Governador descarta lockdown, mas anuncia medidas mais rígidas de isolamento a partir desta sexta (26)

Após reunião com o prefeito de Teresina, Firmino Filho e demais liderança públicas e setoriais, o governador, Wellington Dias, descartou a possibilidade do estado adotar um lockdown total, mas estabeleceu medidas mais rígidas que passarão a valer de sexta-feira a domingo, a começar por essa semana.

“Estamos determinando nesta sexta, sábado e domingo, nós teremos, da parte do poder público do Estado, e a recomendação também é para os municípios, de ponto facultativo na segunda-feira”.

Ainda hoje, o governador irá publicar um novo decreto informando quais serviços estarão autorizados a funcionar nos próximos dias.

Mas adiantou que, nesta sexta, sábado e domingo, e na próxima quinta-feira (02/07), sexta-feira (03/07), sábado (04/07) e domingo (05/07), o funcionamento de serviços essenciais serão ainda mais restritos. Ainda foi estipulado que, quem não usar máscara, pagará uma multa.

Para cumprimento das regras, cerca de 3.200 profissionais das áreas de Segurança irão realizar um trabalho de fiscalização.

Reabertura da economia

Wellington Dias anunciou que, com as medidas espera, diminuir o índice de transmissibilidade e infecção do vírus e, desta forma, ter condições de iniciar uma nova etapa de reabertura da economia, a partir do dia 6 de julho, e anunciar uma nova etapa cada 15 dias.