Cadê os testes rápidos? Cantor Maciel França morre com pneumonia e família perde a oportunidade da última despedida

Após três dias do falecimento do cantor Maciel França, a família foi informada que Maciel testou negativo para o COVID-19, e faleceu em decorrência de uma grave pneumonia. Devido a suspeita, a família não teve a oportunidade de ter a última despedida, e muito menos de sepultar o corpo do cantor.

O Portal Encarando teve acesso ao áudio de um familiar de Maciel revoltado com a negligencia médica, pois Maciel não recebeu tratamento médico para pneumonia, e nem para coronavírus, pois existia uma suspeita, e nada estava confirmado ainda. “Eles disseram que tinham feito o exame, e o resultado ainda não tinha chegado. Eu quero saber cadê esses testes rápidos. Esperar o paciente morrer para ter o resultado em mãos. Hoje o resultado saiu, e não era COVID-19. Quer dizer, que se ele tivesse vivo, iria esperar até hoje para tratar do que ele tinha, uma pneumonia?!”, disse no áudio.

Maciel França morreu na segunda-feira, dia 06, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT),  sendo que 18 mil kits de testes rápidos chegaram no estado do Piauí no dia 02 de abril e começaram a serem usados no dia 04 de abril. De acordo com o Ministério da Saúde, os resultados dos testes rápidos saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.

A mãe de Maciel, identificada apenas como Francisca, foi destratada e expulsa do consultório do médico plantonista que atendeu o filho dela. “Ele [médico] vai ter a recompensa dele. Quem vai dar é Deus. Ele não quis que eu chegasse nem perto da porta. Ele não quis falar comigo. Ele mandou o enfermeiro dizer que se eu não me retirasse da porta, chamaria a segurança para me tirar. Eu só queria notícias no meu filho. (…) Ele não deu o diagnóstico. Ele não falou com a família. Eles tiraram nosso filho da gente. Jogaram dentro de uma vala. Jogaram meu filho de qualquer jeito dentro de um buraco, sem ninguém ver”, disse a mãe bastante debilitada.

Nota de esclarecimento do HUT

O Hospital de Urgência de Teresina esclarece que o paciente veio regulado do Hospital do Monte Castelo, no dia 5 de março, com sintomas graves de pneumonia e suspeita de covid-19.

O paciente foi recebido na emergência respiratória e submetido a teste para confirmar ou descartar a presença do vírus. O teste foi encaminhado ao Laboratório Central (Lacen) e o resultado saiu, no dia 8 de abril, dando negativo para a doença. 

O paciente veio a óbito no dia 6 de março. Como orientado pelo Ministério da Saúde, enquanto esteve no HUT recebendo o tratamento adequado, o paciente foi isolado para preservar familiares, acompanhantes, profissionais de saúde e demais internados. 

Mesmo não sendo referência em atendimento de pessoas com o novo coronavírus, mas diante da atual conjuntura, o HUT elaborou um plano de contingência, no final do mês passado, que contempla fluxo de atendimento e o protocolo de manejo clínico para pacientes com suspeita ou com exame positivo para a Covid-19. 

Vale ressaltar ainda que o hospital recebeu apenas na quarta (8), testes rápidos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

O HUT lamenta o óbito do paciente e está à disposição para os devidos esclarecimentos. 

Áudio mãe do cantor Maciel
Áudio da família