O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (SENATEPI) anunciou que os profissionais da categoria irão realizar uma paralisação geral nesta quarta-feira (21), em defesa do piso salarial e com o objetivo de exigir que o Congresso Nacional e Governo Federal garantam a fonte de custeio do piso. O movimento está previsto para ser por 24 horas.
Erick Riccely, presidente do Senatepi, explicou que o ato é uma adesão ao movimento nacional da categoria e 19 municípios do Piauí já estão confirmados até o momento, podendo ser até mais. Ele destaca que a paralisação não afetará os serviços de urgência e emergência, salas de vacina e afins.
“É uma adesão a paralisação nacional e todos os estados aderiram a esse movimento para poder cobrar o Congresso Nacional que aponte a fonte de custeio do piso salarial. É um movimento pelo piso, mas como forma de pressionar o congresso por esse aporte financeiro e que a gente não fique com a suspensão do nosso piso. Tem 19 municípios apoiando nosso movimento, porque viu que não é uma coisa contra a gestão, mas sim contra a falta de informação da fonte. Apesar do termo ser paralisação, ele não afeta salas de vacina e nem serviço de urgência e emergência, só as demandas programadas. É chamar atenção para o ato, com o apoio da população, sem afetar quem precisa”, explicou.
Em Teresina, o encontro ocorrerá na frente do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a partir de 8 da manhã. Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) se posicionou e prestou esclarecimentos a cerca do movimento.
Foto: Raíssa Morais/ Meio Norte