Déficit na Previdência do Piauí chega a R$ 300 milhões e preocupa contas do Estado

O sistema previdenciário dos servidores estaduais do Piauí acumula um déficit de aproximadamente R$ 300 milhões, segundo dados da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev). O valor representa a diferença entre o que o Estado arrecada em contribuições e o que desembolsa com aposentadorias e pensões.

Atualmente, cerca de 44 mil beneficiários entre aposentados e pensionistas dependem dos repasses previdenciários. Segundo a gestão da fundação, o déficit mensal gira em torno de R$ 25 milhões e já chegou a patamares mais elevados antes de medidas de ajuste financeiro.

O presidente da PiauíPrev, Flávio Chaib, afirmou que além do déficit financeiro existe também o déficit atuarial — projeção que mede o equilíbrio do sistema no longo prazo. Já representantes dos servidores defendem que o problema não pode ser transferido para os trabalhadores e cobram soluções estruturais.

O cenário também preocupa diante do envelhecimento da população, que pode aumentar a pressão sobre a previdência estadual nos próximos anos e exigir novas medidas para manter o equilíbrio das contas públicas.