O Estádio Albertão passou uma vistoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira (5). Esse foi o primeiro passo para que o estádio receba melhorias na sua infraestrutura e possa receber grandes jogos como os da Copa do Brasil. Antes, a equipe também esteve no estádio municipal Lindolfo Monteiro, na zona Norte de Teresina.
A vistoria foi feita pela gerente de patrimônio da CBF, Catherine Veloso, acompanhada de um engenheiro vistoriaram todos os espaços do estádio.
"Nossa vistoria vai resultar num relatório, que será entregue a CBF e a Federação Piauiense de Futebol, com os pontos que precisam de melhoria aqui no estádio", explicou.
Ela disse que a Confederação lançou no final do ano passado um programa de investimento nos estádios, o CBF Transforma.
"Cada federação estadual vai propor alguns projetos e aí serão analisadas internamente e aprovadas algumas mudanças e obras financiadas pela CBF. Tem um teto para cada estado", explicou a gerente, sem mencionar qual seria para o Piauí.
A gerente não entrou em detalhes sobre os pontos que devem receber intervenções, mas o presidente da FFP, Robert Brown, explicou que já existe um projeto que prevê as melhorias no Albertão.
"Entregamos ao governador, Rafael Fonteles, um projeto que pede melhorias no gramado e vestiários, além da instalação de catracas eletrônicas para acesso ao estádio e de um circuito de câmeras de segurança, que hoje são exigidos nos estádios no país", explicou.
CBF Transforma:
O CBF Transforma tem como objetivo transformar o futebol nacional e potencializar o seu impacto social por meio de investimentos em projetos estratégicos de desenvolvimento, promovendo o crescimento sustentável, a modernização e a profissionalização do jogo, em todas as suas dimensões.O programa foi lançado em novembro do ano passado com a presença das 54 Federações de Futebol do país.
De acordo com a CBF, o programa foi desenhado para atender às necessidades específicas de cada região do país e possibilitar a descentralização de investimentos e da execução de projetos de fomento da modalidade.
As Federações estaduais serão as principais parceiras da CBF no desenvolvimento do programa, que vai investir mais de R$ 200 milhões nos próximos três anos nesta primeira fase. Parte deste valor foi obtido pela CBF com a venda das duas aeronaves, negociadas pela atual gestão.
O CBF Transforma nasce com a missão de promover o crescimento sustentável do futebol em quatro grandes áreas:
1-Transforma o JOGO”, com investimentos em competições, na formação de atletas, treinadores e árbitros e na proteção da integridade do esporte;
2-Transforma o ESPETÁCULO”, por meio do aprimoramento da infraestrutura de estádios;
3-Transforma a ORGANIZAÇÃO”, com incentivos para a capacitação de pessoal e evolução das práticas de gestão; e
4-Transforma a SOCIEDADE”, por meio de projetos de incentivo ao futebol amador, iniciativas de impacto sócio-educacional e relacionadas à proteção dos direitos humanos.
Fonte: cidadeverde.com