A confiabilidade das pesquisas eleitorais no Piauí

A campanha para as eleições tem sido um cenário recorrente para questionamentos a respeito da credibilidade das pesquisas eleitorais que registram as intenções de voto dos eleitores. Foi assim nos últimos anos e, em 2020, não tem sido diferente.

No Piauí, a divulgações e publicações de pesquisas eleitorais municipais para
disputa do cargo de prefeito, ainda tem certa influência na intenção e na decisão do voto do eleitor e são um recurso simbólico e importante das disputas, potencializando a legitimação de discursos e de tomadas de posição no espaço público, assim como indicando a popularidade dos políticos. Por isso, a corrida eleitoral, principalmente no interior do estado, é marcado por um número relativamente grande de levantamentos, contratados, muitas das vezes, pelas próprias coligações.

Um exemplo, que se pode tomar como base é a cidade de Piripiri, onde as pesquisas chamaram atenção por um motivo: Ambas tiveram paticamente a mesma porcentagem, no entanto, aponta para preferência de candidatos opostos.

No último domingo (18), o Instituto Estimativa divulgou uma pesquisa onde a candidata Jôve Oliveira (PTB), aparece com 53% das intenções de voto do eleitor, o atual prefeito da cidade, Luiz Menezes (PP), aparece logo em seguida, com 36%. Na terça-feira (20), uma nova sondagem, dessa vez realizada pelo Instituto Data Max, traz Luiz Menezes com 53,7% das intenções, enquanto Jôve pontuou 32,4%.

Nesse cenário fica o questionamento: Qual a confiabilidade das pesquisas eleitorais?