Após apelo de Associação, vacinação para doentes renais crônicos é iniciada em Teresina

Em cumprimento à decisão de incluir os doentes renais crônicos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou um cronograma, em parceria com as clínicas que acompanham os pacientes, para realização da imunização do grupo. A vacinação teve início nesta quarta-feira (14/04) no auditório do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

Pacientes renais crônicos são aqueles que necessitam realizar procedimento de hemodiálise regularmente. Por isso, a FMS articulou com os seis estabelecimentos públicos e privados que realizam esse procedimento em Teresina para montar uma programação, com dias e horários determinados por local. “A organização teve como base as listas com relações nominais disponibilizadas pelas clínicas”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação contra a Covid-19 da FMS.

Ainda, segundo a FMS, os estabelecimentos de saúde também se responsabilizaram por informar e encaminhar os pacientes, de acordo com o dia e horário estabelecido. A ação irá se estender até o dia 23 de abril [sexta-feira], e ocorrerá sempre das 8h às 17h.

“A previsão é que aproximadamente 1.071 pacientes sejam imunizados”, estima Emanuelle Dias.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, também comentou sobre a iniciativa e ressaltou a importância da vacinação do grupo dos doentes renais crônicos, que é mais afetado pela Covid-19 por ser uma doença que traz muitas complicações.

“Agora que eles foram incluídos e que as doses chegaram para a gente administrar, nos traz uma satisfação muito grande, pois sabemos que um grupo desse tão vulnerável estará protegido a partir de agora”, disse o gestor.

Apelo da Aprepi

A vacinação do grupo ocorre após um apelo da Associação de Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí (APREPI) à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), para antecipação da vacinação para o público, que já era considerado prioritário.

Na capital, o vereador, Neto Angelim, atendendo a um pedido do suplente de vereador, Stanley Freire (PP) e da própria associação, apresentou na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que que reiterava o direito de preferência à vacinação contra Covid-19 aos portadores de deficiências renais crônicas e disfunções renais, que realizem hemodiálise.

Segundo Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde as pessoas que têm alguma das DRC (Doença Renal Crônica), estão entre os mais suscetíveis à Covid-19. Isso acontece pelo fato de não produzirem hormônios renais e terem baixa imunidade. Atualmente, o Piauí conta com 2.900 pacientes renais com risco aumentado.