Siga as Redes Sociais

Saúde

Em 24h, Sesapi confirma 41 novos casos de Covid-19 no Piauí

Redação Encarando

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira (24), a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), informou, através do boletim epidemiológico, que em 24 horas 41 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Piauí. No total, o Piauí registra 297 casos, e 16 óbitos.

Dos 297 casos confirmados, 205 são em Teresina, quatro em Água Branca, um em Altos, um em Alv. Gurguéia, um em Angical do PI, um em Bom Princípio do PI, um em Betânia do Piauí, um em Bonfim do Piauí, dois em Bom Jesus, três em Campo Maior, um em Caracol, um em Castelo do Piauí, um em Colônia do Gurguéia, um em Demerval Lobão, quatro em Esperantina, dois em Francinópolis, quatro em Floriano, um em Ilha Grande, um em Inhuma, um em Itaueira, um em José de Freitas, um em Lagoa do Barro, dois em Luís Correia, um em Luzilândia, um em Manoel Emídio, dois em Miguel Alves, dois em Nazária, 14 em Parnaíba, três em Pedro II, dois em Picos, um em Pimenteiras, um em Ribeira do PI, seis em Piracuruca, um em São José do PI, três em São José Divino do PI, 15 em São Raimundo Nonato, e quatro em União.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (24) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:

  • 3.670 mortes, na quinta (23) eram 3.313. Foram 357 a mais (10,8%) .
  • 52.995 casos confirmados, na quinta (23) eram 49.492. Foram 3.503 a mais (7,1%).
  • Em 7 dias foram mais 1.323 mortes.
  • São Paulo tem 17.826 casos e 1.512 mortes.

Com informações do G1**

Piauí

Padre Tony Batista é internado com COVID-19 em Teresina

Avatar

Publicado

em

O padre Tony Batista foi internado neste domingo (18) no Hospital São Marcos, no Centro de Teresina, após complicações causadas pelo COVID-19.

Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese de Teresina, foi encaminhado à unidade de saúde por recomendação médica para prosseguir o tratamento da Covid-19.

O padre Tony testou positivo para doença na última terça-feira (13).

Confira a mensagem do padre Tony

“Amado Sr. Arcebispo, queridos padres, parentes do meu coração. Sigo matando charadas, subindo degraus e superando empecilhos neste momento. Nada de complicações mais graves, mas para que eu possa ter um acompanhamento mais pessoal os meus médicos decidiram levar-me agora, para o hospital. Estarei no Hospital São Marcos. Outro momento mandarei o apartamento. Confiança e oração. Abandono nas mãos do Senhor. Sou igual a todos os meus irmãos neste momento de tribulação. Sorte comum, povo de Deus e pastores”, diz mensagem do Pe. Tony.

Continue Lendo

Saúde

Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda em Teresina

Avatar

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina inicia a vacinação contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B, nesta segunda-feira (19). Serão vacinados neste primeiro momento crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres com 45 dias após o parto), população indígena e trabalhadores da saúde. O atendimento será nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) não gripais de segunda a sexta-feira.

A coordenadora da vacina contra a influenza da FMS, Adriana Sávia, *informa que foi realizado capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem das salas de vacina e do programa Estratégia Saúde da Família *para a aplicação das doses. “Vale ressaltar que as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 devem agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”. Nas UBS Covid não tem vacina da gripe. Este ano é a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, explica que a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Nesta campanha, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente.

Entram também no público alvo: forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. O público-alvo, portanto, representará 79.744.470 milhões de pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

Continue Lendo

Coronavírus

Sesapi confirma três casos de variantes do coronavírus no PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/JN

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), confirmam que foram detectadas no Piauí a variante P.1 derivada da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2 derivada da linhagem B.1.1.33, novas cepas do SARS-COV-2. 

Os pacientes são residentes de Teresina nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim. Segundo informado, eles relataram terem mantido contato com pessoas oriundas do Maranhão e Amazonas, onde há o registro das mesmas variantes. Um deles tem idade de nove anos, sexo feminino e o outro de 18 anos do sexo masculino. O terceiro paciente é residente no bairro São Joaquim, tem 56 anos e esteve em Pedreiras no Maranhão.

Os exames dos pacientes foram encaminhados ao Lacen Bahia, laboratório de referência para o sequenciamento dos casos do Piauí. Segundo a Coordenadora de Epidemiologia/CIEVS, Amélia Costa, o sequenciamento genético não é um método de diagnóstico. 

“Mas a análise do seu resultado permite quantificar e qualificar a diversidade genética viral circulante no país. Até agora, foram encaminhadas ao Lacen Bahia, 19 amostras provenientes do Piauí. Estamos em constante monitoramento”, diz Amélia.

A Coordenadora chama a atenção da população para a importância seguir os decretos e manter as normas de higiene, evitando aglomerações. “As novas variantes impactam nos números, mas não são as únicas responsáveis pela situação que estamos vivendo. Devemos manter o distanciamento, usar máscaras, álcool e evitar aglomerações”, afirma.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat