Opinião
A confiabilidade das pesquisas eleitorais no Piauí

A campanha para as eleições tem sido um cenário recorrente para questionamentos a respeito da credibilidade das pesquisas eleitorais que registram as intenções de voto dos eleitores. Foi assim nos últimos anos e, em 2020, não tem sido diferente.
No Piauí, a divulgações e publicações de pesquisas eleitorais municipais para
disputa do cargo de prefeito, ainda tem certa influência na intenção e na decisão do voto do eleitor e são um recurso simbólico e importante das disputas, potencializando a legitimação de discursos e de tomadas de posição no espaço público, assim como indicando a popularidade dos políticos. Por isso, a corrida eleitoral, principalmente no interior do estado, é marcado por um número relativamente grande de levantamentos, contratados, muitas das vezes, pelas próprias coligações.
Um exemplo, que se pode tomar como base é a cidade de Piripiri, onde as pesquisas chamaram atenção por um motivo: Ambas tiveram paticamente a mesma porcentagem, no entanto, aponta para preferência de candidatos opostos.
No último domingo (18), o Instituto Estimativa divulgou uma pesquisa onde a candidata Jôve Oliveira (PTB), aparece com 53% das intenções de voto do eleitor, o atual prefeito da cidade, Luiz Menezes (PP), aparece logo em seguida, com 36%. Na terça-feira (20), uma nova sondagem, dessa vez realizada pelo Instituto Data Max, traz Luiz Menezes com 53,7% das intenções, enquanto Jôve pontuou 32,4%.
Nesse cenário fica o questionamento: Qual a confiabilidade das pesquisas eleitorais?
Opinião
Enquanto Abreu ‘brinca’ de herói da Segurança, número de jovens mortos pela criminalidade cresce no interior do PI

As cenas do secretário de Segurança, Fábio Abreu, empunhando uma arma em cada operação deflagrada pelas polícias do Piauí tem sido cada vez mais constantes. Não à tôa, pois as eleições municipais, nas quais o secretário já anunciou candidatura à Prefeitura de Teresina, estão chegando. O foco, é passar para a população a imagem do homem trabalhador que atua de frente no combate ao crime no estado.
A estratégia não foi diferente durante a ‘Operação Codinomes‘, deflagrada nesta terça-feira (14) pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes. Onde a equipe de Abreu, distribuiu na mídia uma foto que o mostra em campo, dando a entender que o gestor atuou na linha de frente da operação, colocando-o como o super-herói.
Em contrapartida, dados divulgados pela própria secretaria de Segurança Pública no Relatório da Criminalidade, apontam que os crimes no interior do Piauí tiveram um crescimento de 16,77%, quando se é comparado os anos de 2018 e 2019. Com destaque para a crescente no número de Mortes Violentas Intencionais (MVIS), onde, no ano passado, foram contabilizadas 348 mortes, contra os 298 registradas em 2018. Dessas mortes, 90,85%, foram de pessoas pretas ou pardas, sendo 45% de jovens de até 29 anos.

O relatório ainda aponta que 51,15% dos crimes no interior, concentram-se em apenas em 18 municípios. São eles, Parnaíba, Piripiri, Cocal, Esperantina, Picos, Campo Maior, Floriano, Demerval Lobão, Luzilândia, Altos, Miguel Alves, Barras, José de Freitas, Paulistana, São Pedro do Piauí, São Raimundo Nonato, União e Batalha. Veja o ranking!

Clique aqui e acesse o relatório na íntegra!
Por fim, ao se fazer uma breve análise do cenário, observa-se que o secretário de Segurança Fábio Abreu, vem utilizando de artimanhas para se camuflar por trás de uma figura heróica e desviar a atenção da sociedade dos problemas que vem assolando a questão da segurança pública. Entretanto, fica difícil fugir de temas problemáticos, quando estes ultrapassam limites e colocam em risco a vida de milhares de pessoas. Dessa forma, o que resta é questionar se o então, pré-candidato à Prefeitura de Teresina está disposto a enfrentar os verdadeiros riscos em prol do bem estar da população, independente de questões políticas.
E aí, Vai Encarar?
-
Polícia2 anos atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia1 ano atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire2 anos atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”