A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, nas primeiras quatro semanas de 2024, 132 autuações por alcoolemia no estado do Piauí. Esse número representa um aumento de 11,86% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Durante as quatro semanas, 13 indivíduos foram detidos conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por dirigirem sob influência de álcool.
Neste ano, a PRF intensificou suas operações de fiscalização, focando especialmente em casos de alcoolemia, nas rodovias e estradas federais do Piauí. Até o momento, foram realizados 4.785 testes de alcoolemia em condutores de todo o estado.
No ano de 2023, foram realizados 88.517 testes, resultando em 1.741 autuações e 165 detenções. Esses dados evidenciam um dos principais objetivos da PRF: reduzir o número de acidentes de trânsito e conscientizar os condutores sobre os riscos da combinação de álcool e direção.
As equipes atuam por meio de fiscalização rigorosa e campanhas educativas, buscando promover uma mudança no comportamento dos motoristas nas vias públicas. Além da embriaguez ao volante, a PRF visa coibir infrações como ultrapassagem indevida, não utilização do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, falta de uso do capacete, excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução de veículos ao longo do ano de 2024.