Siga as Redes Sociais

Piauí

Sintepi acusa Cepisa Equatorial de realizar 600 demissões ilegais

De acordo com o Sindicato, a maioria das demissões foram realizadas de forma irregular, descumprindo o acordo coletivo de trabalho.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Piauí (Sintepi), afirma que a Equatorial Energia S/A, que ganhou o leilão da Cepisa está demitindo um número muito grande de funcionários de forma ilegal. De acordo com o órgão sindicalista, cerca de 600 pessoas já foram desligadas da empresa.

O início do embate entre o Sindicato e a Equatorial, teve início em outubro de 2018, quando o serviço de abastecimento de energia do estado foi privatizado. No mesmo mês, inúmeras demissões foram realizadas pela empresa, e segundo o Sintepi, a maioria foi de forma irregular, além de descumprir o acordo coletivo de trabalho.

“Dentro de 30 dias forma demitidos 42 trabalhadores. Com o fato, o sindicato recorreu a justiça para solicitar a reintegração dos funcionários e suspensão das demissões. Então, a empresa abriu um plano de desligamento voluntários, onde cerca de 600 trabalhadores aderiram, e ainda assim, as demissões ilegais continuam sendo realizadas”, disse Paulo Sampaio, presidente do Sintepi.

Entretanto, a direção da distribuidora  afirma que todas as demissões estão sendo realizadas dentro da legalidade e justifica que foram realizadas modificações no quadro de funcionários para melhorar a prestação de serviços, não houvendo nada fora de legalidade.

“A Cepisa tem excelentes profissionais em todas as áreas e nós manteremos muitos deles, mas outros, não cabem, pelo tamanho da empresa e o custo com isso. Não trabalhamos com nada ilegal, é tanto que nós revogamos a decisão no STF”, disse Nonato Castro, presidente da Cepisa.

Entenda o processo

Em 30 de outubro de 2018, a juíza da 1ª Vara do Trabalho de Teresina, Thania Maria Bastos Lima Ferro, determinou a reintegração dos funcionários demitidos pela Equatorial, e também a abstenção de novos atos demissionais.

 Já no mês de novembro de 2018, a decisão da Vara do Trabalho foi derrubada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Liana Chaib, por entender que não houve demissão em massa. Então, o Sindicato recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e aguarda julgamento.

Teresina

FMS inova e abre quatro UBS’s aos domingos para atender casos gerais de saúde

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A partir deste sábado, dia 26, quatro Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de Teresina passarão a funcionar também aos domingos, de 7h às 19h, para atender casos gerais de saúde. O objetivo é proporcionar o serviço de Atenção Básica em Saúde para aquele público que não pode comparecer às unidades durante a semana. Quem precisar, poder fazer consultas preventivas também aos finais de semana nas unidades do Portal da Alegria, Porto Alegre, Santa Isabel e Mafrense.

“Aos sábados e domingos vamos oferecer todos os serviços de atenção básica que já são ofertados durante a semana, como coleta de exames, vacina de rotina, consulta médica, pré-natal, curativo, retirada de sonda, dentre outros”, informa Kledson Batista, diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

A capital possui 90 UBS’s, que estão divididas, durante a pandemia da Covid-19, quanto à forma de atendimento. Das 90, 22 atendem exclusivamente casos suspeitos de Covid e das demais 68 atendem casos gerais de saúde. “Estamos inovando, pois além das 22 UBS´s Covid que já abrem de domingo a domingo, teremos 4 que também abrirão todos os dias da semana, mas atendendo casos gerais de saúde”, explica Kledson Batista.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Fonte: Ascom/FMS

Continue Lendo

Municípios

Vigilante morre após colidir motocicleta em animal na PI 113

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um vigilante identificado como Rafael Fernandes morreu no início da noite dessa quinta-feira (24), após sofrer um grave acidente na PI 113 entre as cidades de José de Freitas e Teresina.

Segundo informações de populares, a vítima conduzia uma motocicleta, Honda Bros, quando colidiu com um animal que estava no meio da pista.

Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram ao local do acidente, mas Rafael foi a óbito ainda no local do acidente.

Continue Lendo

Teresina

Motociclista morre após colidir contra carro na zona Sul de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Uma mulher de 29 anos, morreu na noite de quinta-feira (24), após se envolver em um grave acidente na Avenida Barão de Castelo Branco, na zona Sul de Teresina.

De acordo com testemunhas, atentou ultrapassar um outro veículo e acabou colidindo na lateral do mesmo, perdendo o controle e caindo na pista. Ainda segundo relatos, ela sofreu uma forte pancada na cabeça.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda chegou a ser acionada e prestou socorro à vítima, mas ela acabou não resistindo, vindo a óbito no local. 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat