"Ele [Dr. Pessoa] disse que vai passar o trator por cima de nossas casas", diz moradora do Assentamento Parque Universitário

Moradores do assentamento Parque Universitário, localizado na zona leste de Teresina, realizaram uma manifestação na manhã deste sábado (23) e bloquearam as duas vias da Avenida Presidente Kennedy durante o ato.

De acordo com informações de uma moradora, que preferiu não ser identificada, a Guarda Municipal, comandada pelo major Pessoa, comandou a “operação” no assentamento. “Nós tivemos hoje com o prefeito [Dr. Pessoa]. Ele chamou a gente de invasor, e que não negocia com invasores, que iria passar o trator por cima de nossas casas. Aqui, no final de semana, tem mãe que construiu a casa com as próprias mãos para ter uma moradia digna para seus filhos”, relatou a moradora.

De acordo com os vídeos enviados para o Portal Encarando, uma moradora relatou que o Ministério Público já foi informado do caso, pois não existe ordem judicial, portanto as casas não poderiam serem derrubadas.

Conforme a assessoria de comunicação da Guarda Municipal, os agentes estiveram no local em uma ação de apoio a equipe da SDU Leste, e que apenas atenderam a solicitação de apoio juntamente com a Polícia Militar.

Já a assessoria da SDU Leste informou, por meio de nota, que não houve a derrubada de casas, e sim estruturas de madeiras de áreas institucionais da Prefeitura de Teresina. A nota ainda esclareceu que ação se caracterizou pela retirada de estruturas em locais em que não há moradias, então, não se trata de desocupação.

Confira a nota na íntegra!

A Assistência Militar, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste) e a Guarda Municipal realizaram neste sábado, 23, uma ação de retirada de estruturas de madeira de áreas institucionais da Prefeitura de Teresina. As estruturas ocupavam áreas de hortas comunitárias na avenida Presidente Kennedy, nas margens da avenida Ulisses Marques e um campo de futebol na rua Tio Bentes. A ação se caracterizou pela retirada de estruturas em locais em que não há moradias, então, não se trata de desocupação, mas somente a limpeza do terreno. Em relação ao SAMAPI, quando as equipes chegaram aos espaços reservados ao cemitério, moradores das imediações também se dirigiram ao local. Por isso, as equipes deixaram de fazer essa intervenção por conta da presença desses moradores. Foi, então, uma ação de preservação de espaços institucionais da PMT.
James Guerra
Superintendente da SDU/Leste