O atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, declarou que pretende divulgar detalhes sobre como recebeu a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) e responder às acusações de que sua gestão deixará um rombo de R$ 800 milhões nas finanças municipais. Os novos secretários anunciados pelo prefeito eleito Silvio Mendes têm feito declarações contundentes sobre o suposto déficit financeiro, enquanto assessores de Dr. Pessoa garantem possuir documentos que desmentem as alegações. Segundo eles, o relatório elaborado pela equipe de transição apontará falhas atribuídas ao grupo político que comandou a prefeitura por 30 anos e, de quebra, comprometerá diretamente três dos novos secretários já nomeados por Silvio Mendes. A transição de governo em Teresina promete ser marcada por polêmicas e tensões.
Ministério Público abre investigação contra Franzé Silva por nomeação de funcionários fantasmas na Alepi
O promotor de Justiça Flávio Teixeira, da 36ª Promotoria, instaurou um procedimento para investigar o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT). O parlamentar é suspeito de ter nomeado centenas de funcionários fantasmas que constavam na folha de pagamento, mas não prestavam serviço efetivo ao órgão. Além disso, a investigação também apura o suposto uso indevido de cargos comissionados. O caso conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), ligado ao Ministério Público do Piauí. A situação promete esquentar nos bastidores da política local.
Ciro Nogueira e Rafael Fonteles juntos em 2026?
Você já imaginou o senador Ciro Nogueira e o governador Rafael Fonteles unidos em 2026? Para muitos, a resposta seria um sonoro “não”. A coluna também aposta nessa negativa, mas, nos bastidores de Brasília, o burburinho é outro. Circula a informação de que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, estaria articulando uma aliança completa do Progressistas com a base do governo Lula, incluindo a oferta de ministérios e cargos estratégicos para o partido. Nesse contexto, não estaria descartado um diálogo entre Ciro Nogueira e Rafael Fonteles, com a aproximação sendo vista como um gesto em prol do país. Afinal, na política, tudo pode acontecer — inclusive nada.
Prefeitos saem otimistas de encontro com o governo estadual.
Ontem (21), o governo do estado organizou um encontro que reuniu quase a totalidade dos prefeitos do Piauí. Após o evento, muitos gestores saíram otimistas, especialmente os reeleitos, que destacaram a importância de ações práticas. Alguns, no entanto, expressaram receio de que o resultado seja semelhante à descentralização do governo federal, que, segundo eles, não trouxe soluções concretas. A expectativa geral é de que, desta vez, o governo estadual forneça orientação técnica eficiente para a elaboração e execução de projetos que atendam às necessidades dos municípios. O encontro foi considerado um passo importante para fortalecer o diálogo entre as prefeituras e o estado.
PF indicia Bolsonaro e aliados por suposto plano de golpe
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais de 30 pessoas sob a acusação de terem planejado, mas não executado, um golpe de Estado que incluía ataques às autoridades máximas do país, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O inquérito aponta que o grupo teria organizado estratégias golpistas, mas não levou adiante as ações previstas. Apesar disso, os indiciados enfrentam acusações graves e podem ser julgados, com chances reduzidas de escaparem de condenações, caso as provas sejam confirmadas em juízo. A investigação é um marco nos esforços para responsabilizar envolvidos em atos contra a democracia brasileira.