Siga as Redes Sociais

Piauí

Comissão da Alepi vai elaborar minuta de lei para autonomia da Uespi

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Como encaminhamento da audiência pública que discutiu a situação da Universidade Estadual do Piauí, a deputada proponente da reunião, Teresa Britto (PV), anunciou a criação de uma comissão permanente, com representantes da Assembleia Legislativa, dos trabalhadores e estudantes da Uespi, Ministério Público, Judiciário e da sociedade para a elaboração de uma minuta que será apresentada como Indicativo de Projeto de Lei para estabelecer a autonomia administrativa e financeira da instituição.

Segundo a parlamentar, a primeira reunião da comissão deve acontecer na próxima quarta-feira (16), às 9h, na sala da Comissão de Constituição e Justiça da ALEPI.

Outro encaminhamento da audiência foi a realização de um trabalho junto aos deputados estaduais, federais e senadores do Piauí para que possam destinar recursos de emendas parlamentares para manutenção da Uespi. Um documento com todas as demandas apresentadas durante o debate será elaborado e encaminhado ao governador Wellington Dias.

O deputado Gustavo Neiva (PSB) também se pronunciou ao final da reunião e lamentou a ausência de representantes do Governo e de outros deputados estaduais na reunião. “O que vemos aqui é um atestado do governo de que a educação não é prioridade no Piauí. A justificativa de não estruturar a Uespi e nomear ou realizar concurso público para professores e servidores em cima da Lei de Responsabilidade Fiscal é uma ‘balela’. O governo está lotado de cargos comissionados”,  denunciou o deputado, acrescentando que o momento da mobilização é este, uma vez que deve chegar à Alepi nos próximos dias o Orçamento do Governo para 2020.

Posição da Reitoria – Sob protestos dos alunos presentes, o reitor em exercício, Prof. Evando Alberto, disse que a reitoria da Uespi não está omissa aos problemas e reforçou que a luta é por melhorias.

“Estamos nos reunindo com professores, alunos e com entes do Governo do Estado para tentar contornar toda essa situação. Não somos omissos, também estamos trabalhando em prol da UESPI”, disse. Evando Alberto ainda acrescentou que a Universidade Estadual do Piauí continua sendo uma das mais premiadas no país pelo mérito dos professores e alunos da instituição.

Val Sales, representante da Universidade Aberta do Piauí, pediu que as demandas da universidade, que tem cerca de 5 mil alunos no Estado, sejam incluídas na pauta. “Os tutores da Uapi estão com mais de cinco meses sem receber as bolsas”, lamentou.

Já Natanael Soares, do Centro Acadêmico de História do campus Torquato Neto da Uespi, relembrou a luta da instituição que, desde 1997, cobra melhorias. “O Governo nunca cumpriu nenhum dos acordos desde aquele ano. Wellington Dias é nosso maior inimigo e temos que pedir o seu impeachment”, defendeu o estudante.

Com informações da Alepi

Saúde

Wellington Dias entrega Hospital de Campanha do Verdão

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/Ccom

O governador Wellington Dias (PT), inaugurou nesta sexta-feira (29), o Hospital de Campanha do Verdão, montado exclusivamente para atender pacientes com covid-19 no Piauí.

O espaço conta com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 leitos de estabilização. Este é o segundo hospital de campanha inaugurado no estado. A primeira unidade entregue foi o Hospital Pedro Balzi, montado pela Prefeitura Municipal de Teresina, no Ginásio de Badminton, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Este Hospital de Campanha tem 90 leitos clínicos e 13 leitos de estabilização e tem por objetivo ser uma retaguarda para pacientes que exijam uma condição de tratamento, antes de um estágio mais grave da doença, e assim não precisem de uma UTI. Porque a capacidade do estado em leitos de UTI é muito menor, se a gente já tem dificuldade de profissionais para leitos clínicos, para leitos de UTI, essas dificuldades são muito maiores”, pontuou o governador.

Continue Lendo

Piauí

Vídeo: Caminhão carregado com frutas tomba e motorista fica preso às ferragens na BR 135

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um caminhão de carga tombou, na tarde dessa quinta-feira (28), na BR 135, em Bertolinia-PI. Com o acidente, o motorista, um homem de 35 anos, ficou preso às ferragens e sofreu ferimentos graves.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as possíveis causas do ocorrido foi a incompatibilidade de velocidade para o local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para e realizou o resgate da vítima. Em seguida, ela foi encaminhada ao Hospital, para atendimento.

O caminhão estava carregado com frutas e teve perda total da carga.

Os policiais continuam averiguando outras possíveis causas que possam ter contribuído para o acidente.

https://youtu.be/YPtRuX_5b-M
Continue Lendo

Piauí

Mais de 90 profissionais de enfermagem foram contaminados com a covid-19 no Piauí, aponta levantamento

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

De acordo os dados divulgados nessa quinta-feira (28) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do Observatório da Enfermagem, atualmente são 93 profissionais de Enfermagem foram contaminados com coronavírus no Piauí, outros 57 casos são considerados suspeitos, e cerca de 160 profissionais de enfermagem estão afastados de suas funções por conta da pandemia.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Tatiana Melo, afirmou que durante as fiscalizações do Conselho nas instituições de saúde, está sendo observada a falta e racionalização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o que coloca em risco a vida dos profissionais.

“Desde o início da pandemia, já fiscalizamos mais de 200 instituições de saúde em todo estado do Piauí e o que temos encontrado é falta de organização em relação ao fluxo de pacientes e profissionais. Porque a área destinada a receber pacientes com suspeita de contaminação pela covid-19 deve ser isolada das demais. Além dos EPIs que estão sendo distribuídos aos profissionais em quantidade insuficiente”, explica.

A presidente do Coren-PI também alerta sobre a importância da instituição de saúde contar com um plano de contingência, para que os profissionais de Enfermagem afastados do trabalho possam ser substituídos rapidamente.

“Se não houver esta organização, haverá a descontinuidade da assistência e a população será prejudicada”, afirma. 

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat