Teresina recebe 6 ambulâncias para atender casos de urgências e realizar transferências

A partir dessa quinta-feira (25), Teresina passa a contar com seis novas ambulâncias, que serão destinadas à Central de Transferências de Teresina e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os novos veículos irão agilizar os atendimentos e custaram aos cofres públicos R$ 737.853,00, tendo sido cinco adquiridas com recursos próprios da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O SAMU Teresina conta com 11 ambulâncias para atender casos de urgência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica. Destas, três serão substituídas pelos novos veículos, e isso possibilitará que o Serviço passe a contar com reserva técnica. Já a Central de Transportes de Teresina, que tinha quatro ambulâncias, recebe mais três e passa agora a contar com sete ambulâncias exclusivas para o transporte de pacientes estáveis (sem risco de vida), quando há necessidade de realização de exames, bem como para transferi-los de um hospital a outro.

“A entrega de seis ambulâncias é uma ação extremamente relevante. No SAMU, por exemplo, estes veículos são super utilizados, possuem alta quilometragem e, assim, temos que fazer a renovação dessa frota. Tudo isso denota o compromisso da Prefeitura de Teresina de tratar a saúde como prioridade. Temos o desafio de manter tudo funcionando bem, apesar das adversidades, como a questão do subfinanciamento”, ressalta o prefeito Firmino Filho.

O presidente da FMS, Charles Silveira, ressaltou a satisfação de entregar novas ambulâncias à comunidade. “Tivemos a alegria de poder entregar hoje mais 6 ambulâncias à população. Em função disso, a Central de Transportes está agora em uma situação considerada ideal, contava com 4 e agora contará com 7 ambulâncias destinadas à transferência de pacientes entre os hospitais. O SAMU também está sendo contemplado. As nossas ações estão voltadas para que possamos atender mais e melhor a população da cidade”.

A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) e contou com a participação do prefeito Firmino Filho, do presidente da FMS, Charles Silveira, da diretora de assistência especializada da FMS, Jesus Mousinho, da coordenadora da central de transporte da FMS, Elizabeth Lima, da diretora do SAMU, Francina Amorim, da diretora de regulação da FMS, Vitória Urbano, do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Ivan Cabral, além de diretores e funcionários da FMS e membros do CMS.

Foto: Divulgação/PMT
Foto: Divulgação/PMT
Foto: Divulgação/PMT
Foto: Divulgação/PMT

Fonte: PMT