Força do Piauí no Congresso: Júlio Arcoverde é eleito presidente da Comissão de Orçamento

O deputado piauiense do Progressistas, Júlio Acoverde, demonstra a influência do grupo do senador Ciro Nogueira no Congresso ao ser eleito presidente da Comissão de Orçamento, tornando-se o primeiro deputado do Piauí a ocupar essa posição. Em 2022, o senador Marcelo Castro foi o relator, mas não contribuiu para o Piauí em termos de obras estruturantes. Agora, com Júlio na presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o Piauí poderá ir além das emendas no orçamento da União e participar diretamente das diretrizes para a aplicação dos recursos federais em 2025. Um grande feito para o Piauí no parlamento.

Leonardo Eulalio pode não entregar “ a mercadoria” para Dr. Pessoa

Foto: Alessandra Fonseca/Viagora

O vereador Leonardo Eulalio, presidente do PL no Piauí, está ganhando influência na gestão do prefeito de Teresina, Dr. de Pessoa . Eulalio agora não só lidera a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) ), mas também assumiu o controle da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SAAD leste) antes ocupada por Gustavo Gaioso, que traiu o prefeito e tornou-se coordenador de campanha de Fábio Novo. O pior é que, a nível nacional, está crescendo no PL a ideia de participar das eleições com candidaturas próprias ou em uma composição com o PSDB. Hoje mesmo, há membros do PSDB em Brasília, onde essa possibilidade está sendo discutida. Portanto, parece que Leonardo não cumprirá suas promessas para o prefeito Pessoa.

E quanto a Teresa Britto, como ficará na sucessão de Teresina?

Com um capital político respeitado, a ex-deputada Teresa Britto não foi ouvida na caminhada da federação PCdoB, PV e PT. Ela chegou a fazer duras críticas ao candidato Fábio Novo, inclusive dizendo que ele não estava bem preparado. Por último, mesmo contra a vontade dos petistas, explicou a inclusão de dois vereadores na chapa, Neto do Angelim e Valdemir Virginho, que ocuparão duas vagas do PT. Por fim, o vice-governador Themistocles Filho disse que montaria uma força-tarefa para trazer Teresa para o palanque de Novo, mas até agora, Teresa não se pronunciou. A pergunta é: como ficará Teresa Britto nessa sucessão em Teresina?

A Lei do Deputado Rubens incentivará a doação de órgãos


O legislativo acertou em cheio desta vez, graças ao deputado petista Rubens Vieira, autor de uma lei aprovada pela Alepi e sancionada pelo governador Rafael Fonteles, que promoverá a discussão e o debate sobre doação de órgãos e tecidos em todos os níveis de ensino do estado do Piauí. Certamente, essa iniciativa irá conscientizar a população sobre a importância de salvar vidas por meio da doação de órgãos. Aqueles que estão na fila de espera ou têm alguém próximo nessa situação compreendem plenamente o valor da doação de órgãos. Que possamos aproveitar plenamente a Lei do nobre deputado.

Lula encontra saída política e adia votação do veto da "saidinha" de presos

O governo Lula conseguiu ontem, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, adiar a reunião do Congresso Nacional que apreciaria o veto do presidente Lula que prejudicou o projeto que proíbe a saída de criminosos, principalmente reincidentes, em datas comemorativas. O Planalto espera ganhar mais tempo e apresentar argumentos positivos à população para evitar sofrer muito com a impopularidade desse veto presidencial. O adiamento é uma solução por enquanto, mas eventualmente a votação terá que acontecer. Se o governo continuar defendendo a saída de criminosos da cadeia, pode enfrentar um alto preço com o povo.

Parnaíba se destaca com o peso do apoio de Mão Santa, equiparando-se ao de Lula

Parnaíba parece ser realmente diferenciada em relação a todos os municípios do Piauí, quando se trata de pesquisas eleitorais que estimulam o apoio do presidente Lula e do governador Rafael aos candidatos majoritários. Logo, esses nomes disparam em intenções de voto. Em Parnaíba, em uma simulação em que o candidato do Karnak, Dr. Hélio, aparece estimulado com o apoio de Lula e do governador Rafael, ao seu lado, equiparado, surge o nome do progressista Francisco Emanuel, estimulado com o apoio de Mão Santa e da deputada Gracinha, sua filha. Eles aparecem em um empate técnico com o candidato do Karnak, desafiando toda a supremacia lulista no solo piauiense. Parnaíba é diferenciada e Chico Mão Santa é muito forte.