Bolsonaro atinge pior aprovação desde o início do mandato, diz Datafolha

A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu a pior marca desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quarta-feira. 

O percentual dos que consideram a gestão ótima ou boa caiu de 30% em março,  quando foi feito o levantamento anterior, para 24% neste.

O índice dos consideram o governo ruim ou péssimo era 44% e agora 45% na pesquisa, realizada entre esta terça-feira e esta quarta-feira, com 2.071 entrevistas presenciais em 146 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

O Datafolha mostra uma queda de 13 pontos percentuais na avaliação do presidente desde o início do mandato. O índice é divulgado com o governo em meio à questionamentos e investigações na CPI da Covid sobre a condução da pandemia no país. 

A avaliação de ótimo ou bom do Bolsonaro é maior entre os homens (29%) do que entre as mulheres (21%). Entre pessoas com 16 a 24 anos, apenas 13% acham a gestão ótima ou boa. O maior índice de aprovação está entre quem têm 60 anos ou mais (29%). 


Já a classificação por escolaridade demonstra impopularidade maior entre os que estudaram mais. Enquanto entre os brasileiros com ensino superior chega a 57% a taxa de ruim ou péssimo, o percentual despenca para 40% entre as pessoas que têm só o ensino fundamental.

A maior rejeição se encontra entre quem ganha dez salários mínimos mensais ou mais. São 63% que consideram o governo ruim ou péssimo. Entre os mais pobres, que tanham até dois salários, o índice é de 45%. O índice é de 45% no grupo de dois a cinco salários e 47% no de cinco a dez.

Lula lidera corrida eleitoral 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 41% das intenções de voto para a eleição presidencial de 2022 contra 23% do presidente Jair Bolsonaro, segundo pesquisa Datafiolha divulgada nesta quarta-feira (12). Se ambos fossem ao segundo turno, o petista venceria por 55% a 32%.

O levantamento sugere que, pelo menos por enquanto, os candidatos que se apresentam como centristas não conquistaram o apoio dos eleitores. Aparecem embolados: Sergio Moro, que até agora não manifestou intenção de concorrer à Presidência, com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck (sem partido), com 4%; e João Doria (PSDB), com 3%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, todos estão empatados tecnicamente.

Fonte: Extra