Siga as Redes Sociais

Piauí

Comissão da Alepi vai elaborar minuta de lei para autonomia da Uespi

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Como encaminhamento da audiência pública que discutiu a situação da Universidade Estadual do Piauí, a deputada proponente da reunião, Teresa Britto (PV), anunciou a criação de uma comissão permanente, com representantes da Assembleia Legislativa, dos trabalhadores e estudantes da Uespi, Ministério Público, Judiciário e da sociedade para a elaboração de uma minuta que será apresentada como Indicativo de Projeto de Lei para estabelecer a autonomia administrativa e financeira da instituição.

Segundo a parlamentar, a primeira reunião da comissão deve acontecer na próxima quarta-feira (16), às 9h, na sala da Comissão de Constituição e Justiça da ALEPI.

Outro encaminhamento da audiência foi a realização de um trabalho junto aos deputados estaduais, federais e senadores do Piauí para que possam destinar recursos de emendas parlamentares para manutenção da Uespi. Um documento com todas as demandas apresentadas durante o debate será elaborado e encaminhado ao governador Wellington Dias.

O deputado Gustavo Neiva (PSB) também se pronunciou ao final da reunião e lamentou a ausência de representantes do Governo e de outros deputados estaduais na reunião. “O que vemos aqui é um atestado do governo de que a educação não é prioridade no Piauí. A justificativa de não estruturar a Uespi e nomear ou realizar concurso público para professores e servidores em cima da Lei de Responsabilidade Fiscal é uma ‘balela’. O governo está lotado de cargos comissionados”,  denunciou o deputado, acrescentando que o momento da mobilização é este, uma vez que deve chegar à Alepi nos próximos dias o Orçamento do Governo para 2020.

Posição da Reitoria – Sob protestos dos alunos presentes, o reitor em exercício, Prof. Evando Alberto, disse que a reitoria da Uespi não está omissa aos problemas e reforçou que a luta é por melhorias.

“Estamos nos reunindo com professores, alunos e com entes do Governo do Estado para tentar contornar toda essa situação. Não somos omissos, também estamos trabalhando em prol da UESPI”, disse. Evando Alberto ainda acrescentou que a Universidade Estadual do Piauí continua sendo uma das mais premiadas no país pelo mérito dos professores e alunos da instituição.

Val Sales, representante da Universidade Aberta do Piauí, pediu que as demandas da universidade, que tem cerca de 5 mil alunos no Estado, sejam incluídas na pauta. “Os tutores da Uapi estão com mais de cinco meses sem receber as bolsas”, lamentou.

Já Natanael Soares, do Centro Acadêmico de História do campus Torquato Neto da Uespi, relembrou a luta da instituição que, desde 1997, cobra melhorias. “O Governo nunca cumpriu nenhum dos acordos desde aquele ano. Wellington Dias é nosso maior inimigo e temos que pedir o seu impeachment”, defendeu o estudante.

Com informações da Alepi

Teresina

Jovem de 17 anos será prefeita de Teresina por um dia

A estudante Auricélia, de 17 anos, assumirá simbolicamente a prefeitura, nessa quarta-feira.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Ascom/SMPM

A estudante Auricélia, de 17 anos, assumirá simbolicamente, nessa quarta-feira (23), a função de prefeita de Teresina por um dia. Acompanhada do prefeito Firmino Filho, ela começa o dia participando da abertura da audiência pública sobre o Plano de Ordenamento Territorial de Teresina. O evento acontece no Centro de Formação Odilon Nunes, localizado na Rua Magalhães Filho, 1722, Marquês.

Filha de um pedreiro e mãe desempregada, a estudante da 2ª série do ensino médio afirma que ser prefeita por um dia vai ser uma excelente oportunidade para sugerir projetos e mostrar demandas que atendam especificamente ao público jovem feminino. “Sempre tive interesse em batalhar por mais espaços e pelos direitos das meninas. Orientada por minha mãe, tenho esse desejo de aprender mais sobre os nossos direitos, e ajudar também aquelas que não têm a mesma oportunidade que eu estou tendo agora, tanto de participar do projeto, quanto de ocupar por um dia um cargo tão importante”, ressalta.

Neste ano, 22 meninas com idades que variam entre 13 e 19 anos estão ocupando lugares de destaque como os de gestoras de secretarias do município, mídias (tv, rádio e digital influencer), gestores estaduais, além de funções como o de vereadora e deputada estadual. A ideia da ocupação de cargos faz parte da Campanha Meninas Ocupam, criada em 2016, pela ONG Plan International, e executada em Teresina em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM).

“O objetivo da ação é despertar a atenção para os direitos das meninas, proporcionando que elas conheçam o seu potencial, saibam de seus direitos e que contribuam para a diminuição da discriminação de gênero”, explica a secretária Macilane Gomes.

Atualmente, o movimento de ocupação de cargos se espalha por 72 países. No Brasil, a Plan funciona em Teresina, São Paulo, Bahia e no Maranhão.

Fonte: Semcom/PMT

Continue Lendo

Piauí

Carro utilizado no assalto aos Correios de Água Branca é encontrado pela PM

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O veículo utilizado pelos criminosos no assalto à agência dos Correios de Água Branca, na tarde dessa segunda-feira (21), foi encontrado abandonado na manhã desta terça-feira (22), em uma estrada vicinal da comunidade Boa Nova, na zona Rural de Angical do Piauí. A PM esteve no local e reconheceu o veículo como sendo o mesmo utilizado pelos criminosos na ação criminosa. Durante o assalto, que durou 40 minutos, cerca de trinta pessoas, entre clientes e funcionários, foram feitas reféns.

Após o assalto, a polícia fez diligências e diversas barreiras foram montadas, mas até o momento ninguém foi preso. Para a polícia, os criminosos tinham informação privilegiada sobre o horário de abertura do cofre, que é programado. Eles levaram da agência um malote contendo dinheiro, cuja quantia ainda não foi divulgada. Ninguém ficou ferido. Esta é a segunda ocorrência na mesma agência somente neste mês de outubro.

A polícia informou que que três criminosos entraram na agência e ficaram na fila como se fossem clientes, e daí todo cliente que entrava eles faziam refém. “Ao anunciarem o assalto, já pegaram a arma e o colete do vigilante. Eles ficaram cerca de 40 minutos dentro da agência esperando o cofre abrir, pois só abre no horário programado, e ao mesmo tempo falando no telefone informando quantos minutos faltavam para o cofre abrir. Quando o cofre abriu eles chamaram o outro comparsa que estava do lado de fora no Fiat Uno, e então pegaram o dinheiro e fugiram e fugiram em seguida. Eles não levaram nada dos clientes, somente o dinheiro que estava no cofre da agência”, contou o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Cordeiro.

Ainda, de acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, o Fiat Uno foi roubado no conjunto Renascença, em Teresina, no último sábado (19). Ao abandonarem o veículo, os criminosos usaram o extintor de incêndio para não deixar registros digitais. Não foi encontrado dinheiro.

O caso será investigado pela Polícia Federal.

Com informações do Canal 121

Continue Lendo

Piauí

Família fica ferida após veículo capotar na PI-113 em Cabeceiras

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um advogado identificado como Danilo Castelo Branco e sua esposa, Doralice Lopes ficaram feridos após o veículo que andavam capotar na PI-113, em Cabeceiras-PI. No carro também estava uma filha do casal. O acidente aconteceu na tarde dessa segunda-feira (21).

A família estava a caminho de Teresina e, de acordo com informações, Danilo, que conduzia o carro, tentou ultrapassar dois veículos, mas não conseguiu e, para não colidir, fez uma manobra brusca, saiu da pista e acabou capotando, após bater em uma árvore.

Apesar do susto, a família sofreu apenas ferimentos leves e passam bem.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat