Mãe registra B.O após escola não aceitar matrícula de aluno portador de autismo em Teresina

Uma mãe, que preferiu não se identificar, registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor nesta segunda-feira (1°) após o Colégio São Judas Tadeu, localizado na zona leste de Teresina, ter recusado a matrícula de uma criança autista.

Em entrevista para o Portal Encarando, os pais informaram que a criança de apenas 03 anos iria iniciar as aulas amanhã (02) no São Judas Tadeu, mas acabaram sendo surpreendidos com a negação da matrícula. “Ele ia começar as aulas dele amanhã. Já estava tudo certo. Nós já tínhamos pego a lista de material. E hoje, chamaram minha esposa para fazer uma entrevista com a psicóloga da escola, e a partir do momento em que foi falado que ele tinha autismo, simplesmente foi negado a matrícula do meu filho”, explicou o pai.

“Quero que isso sirva de alerta, porque eu tenho certeza que não foi só a gente que foi barrado. Quantas pessoas, e quantas escolas tem aqui, que simplesmente barram as matrículas de crianças pelo fato de serem autistas, e os pais não fazem nada. Queremos que isso seja um alerta para os pais correrem atrás de seus direitos”, lamentou o pai da criança.

“Hoje, como seria a conversa com a psicóloga, a matrícula seria efetivada hoje. Inclusive está sobrando vagas, pois foram juntadas as turmas. O infantil II só tinha quatro alunos. Após a conversa com a psicóloga me ligaram informando que o colégio não tinha como receber o nosso filho, pois não tinha professores auxiliares e não tinha estrutura”, relatou a mãe.

Conversa da mãe com a secretária da escola

O Portal Encarando entrou em contato com a diretora da escola, Oziramilta Araújo, e ela alegou que não tem vagas, porém os pais da criança afirmaram que na semana passada estiveram na escola para saber detalhes da matrícula, e inclusive receberam a lista de material escolar.

Oziramilta explicou que a mãe procurou a escola nesta segunda (1°), sendo que as aulas começam amanhã (02), e alegou que não tem vagas. “Mandei uma mensagem para secretária da escola para informar para a mãe que chegarei amanha de viagem e quero marcar um horário com ela para a gente conversar e saber como podemos ajudar está criança”, disse.

A diretora ainda informou que está em viagem com alunos do ensino médio, que fizeram vestibular, em Pernambuco.