Arquidiocese promove campanha para reabrir Igreja São Benedito

Com o intuito de arrecadar fundos para reformar a Igreja São Benedito, fechada deste de 2016, será lançada a campanha “Abrace a São Benedito” nesta quinta-feira (25). O lançamento será às 8h da manhã, no adro da igreja. 

Na ocasião, estará presente o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, do Pároco; Frei Francisco das Chagas, autoridades e convidados. Durante o evento, serão apresentadas as formas de contribuição para a campanha, que inclui carnês, transferência bancária, cartões de débito, crédito e uma vaquinha virtual.

Arquidiocese de Teresina promove campanha em reabertura da Igreja São Benedito. (Foto: Divulgação/Arquidiocese)

Arquidiocese de Teresina promove campanha em reabertura da Igreja São Benedito. (Foto: Divulgação/Arquidiocese)

A igreja foi fechada em setembro de 2016 quando passava por uma obra para a instalação do sistema de climatização. Durante a reforma, um dos elementos que adorna a torre, o pináculo , caiu, resultando na paralisação da obra. Devido seu tombamento pelo patrimônio histórico e cultural, foi necessária a realização de laudos e vistorias mais detalhados feitos pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que a obra tivesse continuidade. 

Todos esses laudos e análises do Instituto demandaram tempo, sendo finalizados em março deste ano, quando o órgão liberou a retomada da obra. Porém, os recursos ainda não são suficientes, por isso, a  Arquidiocese de Teresina se prontificou a realizar a campanha para conseguir os recursos que faltam.

Construída em 1886 pelo arquiteto italiano Frei Serafim, antes de ser transformada no templo que é hoje, a igreja de São Benedito foi uma capelinha de palha construída por negros para homenagear os mortos, já que o local era um cemitério de escravos e excluídos. Os negros criaram uma associação e arrecadaram recursos durante 11 anos para a construção do templo em homenagem a São Benedito. A ideia é que 120 anos depois, toda a sociedade teresinense abrace essa causa e participe para que o local seja reaberto para eventos religiosos e visitação da sociedade, uma vez que também é patrimônio público cultural.

Fonte: Portal O Estado