Atendimento ambulatorial no Lineu Araújo é suspenso por 15 dias

Em um esforço de focar todos os esforços da saúde municipal no combate ao covid-19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) determinou a suspensão temporária dos atendimentos ambulatoriais em todas as unidades de Teresina. Em função disso, as consultas do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo foram interrompidas pelos próximos 15 dias.

O diretor médico do Lineu Araújo, Walfrido Salmito, explica que a decisão se deu por motivos de saúde pública. “A gente está fazendo um trabalho em conjunto por orientação do Ministério da Saúde, da Prefeitura de Teresina e da equipe técnica para que todos os esforços sejam destinados ao combate ao coronavírus”, esclarece.

Ele ressalta que a população não precisa se preocupar, pois todas as consultas agendadas para este perído serão remarcadas. “Não haverá prejuízo à população. Estamos ligando para os pacientes e fazendo o redimensionamento, ou seja, o agendamento do atendimento para depois deste momento de suspensão das atividades ambulatoriais”, diz o diretor.

A decisão faz parte da série de medidas tomadas pelo prefeito Firmino Filho para barrar a disseminação da doença na capital, que incluem ainda restrição às visitas em hospitais, suspensão dos atendimentos odontológicos que não sejam de emergência, aquisição de equipamentos e materiais, priorização aos pacientes com sintomas respiratórios e suspensão de atividades coletivas nos CAPS e Unidades Básicas de Saúde (UBS), que serão a porta de entrada preferencial para pacientes com sintomas semelhantes aos da covid-19.