A Conmebol promoveu neste domingo (11), no Catar, uma homenagem à carreira de Pelé. O evento ocorreu no espaço montado pela entidade máxima do futebol sul-americano em Doha, no Catar, e contou também com uma sugestão de Alejandro Domínguez, presidente da confederação, para homenagear o rei do futebol com uma mudança no escudo da CBF. Curiosamente, o evento não teve a presença de nenhum ídolo brasileiro, apenas argentinos.
Javier Zanetti e Nery Pumpido, ex-lateral e ex-goleiro da seleção argentina, estiveram no evento. Segundo a Conmebol, diversos ídolos brasileiros que estão no Catar como embaixadores da Copa do Mundo, como Cafu, Kaká, Ronaldo e Rivaldo, foram convidados mas não apareceram.
A proposta de Domínguez para o escudo da CBF é que sejam trocadas três das cinco estrelas da camisa da seleção por três corações, em homenagem a Pelé, que nasceu há 82 anos na cidade de Três Corações, em Minas Gerais.
Pelé está internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera satisfatoriamente de uma infecção pulmonar, segundo os médicos.
"Como Conmebol, propomos à CBF que Pelé viva sempre na camisa de todos nós que amamos o futebol, que troquem três de suas estrelas por três corações. Para que todos saibam que, embora não tenha sido o único protagonista de três campeonatos mundiais, porque o futebol é um esporte de equipe, ele deu origem ao 'jogo bonito'. Queremos dar a ele esse reconhecimento em nome de onde Pelé vem, de onde nasceu o futebol e o 'jogo bonito' dos países que compõem a Conmebol. É um craque que já mora no coração de todos nós. Força e longa vida ao rei", afirmou Alejandro Domínguez.
"Pelé foi uma fonte de inspiração porque o número 10 nasceu com ele. A verdadeira camisa do craque, do ídolo, da estrela, do superdotado. A partir dele, torna-se uma fonte de inspiração, mas o Pelé é incomparável", acrescentou.