Wellington Dias autoriza compra de cloroquina para tratamento de pacientes com Covid-19 no PI

O governador Wellington Dias anunciou nesta quarta-feira (8) que autorizou a compra de medicamentos à base de cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina, para uso no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 no Piauí.

“Autorizei ao secretário de Saúde, Florentino Neto, a partir de orientação do Comitê de Organização Emergencial (COE), a compra de mais medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina. Autorizei também a compra da azitromicina para compor o coquetel”, disse o governador.

Segundo Dias, uma equipe de médicos do estado está elaborando um protocolo de seguranç para administração segura dos medicamentos. Método parecidos já são usados em estados como o Ceará e Pará. Neles as substâncias são receitadas no estágio inicial da doença, com o objetivo de fazer com que os primeiros sintomas não evoluam para infecções pulmonares mais graves.

A cloroquina é destinada originalmente para tratamentos de malária e doenças reumáticas. No entanto, após a pandemia do coronavírus, tem sido usada por especialistas em todo mundo para tratamento da doença, e apresentado resultados positivos. Entretanto, há também quem discorde sobre a utilização do medicamento, por conta de efeitos colaterais como: dor de cabeça; visãosão embaçada; náuseas e vômito; câimbras e diarreia,

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já havia sinalizado que o governo começará a analisar a recomendação do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes em estágio anterior ao grave. Atualmente, a pasta só endossa a manipulação desses medicamentos em casos mais sérios da covid-19.

No entanto, Mandetta afirmou que os médicos podem receitar o tratamento,, desde que assumam a responsabilidade pelos eventuais efeitos colaterais.

O Conselho Federal de Medicina está centralizando manifestações de diversos médicos para avaliar um possível novo posicionamento sobre a cloroquina, cujo uso é patrocinado pelo presidente, Jair Bolsonaro. Segundo o ministro, os resultados dos primeiros testes devem ser divulgados até o dia 20.