Motorista da prefeitura de União é preso transportando meio milhão de reais em carro oficial do município

O motorista da prefeitura de União-PI, identificado como Juniel Amorim Silva, foi preso transportando cerca de meio milhão de reais em um veículo oficial da Prefeitura da cidade. Durante a ação, realizada na madrugada dessa sexta-feira (01), mais cinco homens foram presos.

O dinheiro apreendido desapareceu no período do transporte do local do flagrante para a delegacia. O meio milhão de reais virou apenas R$ 370 mil. Há quem diga, que o dinheiro tenha relação com o crime de lavagem de dinheiro dentro do município.

Entenda o caso

Na madrugada de hoje (01), uma quadrilha tentou arrombar uma agência bancária na cidade de União. Na ação, os bandidos conseguiram romper obstáculos e tiveram acesso ao cofre da agência, chegando a danificar a estrutura do cofre, mas não lograram êxito no furto. Com a tentativa, equipes das policiais militares e civis realizaram diversas barreiras para prender os criminosos.

Segundo o tenente coronel Lucena, comandante do Policiamento Metropolitano, um veículo Amarok, cor prata, foi interceptado na barreira. Durante as buscas, a polícia encontrou uma grande quantidade de dinheiro. Como os indivíduos não souberam responder a origem do dinheiro, eles foram presos e conduzidos para a Central de Flagrantes. Ainda conforme o comandante Lucena, o arrombamento do banco é uma situação completamente diferente das prisões realizadas nas barreiras. E ainda acrescentou que os suspeitos de tentarem arrombar o banco ainda estão sendo procurados.

Um dos indivíduos presos, Juniel Amorim Silva, confessou em um vídeo que ele é motorista da prefeitura de União e o veículo, onde foi encontrado o dinheiro, é também da prefeitura. Juniel afirmou que era motorista, mas ele consta no Diário Oficial de União como assessor da secretaria municipal de educação do município.

Um outro preso, identificado como Wellington Valdeci dos Santos, natural de São Paulo, informou em um vídeo que o dinheiro apreendido é da prefeitura de União e eles foram buscar no Ceará.

Investigações

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) divulgou uma nota na tarde dessa sexta-feira (01) referente as prisões. Mas na nota, o Greco não cita as prisões do motorista da prefeitura, Juniel Amorim Silva, e nem do Wellington Valdeci dos Santos. E também não esclarece a origem do dinheiro apreendido, já que nada foi levado da agência bancária. O Wellyton preso e citado na nota do Greco é diferente do Wellignton, que está no vídeo acima, que foi preso com o dinheiro apreendido.

Veja nota da íntegra!

A Polícia Civil Do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO, em operação conjunta com a Polícia Militar do Piauí, efetuou a prisão de cinco pessoas por envolvimento ao crime de furto em face do Banco do Brasil de União – PI, ocorrido na madrugada de hoje (01/05/2020). Os investigados arrombaram um muro que dava acesso ao terreno da agência, e após romper outros obstáculos tiveram acesso ao cofre da agência, chegando a danificar a estrutura do cofre, mas não lograram êxito em furtar nenhum numerário. Após esta ação os investigados fugiram em direção a Miguel Alves. Equipes da Coordenadoria de Recursos e Operações Especiais – CORE, juntamente com equipes do BPRONE, BOPE e unidades policiais militares de União e José de Freitas fizeram diligências que resultaram, primeiramente na prisão de WELLYTON DE SOUSA na PI que liga União a Miguel Alves conduzindo um veículo GOL preto.
As diligências continuaram, bem como barreiras, e um veículo Pálio de cor vermelha foi abordado chegando a Lagoa do Piauí ocasião em que os quatro ocupantes de tal carro foram presos em poder de dois revólveres e luvas, bem como outros apetrechos. Tais pessoas seriam: Lucas Alves Rodrigues, Francirio Miguel Vieira, Railton Uchôa de Carvalho e Elson Agostinho Ribeiro. Todos os presos foram apresentados aos Delegados Laércio Evangelista e Francírio Queiroz, que diante do que foi apreendido e apurado durante as diligências, deliberaram pela autuação em flagrante dos mesmos por furto qualificado, organização criminosa e porte ilegal de arma, foi apreendido ainda um Corolla de cor preta que foi abandonado pelos investigados na zona rural de União, bem como os equipamentos usados para arrombar o banco.
As investigações apuraram que:

  • Wellyton era o motorista do Gol preto que levou Francirio, Railton e Elson ao Banco;
  • estes três ficaram escondidos na rural de União e foram resgatados por Lucas que conduzia o Pálio vermelho;
  • contra Wellyton havia mandado de prisão em aberto por furto de uma pistola apurado pelo 5ºDP.
    Operação em conjunto das policiais do Piauí tem êxito no combate ao crime. A pandemia é mais um desafio aos policiais