em Teresina.

Nas redes sociais foi divulgado um vídeo, gravado no postinho do Promorar, no qual um homem mostra a situação em que estava a fila na parte externa do postinho. No vídeo é possível ver vários idosos, a maioria sem proteção, esperando ser atendido. A campanha, que não previne o Covid-19, e sim a Influenza, acabou deixando alguns pontos de vacinação um local propício para propagação do coronavírus.

Solução

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) para evitar aglomerações de pessoas durante a pandemia do Coronavírus criou o sistema de “drive thru” em Teresina para aplicação de doses desta vacina em idosos, dentro dos carros.

Os pontos de “drive thru” ficarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h, e estarão localizados nos estacionamentos da Ponte Estaiada, na zona Leste e do Parque da Cidadania, zona Norte da capital. “Nestes dois locais, iremos vacinar exclusivamente um público-alvo da campanha: idosos, que são considerados grupo de risco”, explica o presidente da FMS, Manoel Moura Neto, afirmando que pode haver antecipação da data de início do serviço de “drive thru” para esta terça-feira (24).

Confira o vídeo!