Haddad se encontra com Lula para definir detalhes finais da proposta de cortes de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta segunda-feira (4) para definir os detalhes da proposta de cortes de gastos do governo. A expectativa é que, após a reunião, o chefe da equipe econômica anuncie quando as medidas serão divulgadas.

Haddad levou também para o encontro os secretários Dario Durigan (Executivo) e Guilherme Mello (Reformas Econômicas). O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também estarão na reunião.

Na manhã desta segunda, o chefe da equipe econômica disse à imprensa que o pacote está “adiantado” do ponto de vista técnico e que o anúncio deve sair ainda nesta semana.

“Como o presidente [Lula] pediu para eu ficar e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico,  nós já estamos prontos para anunciar essa semana”, disse a jornalistas.

A CNN antecipou a informação de que o governo pretendia entregar as medidas de revisão dos gastos públicos nesta semana.

Mas uma viagem para a Europa iria adiar os anúncios para a semana que vem. No entanto, Lula avaliou que a ausência do ministro da Fazenda no Brasil poderia prejudicar ainda mais o andamento da economia, tendo em vista a alta do dólar e as eleições americanas que ocorrem nesta semana.

Por isso, ele deu a ordem para que Haddad permanecesse no país para “evitar um mundo da especulação” no mercado financeiro e investidores.