Siga as Redes Sociais

Piauí

Teresina é destaque no ranking dos índices socioassistenciais do Governo Federal

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Prefeitura de Teresina vem, cada vez mais, avançando e melhorando suas políticas socioassistenciais. É o que mostram os últimos dados da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Governo Federal que foram registrados através do Índice de Desenvolvimento do CRAS em 2018. Os indicadores do IDCRAS avaliam o grau de desenvolvimento das unidades de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e permitem medir a qualidade dos serviços ofertados.

O IDCRAS especifica três indicadores de qualidade, são eles: estrutura física, recursos humanos e serviços e benefícios, que são medidos em níveis que variam de 1 a 5. Quanto mais próximo do nível 5, significa que melhor os municípios foram avaliados; e quanto mais próximo do nível 1 representa o mais longe da qualidade ideal. Em 2018 Teresina alcançou a marca de 3,67 e vem apresentando uma evolução anual na avaliação, ocupando a 8ª colocação dentre as capitais brasileiras e a 4ª colocação entre as capitais do nordeste, acima da média nacional, que é de 3,55.

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, destacou os esforços das articulações intersetoriais da Gerência de Proteção Social Básica (GPSB) e da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSUAS) da Semcaspi para chegarem a estes resultados e, assim, garantir recursos para a melhoria dos serviços ofertados.

“Estes novos índices que apontam avanços significativos que o município alcançou no último ano são resultados dos esforços da gestão para chegar a um índice favorável, dentro daquilo que é medido pelo Governo Federal na área da Assistência Social. Isso garante não só a permanência das famílias mais vulnerabilizadas no Programa de Transferência de Renda (Bolsa Família), mas também possibilita o aumento de recursos que serão destinados para qualificar ainda mais os programas sociais de Teresina”, explicou o secretário.

Outro dado significativo diz respeito às condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF). Teresina conquistou o 1º lugar nacional no acompanhamento de frequência escolar, com 98,01% de estudantes que cumpriram a condicionalidade, e o 1º lugar entre as capitais do nordeste no índice de acompanhamento de saúde, com 69,3% de famílias acompanhadas no primeiro semestre de 2019.

Os dados do IDCRAS são obtidos através do CENSO SUAS do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Registro Mensal de Atendimentos (RMA) acompanhados pelos CRAS, em que são quantificadas as demandas dos centros, as articulações com outras políticas setoriais dos municípios e o perfil dos recursos humanos da rede socioassistencial de todo território nacional com a finalidade de nortear as políticas públicas no âmbito dos serviços sociais de proteção básica.

Fonte: Semcom / PMT

Saúde

Wellington Dias entrega Hospital de Campanha do Verdão

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/Ccom

O governador Wellington Dias (PT), inaugurou nesta sexta-feira (29), o Hospital de Campanha do Verdão, montado exclusivamente para atender pacientes com covid-19 no Piauí.

O espaço conta com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 leitos de estabilização. Este é o segundo hospital de campanha inaugurado no estado. A primeira unidade entregue foi o Hospital Pedro Balzi, montado pela Prefeitura Municipal de Teresina, no Ginásio de Badminton, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Este Hospital de Campanha tem 90 leitos clínicos e 13 leitos de estabilização e tem por objetivo ser uma retaguarda para pacientes que exijam uma condição de tratamento, antes de um estágio mais grave da doença, e assim não precisem de uma UTI. Porque a capacidade do estado em leitos de UTI é muito menor, se a gente já tem dificuldade de profissionais para leitos clínicos, para leitos de UTI, essas dificuldades são muito maiores”, pontuou o governador.

Continue Lendo

Piauí

Vídeo: Caminhão carregado com frutas tomba e motorista fica preso às ferragens na BR 135

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um caminhão de carga tombou, na tarde dessa quinta-feira (28), na BR 135, em Bertolinia-PI. Com o acidente, o motorista, um homem de 35 anos, ficou preso às ferragens e sofreu ferimentos graves.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as possíveis causas do ocorrido foi a incompatibilidade de velocidade para o local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para e realizou o resgate da vítima. Em seguida, ela foi encaminhada ao Hospital, para atendimento.

O caminhão estava carregado com frutas e teve perda total da carga.

Os policiais continuam averiguando outras possíveis causas que possam ter contribuído para o acidente.

https://youtu.be/YPtRuX_5b-M
Continue Lendo

Piauí

Mais de 90 profissionais de enfermagem foram contaminados com a covid-19 no Piauí, aponta levantamento

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

De acordo os dados divulgados nessa quinta-feira (28) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do Observatório da Enfermagem, atualmente são 93 profissionais de Enfermagem foram contaminados com coronavírus no Piauí, outros 57 casos são considerados suspeitos, e cerca de 160 profissionais de enfermagem estão afastados de suas funções por conta da pandemia.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Tatiana Melo, afirmou que durante as fiscalizações do Conselho nas instituições de saúde, está sendo observada a falta e racionalização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o que coloca em risco a vida dos profissionais.

“Desde o início da pandemia, já fiscalizamos mais de 200 instituições de saúde em todo estado do Piauí e o que temos encontrado é falta de organização em relação ao fluxo de pacientes e profissionais. Porque a área destinada a receber pacientes com suspeita de contaminação pela covid-19 deve ser isolada das demais. Além dos EPIs que estão sendo distribuídos aos profissionais em quantidade insuficiente”, explica.

A presidente do Coren-PI também alerta sobre a importância da instituição de saúde contar com um plano de contingência, para que os profissionais de Enfermagem afastados do trabalho possam ser substituídos rapidamente.

“Se não houver esta organização, haverá a descontinuidade da assistência e a população será prejudicada”, afirma. 

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat