Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Pré-candidatos terão que desembolsar R$ 350 para participar da seleção de partido no PI

Silas Freire

Publicado

em

O Partido Novo 30, dito baluarte da nova política nacional, está em campanha ferrenha para selecionar candidatos para as próximas eleições, inclusive no Piauí. Diferente dos outros partidos, a sigla tem um método diferente para a escolha de seus pré-candidatos a prefeito e vereadores. Eles terão que passar por um processo seletivo. Não seria coisa de outro mundo a não ser por uma pequena peculiaridade: Os interessados terão que desembolsar a pequena bagatela de R$ 350! Isso porquê, de acordo com Wallace Miranda, presidente do Novo no Piauí, a legenda tenta dar contornos empresariais para a escolha dos candidatos. Ele ainda disse que a cobrança “é necessária”, já que o partido vive de doações. Entretanto, é importante chamar atenção para um dos pontos onde se concentra algumas das maiores críticas do partido à atual política nacional, de que os políticos são, em sua esmagadora maioria, homens brancos e ricos. Mas com uma seleção que acontece dessa forma, qual o perfil de candidato você acha que será escolhido? O que fica na verdade, é o questionamento: Será que o Novo, é realmente um partido novo? Reflitamos!

Georgiano minimiza discurso de candidatura e entrega futuro nas ‘mãos Deus’

O então pré-candidato a Prefeitura da capital, Georgiano Neto (PSD), tem mudado o tom em seus discursos sobre as eleições em 2020. O deputado, que até então, ‘gritava’ aos quatro cantos o seu nome para concorrer à cadeira no Palácio da Cidade, agora, tem se mostrado de forma mais tímida e não descartou a possibilidade de uma possível aliança com o secretário de Segurança do estado, Fábio Abreu (PR), também cogitado para o cargo. Ao ser questionado sobre essa possibilidade ele entregou o futuro nas mãos de Deus dizendo: “O futuro a Deus pertence”. Georgiano, talvez, esteja repensando suas estratégias e tenha visto, que a tímida votação que teve na capital nas eleições para deputado, possa lhe fazer passar vergonha. Mas na política tudo pode acontecer, e até o próximo ano, esperemos o inesperado!

‘Turma da segurança’ de olho em 2020

Falta pouco mais de um ano para as eleições municipais, mas o cenário da disputa nas cidades piauienses já começam a se moldar. Em Teresina, por exemplo, 2020 será um dos anos com maior participação da ‘turma da segurança’, que buscarão uma vaga na Câmara Municipal. Na lista, são cogitados nomes conhecidos da segurança como o do delegado Menandro Pedro, delegado James Guerra, delegada Anamelka Kadena, major Evandro, major Audivam Nunes, major Elizete, major Diego, cabo Mota e soldado Ivo. Citando apenas alguns dos mais conhecidos. A essa altura, a população já deve, no mínimo, ter ouvido falar em algum desses nomes, que agora ‘trabalham’, mais do que nunca, por visibilidade. Uma das mais fortes citadas, é a delegada Anamelka Cadena, que já vem recebendo todo aparato e apoio do secretário Fábio Abreu. O que a população espera, no entanto, é que esse empenho seja refletido em trabalho em prol da segurança pública, que perece.

A briga continua no PT do Piauí

Depois da confusão nas eleições para eleger os Diretórios Estadual e Municipal do PT, as briga entre integrantes da sigla continua. Agora, as discussões giram em torno das candidaturas do partido em Teresina. E o pivô da polêmica, mais uma vez, é o vereador Dudu, que criticou o Fábio Novo. O vereador disse que o Diretório do Estado não irá permitir a candidatura do parlamentar, cotado para concorrer à Prefeitura de Teresina. Isso porquê, de acordo com Dudu, Fábio Novo tem ligação direta com representantes da base do prefeito Firmino Filho (PSD) e, que se concretizada, sua candidatura seria apenas para “cumprir tabela”. Eita PT pra dar coisa!

‘Veín’ pressionado

As especulações se confirmaram, e o senador Elmano Férrer (Podemos) foi o 27º parlamentar a assinar o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Toga, que busca apurar possíveis casos de ativismo judicial. O senador piauiense foi uma peça importante para que seja dado início ao processo de criação da CPI, que precisava do apoio de pelo menos 27 dos 81 parlamentares. O fato, é que agora Férrer, já começou a sofrer a pressão de setores do governo, que lutam para impedir a criação da CPI, o que coloca o ‘veín’ em uma verdadeira ‘sinuca de bico’.

Silas Freire

Candidatos da situação à PMT devem ser Sílvio Mendes e Washington Bonfim

Silas Freire

Publicado

em

Era o que dizia ontem, em conversa virtual com um amigo, um vereador tucano de plumagem alta. A ordem de quem seria o candidato a prefeito e vice, pode ser por conta dos efeitos da pandemia, além da da formação das chapas concorrentes. Mas esse vereador estava animado com os dois nomes, e a chapa, dispensa comentários de zelo público e competência. O amigo ainda perguntou se o Klebão ainda tem chances na parada, e ele respondeu que, só se der uma reviravolta grande. No entanto, segundo esse vereador, Montezuma não ficará desamparado.

Brasil suspende compra de respiradores no exterior

Foto; Reprodução

O novo secretário do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, anunciou que o Governo Federal suspendeu toda e qualquer compra de respiradores do exterior. A medida busca fortalecer a indústria nacional, que tem um compromisso de dar conta da demanda. Atualmente, se gastava de 20 a 30 mil dólares com um aparelho, agora, a intenção é otimizar a indústria local e incentivar a produção dos equipamentos em maiores quantidades. O novo secretário ainda disse que, mês passado a indústria nacional conseguiu entregar 1.600 aparelhos. A experiência de mercado de Wizard pode ser muito importante em um momento como esse.

JVC gostaria de ter Dr. Pessoa como vice

Seria o preço que o MDB pagaria para ter a preferência em outros municípios, e também, em uma corrida para o governo do estado em 2022 com Marcelo Castro. JVC estaria animado em concorrer as eleições municipais e não interferiria na candidatura de Fábio Novo, do PT. No pensamento dos aliados, Claudino somaria com Dr. Pessoa de vice, e ainda contaria com o apoio de Fábio Abreu, que nesse cenário, retiraria sua candidatura. JVC não viria carimbado nem de Palácio de Karnak e nem de Palácio da Cidade. Para ele, o primordial seria converter o MDB.

Moro é proibido de advogar por 6 meses

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro será obrigado a cumprir quarentena de 6 meses antes de voltar a trabalhar. A decisão é embasada no que dispõe sobre conflito de interesses de ex-ocupantes de cargos públicos, por terem acesso a informações privilegiadas no período imediatamente posterior à saída do cargo. Moro não poderá atuar como advogado durante o período de 6 meses, mas está autorizado a dar aulas e a escrever artigos nesse período. Ele continuará a receber salário do governo até o encerramento dessa quarentena.

Promotora quer informações sobre agentes públicos inelegíveis em municípios do Piauí

A Promotoria Eleitoral da 49ª Zona, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a atualização do banco de dados do Sistema de Investigação de Contas Eleitorais (SisConta), pelas Prefeituras e Câmaras Municipais. O SisConta é um sistema criado pelo Ministério Público Federal, utilizado pela primeira vez nas eleições de 2012 e tem a função inicial de identificar candidatos inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa. A promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga, abriu o procedimento para verificar se os Municípios da 49ª Zona, que engloba os municípios de Porto, Nossa Senhora dos Remédios e Campo Largo do Piauí, para saber se os mesmos estão cumprindo a requisição da Procuradoria Regional Eleitoral e prestando informações sobre possíveis casos de inelegibilidade entre os agentes públicos locais. A magistrada quer informações sobre: prefeitos e vice-prefeitos que tenham perdido seus cargos por desobediência à Constituição Estadual ou à respectiva Lei Orgânica Municipal, nos últimos doze anos; prefeitos, vice-prefeitos e dirigentes que tiverem suas contas rejeitadas, em decisão irrecorrível, por irregularidade que configure ato doloso de improbidade administrativa, nos últimos oito anos; e servidores do Legislativo Municipal que tenham sido demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, nos últimos oito anos.

Valdeci Cavalcante estende bandeira branca após apresentação do plano de retomada da economia

O Governo do Piauí apresentou ontem (02/06) o plano para retomada da economia e entusiasmou empresários, em especial o Presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Valdeci Cavalcante, que aprovou os pontos destacados pelo governo. Valdeci disse que a medida é cautelosa, mas segue a forma que os empresários já pensavam em atuar. O presidente disse ainda que o setor está preparado para o retorno, e irá seguir todas as recomendações de segurança. Com o plano, o governador tranquilizou os empresários, e conseguiu uma bandeira branca, ao menos temporariamente.

Continue Lendo

Silas Freire

Wellington e Firmino vão começar a discordar

Silas Freire

Publicado

em

O Governo do Estado apresentou uma minuta com regras para abertura gradual da economia, que prevê o retorno de vários setores do comércio, apontando cuidados a serem tomados por empregadores com funcionários e público. Com a medida é provável que esse retorno comece a ser ensaiado já no mês de junho. Por outro lado, a Prefeitura da capital trabalha com metas e essas metas precisam ser atingidas para então ser realizada a abertura de uma proposta para a retomada, do que é chamado pelo comitê como ‘novo normal’. Pontos como queda no contágio, redução da taxa de mortalidade, aumento do distanciamento monitorado e as instalações dos novos leitos de UTis serão levados em consideração. Em resumo, as propostas ainda não convergem entre si. Pelo visto, teremos uma divergência nos pensamento dos dois maiores gestores do estado, que estão unidos desde do início da pandemia. Esperamos que não politizem a questão, como não foi feito até agora.

Firmino recua do rodízio de veículos

A proposta do rodízio de veículos em Teresina era para combater as aglomerações na região central, local hoje de maior contaminação de pessoas pelo covid-19. Mas a medida esbarrou nos serviços essenciais, principalmente de saúde. As reclamações e recomendações da área são de que a ação prejudicaria a estrutura e os atendimentos hospitalares. Uma coisa é certa, o Centro funciona a meia boca grande e foge completamente do isolamento.

Bolsonaro “amarelou” com as torcidas nas ruas

O presidente Jair Bolsonaro depois de dizer em alto bom som: “acabou p…”, confiado em uma sequência de manifestações a favor do seu governo nas ruas do Brasil, parece ter “amarelado” quando viu torcedores rivais históricos, irem às ruas em resposta a seus atos um tanto quanto antidemocráticos. Após isso, Bolsonaro foi aconselhado a não insuflar os atos. Mais tarde, o movimento fora Bolsonaro poderia se tornar mais agressivo e maior do que os pró-governo, o que seria o estopim para sua queda. Ontem , o presidente foi mais moderado em sua fala enfatizando que está na hora de suspender o movimento para não se tornar cansativo. Parece que as manifestações envolvendo torcidas não era de esquerda. Representantes narraram em seus depoimentos que não aceitariam Lula nem PT, por ter cheiro de corrupção, e se eles se aproximassem o movimento pararia. Mas é claro, que lideranças de esquerda fomentaram seus movimentos. O problema é que cada vez mais o país vem enxergando que PT e Lula nunca mais.

Prefeitura de União ajuda na contaminação do coronavírus e ainda não paga agentes

Os profissionais de saúde da cidade de União estão denunciando a falta de condições de trabalho, principalmente de Equipamentos de Proteção Individual. Um vídeo de uma agente comunitária de saúde do município chegou a viralizar depois da profissional ter dito ser contaminada na linha de frente ao combate à pandemia e ainda ter levado o vírus para toda sua família, que tem, inclusive, pacientes de risco. A moça visivelmente emocionada, diz ter feito trabalhos extras para Prefeitura de União em barreiras sanitárias e, até agora, o prefeito não pagou as diárias. É de lascar!

Mesadeiros da direita e forasteiros da vida pública levam comerciantes perder a razão

Incentivados por forasteiros da política e pelos mesadeiros da direita, já existentes no Piauí, alguns fomentadores da economia de Teresina já em colapso foram ontem fazer não só um protesto na frente da casa do prefeito de Teresina Firmino Filho, mas também, insultar sua esposa, filhos e vizinhos. Ali existiam sim pequenos comerciantes, irritados com o efeito colateral da pandemia ocasionado pelo isolamento social, mas ali também haviam aproveitadores, forasteiros políticos e mensaleiros da direita, que já deixaram seus empregos para viverem de ricas mesadas pagas por empresários ligados ao liberalismo sem limites. Firmino desabafou que em 30 anos de vida pública nunca tinha sido tão ofendido. Os atos duros do gestor já salvaram pelo menos 500 vidas da covid-19 e muitas delas, poderiam está no protesto ou em casa esperando os protestantes e ofensores.

Prefeito de Lagoinha do Piauí é condenado pela Justiça a 9 anos de prisão

O prefeito da cidade de Lagoinha Piauí, Alcione Barbosa Viana, foi condenado pela Justiça Federal a nove anos de prisão por desvio de recursos federais, referente a repasses feitos à Prefeitura da cidade pelos Ministérios da Saúde e da Educação no período de 01 de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2011, no valor de R$ 608.738,40. O MPF narra que os processos licitatórios da cidade de Lagoinha do Piauí eram montados criminosamente na cidade de Teresina, sem a participação real de qualquer comissão de licitação. O órgão ministerial cita que as investigações apontaram a apropriação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A denúncia relata ainda que a Prefeitura de Lagoinha teria contratado o fornecimento de 60% do combustível de um posto de gasolina, que seria do próprio prefeito e estava no nome de beneficiários de programas sociais, com renda declarada de R$ 400,00. Segundo a sentença, o gestor deve cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

Brasil ultrapassa 500 mil casos de Covid-19

Foto — Sérgio Lima/Poder360

O Brasil registrou 12.247 novos casos de covid-19 em 24 horas. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta nessa segunda-feira (1º). Houve uma queda nominal de 4.162 casos em relação aos 16.409 do dia anterior. O número de mortes notificadas nas últimas 24 horas foi de 623. Dessa forma, o total de casos notificados foi a 526.447 e o número de mortes chegou a 29.937.

Continue Lendo

Silas Freire

Montezuma vai para o FNDE

Silas Freire

Publicado

em

O secretário de Educação da PMT, Kleber Montezuma irá se descompatibilizar na próxima quarta-feira (03), à priori para disputar as eleições. Só que o nome de Washington Bofim ganha corpo, e inclusive, vem sendo trabalhado pela turma do marketing dos tucanos. Bofim apareceria agora para encontrar uma saída para as atividades econômicas em Teresina. Daqui a 15 dias a PMT deve implementar pelo menos mais 100 leitos de UTI na estrutura municipal, e assim poder iniciar uma flexibilização com segurança, e dessa forma, Washington apareceria estrategicamente à frente desse comitê, que vai contribuir para diminuir o desgaste do Palácio da Cidade pelos que são contrários à quarentena. Já o professor Montezuma estaria sendo sondado para assumir direção estratégica no FNDE, no Ministério da Educação, o que será muito importante para a educação infantil da capital. Segundo uma fonte, todo esse trabalho é arquitetado pelo senador Ciro Nogueira, que gostaria de ter na sua indicação para a direção do FNDE, um secretário premiado como Montezuma, e ter Washington Bonfim, de preferência, para disputar a eleição.

Esvaziado, Samuel Silveira deixa secretaria e volta para Câmara

O vereador Samuel Silveira, que já foi chamado de super secretário, deixou a secretaria de Assistência Social da capital e resolveu voltar pra Câmara. Silveira, visivelmente perdeu poderes. A Guarda Municipal, o instrumento que lhe dava muita visibilidade e onde ele apostava para ser guinchado a condição de candidato a prefeito com o apoio da situação, acabou não lhe ajudando. Depois que o coronel John assumiu a Guarda e parte, inclusive, do social, Samuel perdeu poderes e só tinha autonomia para cuidar de moradores de rua, em sua maioria, noiados viciados em drogas. Pessoas próximas do vereador comentam que ele tentou fazer um giro e acabou fazendo um jirau.

O sonho em ser o candidato

Foto: Reprodução/Facebook

Ainda há informação de que Samuel Silveira teria montado uma estratégia eleitoral em cima da pandemia. O vereador apostou que a calamidade elevaria sua secretaria ao topo midiático, e realmente, foi assim que começou. Enquanto o povo ficava mais carente, Samuel aparecia dando cestas básicas pessoalmente, fechando comércio com a Guarda, demonstrando um sentimento de que queria proteger a população. Ele apostou, inclusive, no sumiço de Montezuma com a pandemia, já que o foco seria outro. As cestas distribuídas e a Guarda Municipal, estavam servindo para o então secretário fazer política, mas o prefeito pareceu não gostar e aos poucos esvaziou o secretário que não conseguiu a projeção que ele esperava. Agora, Silveira deixa a secretaria com poucas chances de ir para a disputa como cabeça de chapa, mas alimenta a ideia, embora, nas pesquisas, apareça ao lado de Lurdes Melo, nas últimas posições. Samuel também aposta que as eleições possam ser adiadas para dezembro e, para ele, se mudar os prazos ele estaria apto dentro das novas datas.

Polícia diz que bandidos furtaram quase R$ 300 mil em testes e covid-19


O Instituto Amostragem e o Governo do Estado tentaram manter em sigilo o furto de 1500 testes para detectar o covid-19 que foram levados na madrugada de quinta (28) da sede do Instituto Amostragem, de propriedade do estatístico Batista Teles. Os testes pertenciam à Sesapi e estavam no Instituto para averiguar o cenário de contaminação do coronavírus, bem como, realizar testagem dos entrevistados. Teles tentou minimizar o prejuízo para a imprensa, mas em seu depoimento na polícia quando prestou queixa, disse que o furto seria de 1500 testes, ou seja 150 caixas contendo 10 testes em cada. Em preço de compras em grande quantidade, custa R$ 180 reais cada exame, um prejuízo para a Sesapi de quase R$ 300 mil reais. Alias, um prejuízo do povo e não do governo.

Bolsonaro não está mais sozinho nas ruas

Foto: Anderson Lira/Framephoto/Estadão Conteúdo 

Já virou moda os manifestantes pró-Bolsonaro saírem às ruas aos domingos. Mas o presidente tem pecado muito no trato com a pandemia e com o direcionamento desses atos, que pregam o autoritarismo, insinuando inclusive, uma intervenção das Forças Armadas nas instituições. O último, realizado ontem (31), não foi diferente. No Rio e São Paulo grupos anti-Bolsonaro também foram às ruas e teve até confronto. No fim, Bolsonaro conseguiu unir contra ele a torcida do Corinthians e do Palmeiras, duas rivais históricas, que protestaram contra o comportamento do presidente, que por ironia, se intitula palmeirense. No final das contas, fica a certeza de que Bolsonaro não está mais sozinho nas ruas.

Coronavírus: Piauí encerra mês de maio com mais de cinco mil casos

O Piauí encerrou o mês de maio com mais de cinco mil casos confirmados de coronavírus. No dia 1º de maio, o estado possuía 665 casos e 26 mortes. Já neste domingo (31), a Sesapi informou que 5.119 pessoas testaram positivo para doença em todo o estado. Dos casos confirmados, há 168 mortes, sete delas apenas nas últimas 24 horas.

Pela primeira vez, eleições podem acontecer em dois dias

Foto: Reprodução

Por conta da pandemia do novo coronavírus, ministros e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traçaram diferentes cenários junto a integrantes do Congresso Nacional para as eleições municipais que elegerão prefeitos e vereadores este ano. Originalmente marcadas para o mês de outubro, elas podem ser adiadas para que o primeiro turno ocorra em novembro e o segundo turno em dezembro. Outra hipótese discutida pelo TSE e por parlamentares é que haja datas diferentes em cada estado, a depender do risco a que os eleitores estarão expostos com o avanço da Covid-19. Segundo o órgão, a decisão final depende de mudanças na Constituição e caberá ao Congresso, que precisa votar as alterações de data à toque de caixa. Nas próximas semanas, políticos e integrantes do TSE esperam que haja um cenário mais definido para que possa bater o martelo sobre os dias exatos que milhões de brasileiros irão às urnas.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat