Saiba o que é a CPI da ‘Lava Toga’ e veja como votou os senadores do PI

A discussão sobre a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Toga voltou a ser destaque no Senado. Isso porquê, o senador Alessandro Vieira (PPS-SE), apresentou um recurso à Mesa Diretora da Casa, nesta quarta-feira (13), para desarquivar o projeto, que tem como objetivo investigar possíveis excessos cometidos por cortes superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), em torno de um suposto “ativismo judicial”.

Os senadores do Piauí Ciro Nogueira (PP), Elmano Ferrer (PODE) e Marcelo Castro (MDB), votaram pelo arquivamento do projeto, que precisava de 27 apoios obrigatórios, para tentar protocolar o pedido de criação.

A proposta não passou, e o documento foi arquivado na segunda-feira (12), pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), depois da retirada das assinatura dos senadores Tasso Jerissati (PSDB), Eduardo Gomes (MDB) e Kátia Abreu (PDT), que dias antes da votação haviam manifestado apoio à comissão.

Sendo assim, caso o recurso seja aceito pela Mesa Diretora do Senado, o requerimento voltaria a Alessandro Vieira, que poderia colher mais assinaturas para reapresentar o pedido à Casa.