O programa ‘Investe Nelas’ promove uma nova rodada de imersão da Aceleradora de Negócios Startup Piauí, órgão ligado à Investe Piauí, com o apoio da Secretaria das Mulheres (Sempi). As atividades acontecem neste sábado (12) em Teresina e nos dias 16 e 17 de julho em Parnaíba.
Voltado exclusivamente para negócios liderados por mulheres ou com pelo menos 50% de participação feminina em seus quadros diretivos e executivos, o Investe Nelas busca fomentar a cultura e a educação empreendedora. Ao todo, 37 negócios dirigidos por mulheres foram selecionados para participar gratuitamente da imersão, após um rigoroso processo de curadoria realizado pela Startup Piauí, conforme edital.
Na primeira etapa do programa, já realizada de forma online na quarta-feira (9), as empreendedoras iniciaram suas jornadas de capacitação. O evento presencial em Teresina será realizado na sede do Hub Investe Piauí, no Centro da capital, enquanto em Parnaíba, as atividades acontecerão no Hub do Hidrogênio Verde, localizado na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Piauí.
Luciana Tsukada, gestora do programa Startup Piauí, explica que o programa é dividido em três fases principais: aceleração básica, intermediária e avançada. A aceleração básica é fundamental para as equipes empreendedoras e empresas em fases iniciais, pois fornece as ferramentas necessárias para conhecer e entender melhor o mercado-alvo de cada negócio.
"Todas as atividades realizadas nessa primeira imersão, que chamamos de aceleração básica, são técnicas voltadas para obter uma compreensão maior sobre o mercado. A partir desse conhecimento, as empreendedoras poderão desenvolver estratégias de marketing, vendas e expansão de negócios. Todas as estratégias partem desse princípio básico, que é entender quem é o cliente", explica Luciana.
Além das imersões, o programa também oferece mentorias especializadas para dar suporte no desenvolvimento dos negócios selecionados, promovendo um ambiente de negócios, inovação e tecnologia para as mulheres empreendedoras do Piauí.