Siga as Redes Sociais

Piauí

Cultura Negra Estaiada na Ponte aborda o tema Liberdade Religiosa em sua sétima edição

Publicado

em

Tradição em Teresina, o Cultura Negra Estaiada na Ponte aborda, neste ano, o tema “Liberdade Religiosa”. O evento será realizado dia 24 de agosto, às 16h, no Parque Nova Potycabana, com entrada gratuita.

Seguindo os moldes de edições anteriores, grupos afro irão se apresentar no estacionamento da Ponte Estaiada. A ideia é fortalecer as ações de monitoramento e controle social de políticas públicas na saúde, educação, entre outras.

Com objetivo de promover a igualdade e inclusão social dos povos de matriz africana, o Cultura Negra é um espaço para mostrar uma das grandes expressões do país e revelar a capacidade de produção desses grupos.

“O Cultura Negra Estaiada na Ponte chega em sua sétima edição com uma grande voz, pela expressão dos povos e pela importância de tratar sobre a intolerância religiosa que  ainda se faz presente em nosso país”, disse Pai Rondinele de Oxum, vice coordenador Nacional do Centro Nacional De Africanidade e Resistência Afro Brasileira/CENARAB.

Em Teresina, são mais de 700 terreiros, entre candomblé e umbanda, em sua maioria. O Cultura Negra Estaiada na Ponte conta também com uma vasta programação nos dias 22 e 23 de agosto, com o Seminário dos 31 Anos de Fundação Cultural Palmares. No sábado, 24, a proposta segue com a caminhada do axé, seguindo em direção do estacionamento da Ponte Estaiada, onde acontecem apresentações artísticas e feira de produtos afros. Ainda segundo pai Rondinele, o evento vem se consolidando com o decorrer dos anos.

No sábado, 24, a proposta segue com a caminhada do axé, seguindo em direção ao estacionamento da Ponte Estaiada, onde acontecem apresentações artísticas e feira de produtos afros e o resultado da final do Festival. Ainda segundo pai Rondinele, o evento vem se consolidando com o decorrer dos anos.

“A cada ano o evento se consolida com aquilo que o Brasil tem de mais expressivo, que são as religiões de matriz africana e essa edição, em especial, vamos falar de um assunto de extrema importância que é o fim da intolerância religiosa e racial”, afirma.

Piauí

Teresina passa 24h sem registrar óbitos por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (29), que em apenas 24h, 473 casos foram confirmados e quatro mortes, causadas pela Covid-19, foram registradas no Piauí. Ainda conforme a Sesapi, 144 infectados estão na UTI.

Três homens e uma mulher não resistiram às complicações da Covid-19. Ela era da cidade de Campo Maior (82 anos).Já os homens eram de Campo Maior (70 anos), Jaicós (81 anos) e Monte Alegre do Piauí (91 anos).

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 332 ocupados, sendo 180 leitos clínicos, 144 UTIs e 8 em leitos de estabilização. As altas acumulada somam 21.584 até o dia 29 de julho de 2021.

A Sesapi estima que 302.180 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Continue Lendo

Vacinação

Covid-19: Agendamento de vacina para pessoas de 39 anos reabre hoje (29)

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que vai reabrir, nesta quinta-feira (29/07), a partir das 18h, o agendamento para pessoas de 39 anos receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19.
O público alvo, deve acessar o site Vacina Já, através do endereço eletrônico http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ .

Ao entrar no site, o usuário deve clicar no botão “agendamento público alvo” e escolher o público de 39 anos, que levará a uma página onde deve inserir os dados pessoais e escolher local, dia e hora da vacinação. A FMS informa que o usuário deve comparecer ao local escolhido, no dia e hora que foi agendado para poder receber o imunizante.

A coordenadora de imunização da FMS, Emanuelle Dias, lembra que no momento da imunização, é preciso apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação (se tiver), documento de identificação com foto e data de nascimento; CPF ou cartão nacional do SUS e um comprovante de endereço que comprove que a pessoa reside em Teresina.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, explica que Teresina segue o Plano Nacional de Imunização e todas as vezes que recebe novas doses elas são disponibilizadas para a população.

“Estamos trabalhando para que mais pessoas possam ser imunizadas, mas lembramos que as orientações de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos devem continuar”, ressalta Gilberto Albuquerque.

Continue Lendo

Piauí

Piauí registra oito óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (28), que em apenas 24h, 429 casos foram confirmados e oito mortes, causadas pela Covid-19, foram registradas no Piauí. Ainda conforme a Sesapi, 152 infectados estão na UTI.

Dois homens e seis mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles era das cidades de Floriano (43 anos) e Lagoinha do Piauí (65 anos). Já as mulheres eram de Barro Duro (83 anos), Elesbão Veloso (80 anos), Landri Sales (87 anos), Monte Alegre do Piauí (48 anos), Oeiras (45 anos) e Teresina (76 anos).

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 345 ocupados, sendo 181 leitos clínicos, 152 UTIs e 12 em leitos de estabilização. As altas acumulada somam 21.551 até o dia 28 de julho de 2021.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat