Investe Piauí integra missão internacional no Catar e articula oportunidades de investimentos para o Estado

Em uma jornada que conecta o Piauí a investidores, a Investe Piauí está em missão oficial ao Oriente Médio para abrir caminhos e oportunidades no cenário global. A Agência participa da missão do Consórcio Nordeste, iniciada neste domingo (25), em Doha, no Catar. Ao lado do governador e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, o presidente da Agência, Victor Hugo Almeida, participa de agendas de alto nível, fortalecendo parcerias e apresentando o potencial do Piauí a fundos soberanos, conglomerados empresariais e instituições financeiras internacionais.

A missão, que acontece de 24 a 30 de maio e visitará várias cidades, reúne representantes de estados do Nordeste em um esforço conjunto de internacionalização e atração de investimentos. No Catar, primeiro país a ser visitado, o ponto alto da programação foi o Brazil Nordeste Day, que colocou em evidência os projetos prioritários dos estados nordestinos nas áreas de energia renovável, infraestrutura logística, tecnologia e agroindústria.

Outra agenda importante no país foi a reunião no Qatar Investment Authority (QIA) — um dos maiores fundos soberanos do mundo — com autoridades do país anfitrião, representantes de fundos, além de dirigentes de grandes bancos brasileiros, como BNDES, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Na ocasião, a Investe Piauí reforçou o interesse do estado em parcerias que viabilizem projetos de grande impacto.

“É um fundo que tem mais de 600 bilhões de dólares em ativos e eles receberam os bancos brasileiros para que possam analisar possíveis investimentos conjuntos. Os bancos apresentaram suas possibilidades e experiências anteriores com outros fundos, e começamos um brainstorming sobre o que pode resultar num trabalho conjunto”, explicou Victor Hugo Almeida.

O presidente da Investe Piauí destacou ainda que o encontro foi apenas o início de uma construção promissora. “Com apoio da Apex Brasil e da Embaixada do Brasil em Doha, novas reuniões de follow-up já estão sendo organizadas. O Piauí tem projetos sólidos e maduros, alinhados com a agenda de sustentabilidade e desenvolvimento da região”, completou.

Seguindo a programação, aconteceu ainda uma reunião com a Power International Holding, um dos maiores conglomerados empresariais do Catar, com atuação diversificada nos setores de infraestrutura, saúde, agricultura, educação e tecnologia. A empresa demonstrou interesse em conhecer mais profundamente os projetos estratégicos do Piauí. “A Power International atua em vários segmentos e financiou projetos importantes dentro e fora do Catar. Eles solicitaram uma lista dos projetos do estado e manifestaram disposição para avançar nos diálogos”, afirmou Victor Hugo.

O governador e Victor Hugo participaram ativamente das agendas em Doha, promovendo o Piauí como uma das regiões mais promissoras do Brasil para investimentos em transição energética e infraestrutura sustentável.

Nesta segunda-feira (26), a Missão segue na Arábia Saudita e, de acordo com Victor Hugo, a presença da Investe Piauí na agenda estratégica reforça o posicionamento do estado como protagonista nos cenários nacional e internacional. “Coloca o Piauí no radar de grandes investidores e alinha nossas políticas públicas aos desafios e oportunidades do mundo contemporâneo”, concluiu.